EDP terá tentado contratar pai de secretário de Estado através do BES

ewea / Flickr

Artur Trindade, ex-Secretário de Estado da Energia

Vários emails trocados entre o ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e responsáveis da EDP podem ser reveladores da natureza da relação entre o antigo governante e a empresa, entende o Ministério Público.

Artur Trindade, ex-secretário de Estado da Energia, está indiciado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) por suspeitas de ter sido corrompido por António Mexia e João Manso Neto. Um dos principais motivos é a contratação do seu pai, já falecido, como consultor externo da EDP para um Comité de Acompanhamento das Autarquias.

Segundo o Público, os procuradores entendem que o pai do antigo governante foi contratado pela EDP como forma de pagamento de favores ao filho, mas acreditam que o plano inicial era outro: a elétrica tentou que fosse o BES a contratar os serviços de Artur Trindade (pai).

Entre os emails trocados, há um, datado de 8 de junho de 2012, em que uma assistente de João Manso Neto lhe reencaminha uma mensagem com o título “ENVIO CURRICULUM – AT – Dr. Am irah falar com BES para o contratar como assessor para autarquias por 7500 sem exclusividade”.

Este email levou o DCIAP a dirigir-se à direção do Novo Banco e a pedir que “verifiquem se dispõem de alguma documentação relativa a esse assunto (por exemplo, registos de entrada do arguido António Mexia no BES em maio e junho de 2012, emails ou memorandos a discutir a aludida contratação)”, escreve o diário.

Na resposta, o Novo Banco adianta que não dispõe de nenhum dos elementos mencionados.

Ao Público, Artur Trindade disse que já prestou declarações sobre esta matéria quando foi ouvido no processo. “O processo não é secreto e a comunicação social tem acesso. Remeto para lá.” Segundo o matutino, o ex-governante afirmou que não tinha conhecimento que o pai enviara o currículo a Manso Neto, nem de eventuais diligências feitas por responsáveis da EDP na sequência disso.

Para quinta-feira, está marcado um novo interrogatório, a decorrer no Tribunal Central de Instrução Criminal. Depois desta diligência, o Ministério Público revelará que medidas de coacção pretende aplicar a Artur Trindade, sendo prováveis a exigência de uma caução ou o pedido de suspensão de funções da Omip – empresa que gere o mercado de futuros do mercado ibérico de electricidade, o Mibel.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …

Bombeiros "em falência" exigem que Estado pague dívidas de 44 milhões de euros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, diz que as corporações de bombeiros estão "em falência técnica" e reclama ao Estado o pagamento de 44 milhões de euros em dívidas. A Liga dos …

Médico de Maradona investigado por suspeitas de homicídio por negligência

O médico de Diego Maradona está sob investigação por suspeitas de homicídio por negligência. Leopoldo Luque desmente e diz que não tem nada a esconder. A casa e o consultório do médico de Diego Maradona, em …

Sporting acusado de pagar mais por Mattheus Oliveira para influenciar resultado

A Procuradoria-Geral da República está a investigar a transferência de Mattheus Oliveira, do Estoril para o Sporting CP, em 2017. Há suspeitas de influência de resultados. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que esclarece …

BPP apresenta novas provas de alegado desvio de 11,6 milhões. João Rendeiro é um dos acusados

O Banco Privado Português alega que tem novas provas sobre como é que 11,6 milhões de euros do banco foram parar à esfera pessoal de João Rendeiro, Salvador Fezas Vital, António Guichard Alves e Fernando …