Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre

portugal.gov.pt

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima

A economia portuguesa está a crescer “pouco”, mas de forma sustentada, segundo a análise feita pela empresa IMF – Informação de Mercados Financeiros aos dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados do INE, a economia portuguesa registou um crescimento de 1,5% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo e registou um crescimento em cadeia de 0,4%.

“Ou seja, a economia portuguesa, apesar de estar a crescer ‘pouco’, está a evoluir de forma consistente e estável”, segundo a nota enviada pela IMF, onde se sublinha que este crescimento denota a estabilidade do comportamento da economia portuguesa.

Na mesma nota de análise, a IMF recorda que “nos últimos três trimestres, o crescimento em cadeia foi sempre de 0,4%”; que desde o segundo trimestre de 2014 situa-se “entre 0,2% e 0,5%”; e que “desde o início de 2013”, apenas no primeiro trimestre de 2014 “se registou um trimestre em que o crescimento em cadeia foi negativo.”

Apesar de considerar esta evolução positiva, a IMF lembra que o resultado alcançado se deveu a um novo crescimento do consumo privado, “sinal da melhoria da confiança das famílias e da sua condição financeira” e admite que poderá ser “um bom sinal” a subida registada no investimento, no entanto, será ainda preciso avaliar “o peso da variação de existências e o motivo da sua evolução”.

Como nota negativa, a IMF destaca o que considera ser o desequilíbrio estrutural da economia portuguesa: a evolução do défice externo.

“Continua patente um desequilíbrio estrutural da economia portuguesa: sempre que o consumo privado ou o investimento aceleram, o mesmo acontece com as importações, tornando a balança comercial deficitária. Isto acontece mesmo num contexto em que sabemos as exportações estarem a comportar-se de forma historicamente positiva, apesar de Angola, pelo que a raiz do problema está na forma como se materializa uma parte importante da procura interna”, explica a nota.

Segundo a IMF, para o conjunto do ano, “as perspetivas continuam positivas apontando-se para um crescimento perto de 1,5%, “sempre dependendo do contexto externo”.

O Governo espera que o PIB português cresça 1,6% em 2015.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, divulgadas esta sexta-feira pelo INE o desempenho no primeiro trimestre deveu-se, por um lado, ao “contributo negativo significativo” da procura externa líquida, verificando-se uma aceleração das importações de bens e serviços a um ritmo superior ao das exportações de bens e serviços”.

Em sentido contrário, o INE destaca “o contributo positivo da procura interna” que aumentou no segundo trimestre, “refletindo a aceleração do investimento (…) e, em menor grau, do consumo privado”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Dados excessivamente técnicos e de complexidade extrema para as tias bloquistas da esqª caviar de aviário e A.Costa e “ses enfants” poderem assimilar porque estes a comentar só dão mostras de entender perante “sino-plateias”

    • Isto só dá vontade rir, ainda a falar do discurso do costa para o chineses!!!
      Ainda por cima é burro porque não percebeu o contexto, ai ai… O País está cheio de pseudo-intelectuais com óculos de Alcanena!
      “Amigo”, se a economia do país cresceu como é indicado INE, não é por mérito do nosso desgoverno. Todos sabemos que se cresceu é por causa da competência de alguns empresários portugueses que por não conseguirem facturar dentro do pais se viraram para mercados estrangeiros invertendo a balança comercial e aumentando as exportações!
      Não são os doutores da mula ruça como o Miguel Relvas, Passos Fedelho ou Portas que têm o mérito dos dados apresentados pelo INE.
      Antes pelo contrário, estes senhores são incompetentes e é urgente expulsá-los do poleiro!
      Se qualquer outro partido faria melhor, isso já é outra questão! Mas este PSD com estes artistas não vai de facto a lado nenhum.
      O Fedelho que volte para a sua Tecnoforma e para as suas trafulhices!
      Abre os olhinhos que já é dia ó vasquinho, e tira esses óculinhos de Alcanena que não te deixam enxergar num ângulo de visão alargado!
      Embrulha que é de graça!

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …