Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

sporting.pt

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas.

Eduardo Quaresma é tido como um dos principais talentos da academia sportinguista. Internacional jovem por Portugal desde os sub-16 até aos sub-19, o defesa central fez a estreia como sénior pelo Sporting na época passada, já com Rúben Amorim no comando técnico.

Este ano, o jovem de 19 anos não tem tido muitas oportunidades de mostrar o seu verdadeiro valor, tendo jogado apenas 73 minutos para o campeonato e um jogo para a Taça da Liga. Ainda assim, Amorim não descarta os seus serviços na equipa principal.

Apesar de ser vista como uma promessa, há quem argumente que o central não tem o que é preciso para singrar ao mais alto nível. O ZAP conversou com o olheiro de um clube internacional de topo que, por motivos de privacidade, não pôde revelar a sua identidade. Através do Twitter, sob o nome “The Scout Issue“, partilha a sua visão sobre alguns talentos do futebol mundial.

Num tweet recente, que expunha uma lista de jovens promissores, o olheiro deu a garantia de que “a maioria deles não chegará ao nível mais alto”. Entre os jogadores citados estava Eduardo Quaresma.

“A única coisa que estes jogadores têm em comum é que são jovens e ‘jogam’ em equipas decentes”, escreveu ainda o scout.

Questionado sobre as razões que o levam a considerar que Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, o olheiro sugeriu que embora o central seja “um dos melhores da lista”, não tem qualidades físicas para o futebol de topo.

“O Eduardo é OK. Na verdade, é um dos melhores da lista”, disse o The Scout Issue ao ZAP. “Mas como a maioria dos jogadores da lista, falta-lhe um pouco de qualidades físicas para o nível de topo. Ele é inteligente, tem uma velocidade decente e é bom com a bola, o que compensa isso, mas não deixa de ser um contratempo”.

“O Rúben Dias, por exemplo, não é o melhor com a bola, nem é super dinâmico, mas tem atributos físicos muito bons. No futebol moderno, especialmente para defesas centrais, estas coisas estão a tornar-se cada vez mais importantes“, acrescentou, dando ainda o exemplo do ex-vimaranense Edmond Tapsoba, que agora joga pelo Bayer Leverkusen.

No verão do ano passado, o Sporting CP fechou a renovação de contrato de Eduardo Quaresma até 2025. O jovem tem agora uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Era perseguido por Milan, Inter, Atlético de Madrid e RB Leipzig. O Sporting rejeitou uma proposta de 10 milhões de euros pelo jogador.

Foi nomeado para o prémio Golden Boy de 2020, um troféu entregue pelo jornal italiano Tuttosport e que distingue o melhor jogador jovem da atualidade.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo inteiramente. O Eduardo Quaresma tem de se mostrar mais intenso e atrevido como os seus colegas. É agora ou nunca mais vai chegar onde quer.

RESPONDER

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …