Éder e Renato Sanches fora dos convocados da seleção

Georgi Licovski / EPA

Eder, o "patinho feio" da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

Eder, o “patinho feio” da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

As chamadas dos guarda-redes Beto e José Sá e as ausências de Renato Sanches e Éder são as principais novidades nos convocados de Portugal para o jogo com a Letónia, de qualificação ao Mundial 2018 de futebol.

O selecionador de Portugal, Fernando Santos, convocou 24 jogadores para o compromisso com a Letónia, em 9 de junho, em Riga, da sexta jornada do grupo B da zona europeia de qualificação.

Fernando Santos começou por esclarecer que dispensou o guarda-redes Anthony Lopes, dos franceses do Lyon, por motivos pessoais, e explicou as ausências dos campeões europeus Éder, jogador que marcou o golo na final do Euro 2016, e Renato Sanches.

“Tive que deixar fora jogadores que foram campeões europeus, que deram alegrias ao povo português. É sempre constrangedor. Tenho que tomar decisões e assumo a responsabilidade. Antes, ninguém acreditava no Éder. Quem o levou? Agora estamos numa situação contrária. Isso não quer dizer que tenha falta de confiança, isso que fique claro”.

“Temos um lote alargado de jogadores que tem que ‘emagrecer’. A mim compete analisar todos os dados e tomar decisões. Nunca é fácil, mas transmiti pessoalmente aos jogadores a minha decisão”, confessou o treinador, de 62 anos.

Fernando Santos frisou que a Taça das Confederações é tema proibido até ao jogo com os letões, do grupo B de apuramento para o Campeonato do Mundo, agendado para 9 de junho, em Riga. “É o atual foco. Neste momento, para mim, a Taça das Confederações é zero, entre aspas, claro. Temos até dia 7 para entregar a convocatória na FIFA. Estamos a preparar o jogo com a Letónia”, reforçou.

O selecionador luso lembrou que a Letónia criou “muitas dificuldades” a Portugal no primeiro embate, no Algarve, apesar do encontro ter terminado com uma goleada por 4-1.

“Só depois dos 70 minutos é que conseguimos marcar mais golos. Até essa altura, criou muitos problemas. Não quero foco em outros jogos. É fundamental e muito importante para Portugal vencer a Letónia”, disse.

Os 24 jogadores convocados têm o primeiro treino agendado para o dia 29 de maio, na Cidade do Futebol.

Antes da Letónia, Portugal tem um particular agendado para o dia 3 de junho com o Chipre, no Estoril. Após o duelo com letões, a seleção nacional vai começar a preparar a participação da Taça das Confederações, prova que vai disputar pela primeira vez devido ao estatuto de campeão europeu.

Portugal vai discutir o grupo A, juntamente com Rússia, México e Nova Zelândia.

O selecionador tem até 7 de junho para apresentar a lista final dos 23 convocados para a Taça das Confederações, entre 17 junho e 2 de julho.

Logo depois desta convocatória, o selecionador Rui Jorge anunciou que Sanches está convocado para os sub-21. “O Renato viveu uma experiência, que, a nível de sub-21, nunca lhe vamos conseguir dar, mas é um jogador que percebe que a realidade dele, nesta altura, é a seleção sub-21. Aproveito para pedir que o tratem como um jogador de sub-21”, afirmou na conferência de imprensa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sporting) e José Sá (FC Porto).

Defesa: Cédric Soares (Southampton, Ing), Pepe (Real Madrid, Esp), José Fonte (West Ham, Ing), Bruno Alves (Cagliari, Ita), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale), Eliseu (Benfica), Nelson Semedo (Benfica), e Luís Neto (Zenit São Petersburgo, Rus).

Médios: Pizzi (Benfica), Danilo (FC Porto), William Carvalho (Sporting), João Moutinho (Mónaco, Fra), Adrien (Sporting), André Gomes (FC Barcelona, Esp) e João Mário (Inter Milão, Ita).

Avançados: Bernardo Silva (Mónaco, Fra), Gelson Martins (Sporting), André Silva (FC Porto), Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp), Nani (Valência, Esp) e Ricardo Quaresma (Besiktas, Tur).

ZAP // Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …