Vídeo mostra luzes misteriosas atrás da EEI. Pensavam que eram OVNIs, mas eram só pescadores

NASA

Não era um filme de ficção científica, mas parecia. As imagens captadas a partir da Estação Espacial Internacional (EEI) mostram um conjunto de cerca de 40 luzes brilhantes a voar “em bando”, separadas em três grupos. Muitos internautas suspeitaram de que seriam OVNIs, mas a realidade é menos entusiasmante.

Alguém me pode explicar o que acabei de ver no ISS YouTube live feed?”, perguntou o utilizador Tyrannosnorlax no Reddit, depois de ter visto um conjunto de misteriosas luzes a “voar” atrás da Estação Espacial Internacional (EEI).

A hipótese de serem OVNIs foi logo colocada em cima da mesa, mas não podia estar mais longe da verdade: as luzes são provenientes da atividade humana da Terra.

Segundo o Futurism, as luzes são, muito provavelmente, frotas de barcos de pesca de lulas que utilizam luzes artificiais muito brilhantes.

Para atrair Todarodes Pacificus – uma espécie mais conhecida por algo que se pode traduzir como “lula voadora japonesa” -, os pescadores equipam os barcos com lâmpadas de gás xenônio, que emitem uma luz branca suficientemente intensa para ser vista do Espaço.

A câmara que filmou este episódio estava apontada para a Terra, enquanto a estação espacial sobrevoava o lado noturno do planeta.

Em 2013, a NASA fez uma publicação na qual explicava a existência de uma iluminação muito parecida, numa fotografia de um astronauta que estava na EEI durante a Expedição 37. “Provavelmente, os pescadores estão a atrair Todarodes pacificus para a superfície, usando luzes brilhantes”, podia ler-se no relatório.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …