EDP terá tentado contratar pai de secretário de Estado através do BES

ewea / Flickr

Artur Trindade, ex-Secretário de Estado da Energia

Vários emails trocados entre o ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e responsáveis da EDP podem ser reveladores da natureza da relação entre o antigo governante e a empresa, entende o Ministério Público.

Artur Trindade, ex-secretário de Estado da Energia, está indiciado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) por suspeitas de ter sido corrompido por António Mexia e João Manso Neto. Um dos principais motivos é a contratação do seu pai, já falecido, como consultor externo da EDP para um Comité de Acompanhamento das Autarquias.

Segundo o Público, os procuradores entendem que o pai do antigo governante foi contratado pela EDP como forma de pagamento de favores ao filho, mas acreditam que o plano inicial era outro: a elétrica tentou que fosse o BES a contratar os serviços de Artur Trindade (pai).

Entre os emails trocados, há um, datado de 8 de junho de 2012, em que uma assistente de João Manso Neto lhe reencaminha uma mensagem com o título “ENVIO CURRICULUM – AT – Dr. Am irah falar com BES para o contratar como assessor para autarquias por 7500 sem exclusividade”.

Este email levou o DCIAP a dirigir-se à direção do Novo Banco e a pedir que “verifiquem se dispõem de alguma documentação relativa a esse assunto (por exemplo, registos de entrada do arguido António Mexia no BES em maio e junho de 2012, emails ou memorandos a discutir a aludida contratação)”, escreve o diário.

Na resposta, o Novo Banco adianta que não dispõe de nenhum dos elementos mencionados.

Ao Público, Artur Trindade disse que já prestou declarações sobre esta matéria quando foi ouvido no processo. “O processo não é secreto e a comunicação social tem acesso. Remeto para lá.” Segundo o matutino, o ex-governante afirmou que não tinha conhecimento que o pai enviara o currículo a Manso Neto, nem de eventuais diligências feitas por responsáveis da EDP na sequência disso.

Para quinta-feira, está marcado um novo interrogatório, a decorrer no Tribunal Central de Instrução Criminal. Depois desta diligência, o Ministério Público revelará que medidas de coacção pretende aplicar a Artur Trindade, sendo prováveis a exigência de uma caução ou o pedido de suspensão de funções da Omip – empresa que gere o mercado de futuros do mercado ibérico de electricidade, o Mibel.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …