10 anos depois, o Edifício Chrysler foi vendido (por um quinto do que custou)

BKL ART / Flickr

O icónico Chrysler Building já foi o edifício mais alto do mundo

Os proprietários do Chrysler Building, em Nova York, chegaram a acordo para vender o edifício por 150 milhões de dólares — quantia muito abaixo da que tinham gastado há pouco mais de dez anos para adquirir o icónico arranha-céus.

Segundo informou esta sexta-feira o The Wall Street Journal, o Edifício Chrysler passará a ser detido pela imobiliária RFR Holding, proprietária de outros imóveis famosos em Manhattan, e por uma joint venture liderada pela Signa Holding GmbH, maior empresa imobiliária privada austríaca.

O fundo soberano do Abu Dhabi era até agora proprietário de 90% da torre, enquanto o grupo norte-americano Tishman Speyer, anterior proprietário do edifício, mantinha os restantes 10%.

Em 2008, pouco antes da queda da Lehman Brothers e do início da grave crise económica que se seguiu, o fundo árabe pagou 800 milhões de dólares pela sua percentagem da propriedade, que decidiu pôr à venda no início deste ano.

O motivo para a venda, segundo o WSJ, são os elevados custos de manutenção do edifício, em grande parte porque o terreno sobre o qual foi construído são propriedade da fundação privada The Cooper Union for the Advancement of Science and Art.

O acordo de arrendamento estabelecido entre a instituição de ensino e a Tishman Speyer terminou em 2018, e a renegociação do contrato elevou o valor da renda para os 32,5 milhões de dólares – valor que sobe para 41 milhões em 2028 e 55 milhões em 2038.

Além disso, a torre tem neste momento muito espaço vago ou que ficará vazio brevemente, razão pela qual os novos proprietários terão provavelmente que investir para atrair novos inquilinos, explica o jornal.

O Chrysler Building, situado no coração de Manhattan, é dos mais reconhecíveis de Nova York, sobretudo pela sua famosa cúpula. Projetado pelo arquiteto William Van Alen e construído entre 1928 e 1930 em estilo art deco, foi durante um curto espaço de tempo  o prédio mais alto do mundo – até ser destronado, em 1931, pelo Empire State Building.

Apesar da proliferação de novos arranha-céus nos últimos anos, o Edifício Chrysler continua a ser um dos dez edifícios mais altos da cidade, com 77 andares e 319 metros de altura.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …