EDP Renováveis no top 50 das empresas do mundo que mais valorizaram em 2020 (e foi à boleia de Biden)

Wikimedia

Painéis solares

A EDP Renováveis surge na lista das 100 empresas que mais valorizaram em 2020. Apesar da pandemia de covid-19, a empresa portuguesa valorizou 138%, surgindo como a 44ª empresa do mundo que mais se fortaleceu, segundo o ranking do Financial Times.

A EDP Renováveis aparece cotada no 44º lugar no ranking do Financial Times com as 100 empresas que mais valorizaram no mercado bolsista em 2020.

A empresa detida em 80% pela EDP valorizou 138%, passando a valer mais de 24 mil milhões de dólares (cerca de 19,8 mil milhões de euros), segundo as contas do Financial Times.

A publicação financeira destaca que a empresa portuguesa foi beneficiada pelos planos de Joe Biden para o clima que preveem um investimento de dois biliões de euros.

Além disso, a EDP Renováveis também ganhou destaque com o “Green Deal”, o Plano Ecológico Europeu com fundos comunitários.

Com operação consolidada na Europa, no Brasil e nos EUA, a EDP Renováveis tornou-se numa das maiores empresas de energias renováveis em solo norte-americano depois de ter adquirido a eólica Horizon há alguns anos.

O Financial Times nota que o grupo EDP já investiu mais de 20 mil milhões de euros desde 2006 em energias renováveis e que projecta aumentar a sua capacidade de produção de energia verde para 90% até 2030.

O top 100 das empresas que mais valorizaram em 2020 é liderado pela Tesla, com uma subida de 787%, para se situar nos 669 mil milhões de dólares (cerca de 551 mil milhões de euros).

No segundo lugar, surge o Sea Group, com sede em Singapura e operações nas áreas do home entertainment e do gaming, com uma valorização de 446% para mais de 102 mil milhões de dólares (cerca de 84 mil milhões de euros).

A plataforma Zoom valorizou 413% para os 96 mil milhões de dólares (à roda de 79 mil milhões de euros) depois de se ter tornado uma das ferramentas de teletrabalho mais utilizadas durante a pandemia.

A Amazon, que é considerada a empresa mais valiosa do mundo, aparece no 100º lugar da lista com uma valorização de 79%, passando a valer 1.6 triliões de dólares (cerca de 1,2 biliões de euros).

Novo máximo histórico impulsiona bolsa de Lisboa

À boleia da análise do Financial Times, a EDP Renováveis atinge um novo máximo histórico na bolsa de Lisboa, com uma subida de quase 125% em cerca de um ano.

As acções da EDP Renováveis atingiram os 23,45 euros na sessão desta segunda-feira.

O máximo anterior tinha sido alcançado em fins de Dezembro, com 23,40 euros.

O desempenho da EDP Renováveis contribuiu para manter a bolsa de Lisboa em terreno positivo, com o principal índice, o PSI20, a subir 1,12%, para os 4.953,38 pontos.

Na quinta-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em queda, com o índice PSI20 a perder 0,48% para 4.898,36 pontos, seguindo as descidas registadas nas principais bolsas europeias.

Das 18 cotadas que integram o índice de referência da bolsa de Lisboa, 14 terminaram a sessão em baixa, quatro subiram.

No resto da Europa, Londres desceu 1,45%, França recuou 0,86%, Frankfurt perdeu 0,31% e caiu Madrid 0,99%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que bom investimento que os pelintras dos portugueses entregaram, de mão beijada, aos negociantes chineses! É mesmo pobreza de espírito, Sr. Passos Coelho! E ainda há quem defenda as suas políticas do “Portugal à Frente” que deveria chamar-se “Portugal atrás” a apanhar as sobras e a ver os lucros das suas maiores empresas encherem os cofres das nações mais poderosas!

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …