10 anos depois, o Edifício Chrysler foi vendido (por um quinto do que custou)

BKL ART / Flickr

O icónico Chrysler Building já foi o edifício mais alto do mundo

Os proprietários do Chrysler Building, em Nova York, chegaram a acordo para vender o edifício por 150 milhões de dólares — quantia muito abaixo da que tinham gastado há pouco mais de dez anos para adquirir o icónico arranha-céus.

Segundo informou esta sexta-feira o The Wall Street Journal, o Edifício Chrysler passará a ser detido pela imobiliária RFR Holding, proprietária de outros imóveis famosos em Manhattan, e por uma joint venture liderada pela Signa Holding GmbH, maior empresa imobiliária privada austríaca.

O fundo soberano do Abu Dhabi era até agora proprietário de 90% da torre, enquanto o grupo norte-americano Tishman Speyer, anterior proprietário do edifício, mantinha os restantes 10%.

Em 2008, pouco antes da queda da Lehman Brothers e do início da grave crise económica que se seguiu, o fundo árabe pagou 800 milhões de dólares pela sua percentagem da propriedade, que decidiu pôr à venda no início deste ano.

O motivo para a venda, segundo o WSJ, são os elevados custos de manutenção do edifício, em grande parte porque o terreno sobre o qual foi construído são propriedade da fundação privada The Cooper Union for the Advancement of Science and Art.

O acordo de arrendamento estabelecido entre a instituição de ensino e a Tishman Speyer terminou em 2018, e a renegociação do contrato elevou o valor da renda para os 32,5 milhões de dólares – valor que sobe para 41 milhões em 2028 e 55 milhões em 2038.

Além disso, a torre tem neste momento muito espaço vago ou que ficará vazio brevemente, razão pela qual os novos proprietários terão provavelmente que investir para atrair novos inquilinos, explica o jornal.

O Chrysler Building, situado no coração de Manhattan, é dos mais reconhecíveis de Nova York, sobretudo pela sua famosa cúpula. Projetado pelo arquiteto William Van Alen e construído entre 1928 e 1930 em estilo art deco, foi durante um curto espaço de tempo  o prédio mais alto do mundo – até ser destronado, em 1931, pelo Empire State Building.

Apesar da proliferação de novos arranha-céus nos últimos anos, o Edifício Chrysler continua a ser um dos dez edifícios mais altos da cidade, com 77 andares e 319 metros de altura.

ZAP ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …