Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre

portugal.gov.pt

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima

A economia portuguesa está a crescer “pouco”, mas de forma sustentada, segundo a análise feita pela empresa IMF – Informação de Mercados Financeiros aos dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, a economia portuguesa registou um crescimento de 1,5% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo e registou um crescimento em cadeia de 0,4%.

“Ou seja, a economia portuguesa, apesar de estar a crescer ‘pouco’, está a evoluir de forma consistente e estável”, segundo a nota enviada pela IMF, onde se sublinha que este crescimento denota a estabilidade do comportamento da economia portuguesa.

Na mesma nota de análise, a IMF recorda que “nos últimos três trimestres, o crescimento em cadeia foi sempre de 0,4%”; que desde o segundo trimestre de 2014 situa-se “entre 0,2% e 0,5%”; e que “desde o início de 2013”, apenas no primeiro trimestre de 2014 “se registou um trimestre em que o crescimento em cadeia foi negativo.”

Apesar de considerar esta evolução positiva, a IMF lembra que o resultado alcançado se deveu a um novo crescimento do consumo privado, “sinal da melhoria da confiança das famílias e da sua condição financeira” e admite que poderá ser “um bom sinal” a subida registada no investimento, no entanto, será ainda preciso avaliar “o peso da variação de existências e o motivo da sua evolução”.

Como nota negativa, a IMF destaca o que considera ser o desequilíbrio estrutural da economia portuguesa: a evolução do défice externo.

“Continua patente um desequilíbrio estrutural da economia portuguesa: sempre que o consumo privado ou o investimento aceleram, o mesmo acontece com as importações, tornando a balança comercial deficitária. Isto acontece mesmo num contexto em que sabemos as exportações estarem a comportar-se de forma historicamente positiva, apesar de Angola, pelo que a raiz do problema está na forma como se materializa uma parte importante da procura interna”, explica a nota.

Segundo a IMF, para o conjunto do ano, “as perspetivas continuam positivas apontando-se para um crescimento perto de 1,5%, “sempre dependendo do contexto externo”.

O Governo espera que o PIB português cresça 1,6% em 2015.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, divulgadas esta sexta-feira pelo INE o desempenho no primeiro trimestre deveu-se, por um lado, ao “contributo negativo significativo” da procura externa líquida, verificando-se uma aceleração das importações de bens e serviços a um ritmo superior ao das exportações de bens e serviços”.

Em sentido contrário, o INE destaca “o contributo positivo da procura interna” que aumentou no segundo trimestre, “refletindo a aceleração do investimento (…) e, em menor grau, do consumo privado”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Dados excessivamente técnicos e de complexidade extrema para as tias bloquistas da esqª caviar de aviário e A.Costa e “ses enfants” poderem assimilar porque estes a comentar só dão mostras de entender perante “sino-plateias”

    • Isto só dá vontade rir, ainda a falar do discurso do costa para o chineses!!!
      Ainda por cima é burro porque não percebeu o contexto, ai ai… O País está cheio de pseudo-intelectuais com óculos de Alcanena!
      “Amigo”, se a economia do país cresceu como é indicado INE, não é por mérito do nosso desgoverno. Todos sabemos que se cresceu é por causa da competência de alguns empresários portugueses que por não conseguirem facturar dentro do pais se viraram para mercados estrangeiros invertendo a balança comercial e aumentando as exportações!
      Não são os doutores da mula ruça como o Miguel Relvas, Passos Fedelho ou Portas que têm o mérito dos dados apresentados pelo INE.
      Antes pelo contrário, estes senhores são incompetentes e é urgente expulsá-los do poleiro!
      Se qualquer outro partido faria melhor, isso já é outra questão! Mas este PSD com estes artistas não vai de facto a lado nenhum.
      O Fedelho que volte para a sua Tecnoforma e para as suas trafulhices!
      Abre os olhinhos que já é dia ó vasquinho, e tira esses óculinhos de Alcanena que não te deixam enxergar num ângulo de visão alargado!
      Embrulha que é de graça!

RESPONDER

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …