EDP Renováveis no top 50 das empresas do mundo que mais valorizaram em 2020 (e foi à boleia de Biden)

Wikimedia

Painéis solares

A EDP Renováveis surge na lista das 100 empresas que mais valorizaram em 2020. Apesar da pandemia de covid-19, a empresa portuguesa valorizou 138%, surgindo como a 44ª empresa do mundo que mais se fortaleceu, segundo o ranking do Financial Times.

A EDP Renováveis aparece cotada no 44º lugar no ranking do Financial Times com as 100 empresas que mais valorizaram no mercado bolsista em 2020.

A empresa detida em 80% pela EDP valorizou 138%, passando a valer mais de 24 mil milhões de dólares (cerca de 19,8 mil milhões de euros), segundo as contas do Financial Times.

A publicação financeira destaca que a empresa portuguesa foi beneficiada pelos planos de Joe Biden para o clima que preveem um investimento de dois biliões de euros.

Além disso, a EDP Renováveis também ganhou destaque com o “Green Deal”, o Plano Ecológico Europeu com fundos comunitários.

Com operação consolidada na Europa, no Brasil e nos EUA, a EDP Renováveis tornou-se numa das maiores empresas de energias renováveis em solo norte-americano depois de ter adquirido a eólica Horizon há alguns anos.

O Financial Times nota que o grupo EDP já investiu mais de 20 mil milhões de euros desde 2006 em energias renováveis e que projecta aumentar a sua capacidade de produção de energia verde para 90% até 2030.

O top 100 das empresas que mais valorizaram em 2020 é liderado pela Tesla, com uma subida de 787%, para se situar nos 669 mil milhões de dólares (cerca de 551 mil milhões de euros).

No segundo lugar, surge o Sea Group, com sede em Singapura e operações nas áreas do home entertainment e do gaming, com uma valorização de 446% para mais de 102 mil milhões de dólares (cerca de 84 mil milhões de euros).

A plataforma Zoom valorizou 413% para os 96 mil milhões de dólares (à roda de 79 mil milhões de euros) depois de se ter tornado uma das ferramentas de teletrabalho mais utilizadas durante a pandemia.

A Amazon, que é considerada a empresa mais valiosa do mundo, aparece no 100º lugar da lista com uma valorização de 79%, passando a valer 1.6 triliões de dólares (cerca de 1,2 biliões de euros).

Novo máximo histórico impulsiona bolsa de Lisboa

À boleia da análise do Financial Times, a EDP Renováveis atinge um novo máximo histórico na bolsa de Lisboa, com uma subida de quase 125% em cerca de um ano.

As acções da EDP Renováveis atingiram os 23,45 euros na sessão desta segunda-feira.

O máximo anterior tinha sido alcançado em fins de Dezembro, com 23,40 euros.

O desempenho da EDP Renováveis contribuiu para manter a bolsa de Lisboa em terreno positivo, com o principal índice, o PSI20, a subir 1,12%, para os 4.953,38 pontos.

Na quinta-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em queda, com o índice PSI20 a perder 0,48% para 4.898,36 pontos, seguindo as descidas registadas nas principais bolsas europeias.

Das 18 cotadas que integram o índice de referência da bolsa de Lisboa, 14 terminaram a sessão em baixa, quatro subiram.

No resto da Europa, Londres desceu 1,45%, França recuou 0,86%, Frankfurt perdeu 0,31% e caiu Madrid 0,99%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que bom investimento que os pelintras dos portugueses entregaram, de mão beijada, aos negociantes chineses! É mesmo pobreza de espírito, Sr. Passos Coelho! E ainda há quem defenda as suas políticas do “Portugal à Frente” que deveria chamar-se “Portugal atrás” a apanhar as sobras e a ver os lucros das suas maiores empresas encherem os cofres das nações mais poderosas!

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …