EDP Renováveis no top 50 das empresas do mundo que mais valorizaram em 2020 (e foi à boleia de Biden)

Wikimedia

Painéis solares

A EDP Renováveis surge na lista das 100 empresas que mais valorizaram em 2020. Apesar da pandemia de covid-19, a empresa portuguesa valorizou 138%, surgindo como a 44ª empresa do mundo que mais se fortaleceu, segundo o ranking do Financial Times.

A EDP Renováveis aparece cotada no 44º lugar no ranking do Financial Times com as 100 empresas que mais valorizaram no mercado bolsista em 2020.

A empresa detida em 80% pela EDP valorizou 138%, passando a valer mais de 24 mil milhões de dólares (cerca de 19,8 mil milhões de euros), segundo as contas do Financial Times.



A publicação financeira destaca que a empresa portuguesa foi beneficiada pelos planos de Joe Biden para o clima que preveem um investimento de dois biliões de euros.

Além disso, a EDP Renováveis também ganhou destaque com o “Green Deal”, o Plano Ecológico Europeu com fundos comunitários.

Com operação consolidada na Europa, no Brasil e nos EUA, a EDP Renováveis tornou-se numa das maiores empresas de energias renováveis em solo norte-americano depois de ter adquirido a eólica Horizon há alguns anos.

O Financial Times nota que o grupo EDP já investiu mais de 20 mil milhões de euros desde 2006 em energias renováveis e que projecta aumentar a sua capacidade de produção de energia verde para 90% até 2030.

O top 100 das empresas que mais valorizaram em 2020 é liderado pela Tesla, com uma subida de 787%, para se situar nos 669 mil milhões de dólares (cerca de 551 mil milhões de euros).

No segundo lugar, surge o Sea Group, com sede em Singapura e operações nas áreas do home entertainment e do gaming, com uma valorização de 446% para mais de 102 mil milhões de dólares (cerca de 84 mil milhões de euros).

A plataforma Zoom valorizou 413% para os 96 mil milhões de dólares (à roda de 79 mil milhões de euros) depois de se ter tornado uma das ferramentas de teletrabalho mais utilizadas durante a pandemia.

A Amazon, que é considerada a empresa mais valiosa do mundo, aparece no 100º lugar da lista com uma valorização de 79%, passando a valer 1.6 triliões de dólares (cerca de 1,2 biliões de euros).

Novo máximo histórico impulsiona bolsa de Lisboa

À boleia da análise do Financial Times, a EDP Renováveis atinge um novo máximo histórico na bolsa de Lisboa, com uma subida de quase 125% em cerca de um ano.

As acções da EDP Renováveis atingiram os 23,45 euros na sessão desta segunda-feira.

O máximo anterior tinha sido alcançado em fins de Dezembro, com 23,40 euros.

O desempenho da EDP Renováveis contribuiu para manter a bolsa de Lisboa em terreno positivo, com o principal índice, o PSI20, a subir 1,12%, para os 4.953,38 pontos.

Na quinta-feira, a bolsa de Lisboa encerrou em queda, com o índice PSI20 a perder 0,48% para 4.898,36 pontos, seguindo as descidas registadas nas principais bolsas europeias.

Das 18 cotadas que integram o índice de referência da bolsa de Lisboa, 14 terminaram a sessão em baixa, quatro subiram.

No resto da Europa, Londres desceu 1,45%, França recuou 0,86%, Frankfurt perdeu 0,31% e caiu Madrid 0,99%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que bom investimento que os pelintras dos portugueses entregaram, de mão beijada, aos negociantes chineses! É mesmo pobreza de espírito, Sr. Passos Coelho! E ainda há quem defenda as suas políticas do “Portugal à Frente” que deveria chamar-se “Portugal atrás” a apanhar as sobras e a ver os lucros das suas maiores empresas encherem os cofres das nações mais poderosas!

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …