Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre

portugal.gov.pt

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima

A economia portuguesa está a crescer “pouco”, mas de forma sustentada, segundo a análise feita pela empresa IMF – Informação de Mercados Financeiros aos dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, a economia portuguesa registou um crescimento de 1,5% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo e registou um crescimento em cadeia de 0,4%.

“Ou seja, a economia portuguesa, apesar de estar a crescer ‘pouco’, está a evoluir de forma consistente e estável”, segundo a nota enviada pela IMF, onde se sublinha que este crescimento denota a estabilidade do comportamento da economia portuguesa.

Na mesma nota de análise, a IMF recorda que “nos últimos três trimestres, o crescimento em cadeia foi sempre de 0,4%”; que desde o segundo trimestre de 2014 situa-se “entre 0,2% e 0,5%”; e que “desde o início de 2013”, apenas no primeiro trimestre de 2014 “se registou um trimestre em que o crescimento em cadeia foi negativo.”

Apesar de considerar esta evolução positiva, a IMF lembra que o resultado alcançado se deveu a um novo crescimento do consumo privado, “sinal da melhoria da confiança das famílias e da sua condição financeira” e admite que poderá ser “um bom sinal” a subida registada no investimento, no entanto, será ainda preciso avaliar “o peso da variação de existências e o motivo da sua evolução”.

Como nota negativa, a IMF destaca o que considera ser o desequilíbrio estrutural da economia portuguesa: a evolução do défice externo.

“Continua patente um desequilíbrio estrutural da economia portuguesa: sempre que o consumo privado ou o investimento aceleram, o mesmo acontece com as importações, tornando a balança comercial deficitária. Isto acontece mesmo num contexto em que sabemos as exportações estarem a comportar-se de forma historicamente positiva, apesar de Angola, pelo que a raiz do problema está na forma como se materializa uma parte importante da procura interna”, explica a nota.

Segundo a IMF, para o conjunto do ano, “as perspetivas continuam positivas apontando-se para um crescimento perto de 1,5%, “sempre dependendo do contexto externo”.

O Governo espera que o PIB português cresça 1,6% em 2015.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, divulgadas esta sexta-feira pelo INE o desempenho no primeiro trimestre deveu-se, por um lado, ao “contributo negativo significativo” da procura externa líquida, verificando-se uma aceleração das importações de bens e serviços a um ritmo superior ao das exportações de bens e serviços”.

Em sentido contrário, o INE destaca “o contributo positivo da procura interna” que aumentou no segundo trimestre, “refletindo a aceleração do investimento (…) e, em menor grau, do consumo privado”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Dados excessivamente técnicos e de complexidade extrema para as tias bloquistas da esqª caviar de aviário e A.Costa e “ses enfants” poderem assimilar porque estes a comentar só dão mostras de entender perante “sino-plateias”

    • Isto só dá vontade rir, ainda a falar do discurso do costa para o chineses!!!
      Ainda por cima é burro porque não percebeu o contexto, ai ai… O País está cheio de pseudo-intelectuais com óculos de Alcanena!
      “Amigo”, se a economia do país cresceu como é indicado INE, não é por mérito do nosso desgoverno. Todos sabemos que se cresceu é por causa da competência de alguns empresários portugueses que por não conseguirem facturar dentro do pais se viraram para mercados estrangeiros invertendo a balança comercial e aumentando as exportações!
      Não são os doutores da mula ruça como o Miguel Relvas, Passos Fedelho ou Portas que têm o mérito dos dados apresentados pelo INE.
      Antes pelo contrário, estes senhores são incompetentes e é urgente expulsá-los do poleiro!
      Se qualquer outro partido faria melhor, isso já é outra questão! Mas este PSD com estes artistas não vai de facto a lado nenhum.
      O Fedelho que volte para a sua Tecnoforma e para as suas trafulhices!
      Abre os olhinhos que já é dia ó vasquinho, e tira esses óculinhos de Alcanena que não te deixam enxergar num ângulo de visão alargado!
      Embrulha que é de graça!

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …