EDP Renováveis no top 50 das empresas do mundo que mais valorizaram em 2020 (e foi à boleia de Biden)

Wikimedia

Painéis solares

A EDP Renováveis surge na lista das 100 empresas que mais valorizaram em 2020. Apesar da pandemia de covid-19, a empresa portuguesa valorizou 138%, surgindo como a 44ª empresa do mundo que mais se fortaleceu, segundo o ranking do Financial Times.

A EDP Renováveis aparece cotada no 44º lugar no ranking do Financial Times com as 100 empresas que mais valorizaram no mercado bolsista em 2020.

A empresa detida em 80% pela EDP valorizou 138%, passando a valer mais de 24 mil milhões de dólares (cerca de 19,8 mil milhões de euros), segundo as contas do Financial Times.

A publicação financeira destaca que a empresa portuguesa foi beneficiada pelos planos de Joe Biden para o clima que preveem um investimento de dois biliões de euros.

Além disso, a EDP Renováveis também ganhou destaque com o “Green Deal”, o Plano Ecológico Europeu com fundos comunitários.

Com operação consolidada na Europa, no Brasil e nos EUA, a EDP Renováveis tornou-se numa das maiores empresas de energias renováveis em solo norte-americano depois de ter adquirido a eólica Horizon há alguns anos.

O Financial Times nota que o grupo EDP já investiu mais de 20 mil milhões de euros desde 2006 em energias renováveis e que projecta aumentar a sua capacidade de produção de energia verde para 90% até 2030.

O top 100 das empresas que mais valorizaram em 2020 é liderado pela Tesla, com uma subida de 787%, para se situar nos 669 mil milhões de dólares (cerca de 551 mil milhões de euros).

No segundo lugar, surge o Sea Group, com sede em Singapura e operações nas áreas do home entertainment e do gaming, com uma valorização de 446% para mais de 102 mil milhões de dólares (cerca de 84 mil milhões de euros).

A plataforma Zoom valorizou 413% para os 96 mil milhões de dólares (à roda de 79 mil milhões de euros) depois de se ter tornado uma das ferramentas de teletrabalho mais utilizadas durante a pandemia.

A Amazon, que é considerada a empresa mais valiosa do mundo, aparece no 100º lugar da lista com uma valorização de 79%, passando a valer 1.6 triliões de dólares (cerca de 1,2 biliões de euros).

Novo máximo histórico impulsiona bolsa de Lisboa

À boleia da análise do Financial Times, a EDP Renováveis atinge um novo máximo histórico na bolsa de Lisboa, com uma subida de quase 125% em cerca de um ano.

As acções da EDP Renováveis atingiram os 23,45 euros na sessão desta segunda-feira.

O máximo anterior tinha sido alcançado em fins de Dezembro, com 23,40 euros.

O desempenho da EDP Renováveis contribuiu para manter a bolsa de Lisboa em terreno positivo, com o principal índice, o PSI20, a subir 1,12%, para os 4.953,38 pontos.

Na quinta-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em queda, com o índice PSI20 a perder 0,48% para 4.898,36 pontos, seguindo as descidas registadas nas principais bolsas europeias.

Das 18 cotadas que integram o índice de referência da bolsa de Lisboa, 14 terminaram a sessão em baixa, quatro subiram.

No resto da Europa, Londres desceu 1,45%, França recuou 0,86%, Frankfurt perdeu 0,31% e caiu Madrid 0,99%.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que bom investimento que os pelintras dos portugueses entregaram, de mão beijada, aos negociantes chineses! É mesmo pobreza de espírito, Sr. Passos Coelho! E ainda há quem defenda as suas políticas do “Portugal à Frente” que deveria chamar-se “Portugal atrás” a apanhar as sobras e a ver os lucros das suas maiores empresas encherem os cofres das nações mais poderosas!

RESPONDER

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …