Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

1

sporting.pt

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas.

Eduardo Quaresma é tido como um dos principais talentos da academia sportinguista. Internacional jovem por Portugal desde os sub-16 até aos sub-19, o defesa central fez a estreia como sénior pelo Sporting na época passada, já com Rúben Amorim no comando técnico.

Este ano, o jovem de 19 anos não tem tido muitas oportunidades de mostrar o seu verdadeiro valor, tendo jogado apenas 73 minutos para o campeonato e um jogo para a Taça da Liga. Ainda assim, Amorim não descarta os seus serviços na equipa principal.

Apesar de ser vista como uma promessa, há quem argumente que o central não tem o que é preciso para singrar ao mais alto nível. O ZAP conversou com o olheiro de um clube internacional de topo que, por motivos de privacidade, não pôde revelar a sua identidade. Através do Twitter, sob o nome “The Scout Issue“, partilha a sua visão sobre alguns talentos do futebol mundial.

Num tweet recente, que expunha uma lista de jovens promissores, o olheiro deu a garantia de que “a maioria deles não chegará ao nível mais alto”. Entre os jogadores citados estava Eduardo Quaresma.

https://twitter.com/TheScoutIssue/status/1354062889280294912

“A única coisa que estes jogadores têm em comum é que são jovens e ‘jogam’ em equipas decentes”, escreveu ainda o scout.

Questionado sobre as razões que o levam a considerar que Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, o olheiro sugeriu que embora o central seja “um dos melhores da lista”, não tem qualidades físicas para o futebol de topo.

“O Eduardo é OK. Na verdade, é um dos melhores da lista”, disse o The Scout Issue ao ZAP. “Mas como a maioria dos jogadores da lista, falta-lhe um pouco de qualidades físicas para o nível de topo. Ele é inteligente, tem uma velocidade decente e é bom com a bola, o que compensa isso, mas não deixa de ser um contratempo”.

“O Rúben Dias, por exemplo, não é o melhor com a bola, nem é super dinâmico, mas tem atributos físicos muito bons. No futebol moderno, especialmente para defesas centrais, estas coisas estão a tornar-se cada vez mais importantes“, acrescentou, dando ainda o exemplo do ex-vimaranense Edmond Tapsoba, que agora joga pelo Bayer Leverkusen.

No verão do ano passado, o Sporting CP fechou a renovação de contrato de Eduardo Quaresma até 2025. O jovem tem agora uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Era perseguido por Milan, Inter, Atlético de Madrid e RB Leipzig. O Sporting rejeitou uma proposta de 10 milhões de euros pelo jogador.

Foi nomeado para o prémio Golden Boy de 2020, um troféu entregue pelo jornal italiano Tuttosport e que distingue o melhor jogador jovem da atualidade.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Concordo inteiramente. O Eduardo Quaresma tem de se mostrar mais intenso e atrevido como os seus colegas. É agora ou nunca mais vai chegar onde quer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.