/

Éder e Renato Sanches fora dos convocados da seleção

Georgi Licovski / EPA

Eder, o "patinho feio" da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

Eder, o “patinho feio” da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

As chamadas dos guarda-redes Beto e José Sá e as ausências de Renato Sanches e Éder são as principais novidades nos convocados de Portugal para o jogo com a Letónia, de qualificação ao Mundial 2018 de futebol.

O selecionador de Portugal, Fernando Santos, convocou 24 jogadores para o compromisso com a Letónia, em 9 de junho, em Riga, da sexta jornada do grupo B da zona europeia de qualificação.

Fernando Santos começou por esclarecer que dispensou o guarda-redes Anthony Lopes, dos franceses do Lyon, por motivos pessoais, e explicou as ausências dos campeões europeus Éder, jogador que marcou o golo na final do Euro 2016, e Renato Sanches.

“Tive que deixar fora jogadores que foram campeões europeus, que deram alegrias ao povo português. É sempre constrangedor. Tenho que tomar decisões e assumo a responsabilidade. Antes, ninguém acreditava no Éder. Quem o levou? Agora estamos numa situação contrária. Isso não quer dizer que tenha falta de confiança, isso que fique claro”.

“Temos um lote alargado de jogadores que tem que ‘emagrecer’. A mim compete analisar todos os dados e tomar decisões. Nunca é fácil, mas transmiti pessoalmente aos jogadores a minha decisão”, confessou o treinador, de 62 anos.

Fernando Santos frisou que a Taça das Confederações é tema proibido até ao jogo com os letões, do grupo B de apuramento para o Campeonato do Mundo, agendado para 9 de junho, em Riga. “É o atual foco. Neste momento, para mim, a Taça das Confederações é zero, entre aspas, claro. Temos até dia 7 para entregar a convocatória na FIFA. Estamos a preparar o jogo com a Letónia”, reforçou.

O selecionador luso lembrou que a Letónia criou “muitas dificuldades” a Portugal no primeiro embate, no Algarve, apesar do encontro ter terminado com uma goleada por 4-1.

“Só depois dos 70 minutos é que conseguimos marcar mais golos. Até essa altura, criou muitos problemas. Não quero foco em outros jogos. É fundamental e muito importante para Portugal vencer a Letónia”, disse.

Os 24 jogadores convocados têm o primeiro treino agendado para o dia 29 de maio, na Cidade do Futebol.

Antes da Letónia, Portugal tem um particular agendado para o dia 3 de junho com o Chipre, no Estoril. Após o duelo com letões, a seleção nacional vai começar a preparar a participação da Taça das Confederações, prova que vai disputar pela primeira vez devido ao estatuto de campeão europeu.

Portugal vai discutir o grupo A, juntamente com Rússia, México e Nova Zelândia.

O selecionador tem até 7 de junho para apresentar a lista final dos 23 convocados para a Taça das Confederações, entre 17 junho e 2 de julho.

Logo depois desta convocatória, o selecionador Rui Jorge anunciou que Sanches está convocado para os sub-21. “O Renato viveu uma experiência, que, a nível de sub-21, nunca lhe vamos conseguir dar, mas é um jogador que percebe que a realidade dele, nesta altura, é a seleção sub-21. Aproveito para pedir que o tratem como um jogador de sub-21”, afirmou na conferência de imprensa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sporting) e José Sá (FC Porto).

Defesa: Cédric Soares (Southampton, Ing), Pepe (Real Madrid, Esp), José Fonte (West Ham, Ing), Bruno Alves (Cagliari, Ita), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale), Eliseu (Benfica), Nelson Semedo (Benfica), e Luís Neto (Zenit São Petersburgo, Rus).

Médios: Pizzi (Benfica), Danilo (FC Porto), William Carvalho (Sporting), João Moutinho (Mónaco, Fra), Adrien (Sporting), André Gomes (FC Barcelona, Esp) e João Mário (Inter Milão, Ita).

Avançados: Bernardo Silva (Mónaco, Fra), Gelson Martins (Sporting), André Silva (FC Porto), Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp), Nani (Valência, Esp) e Ricardo Quaresma (Besiktas, Tur).

ZAP // Lusa / Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.