Com “economia falida”, George Weah anuncia corte de 25% no seu salário

Ahmed Jallanzo / EPA

George Weah, ex-jogador de futebol e agora Presidente da Libéria

O ex-jogador de futebol e atual Presidente da Libéria, George Weah, anunciou esta segunda-feira que vai cortar o seu salário em 25% devido ao mau estado da economia do país.

George Weah, ex-jogador de futebol e agora Presidente da Libéria, anunciou esta segunda-feira que irá reduzir o seu salário em 25%. No seu discurso, o novo Chefe de Estado alertou a população para os tempos difíceis que tem pela frente, devido à conjuntura económica do país.

“Devido à muito rápida deterioração da situação da economia, estou a informar-vos hoje que, com efeitos imediatos, vou reduzir o meu salário e benefícios em 25%“, anunciou Weah, citado pelo jornal The Guardian.

A nossa economia está falida. O nosso Governo está falido. A nossa moeda numa queda livre. A inflação a subir”, disse o novo Presidente da Libéria. “O desemprego nunca foi tão alto e as nossas reservas estrangeiras nunca foram tão poucas”, acrescentou, justificando assim o corte na sua remuneração.

Segundo o jornal, num continente em que os representantes do Estado usam as suas funções para obterem salários altos e vantagens, a medida é olhada por muitos com admiração.

George Weah venceu as eleições presidenciais na Libéria no final de dezembro de 2017, sucedendo a Ellen Johnson Sirleaff. Durante a sua campanha, Weah prometeu uma repressão à corrupção existente no país.

Além desta medida, o atual presidente, que tomou posse na semana passada, quer revogar um artigo presente na Constituição que permite apenas a “pessoas de cor” serem consideradas liberianas ou possuírem propriedades no país. Segundo Weah, estas cláusulas são “desnecessárias, racistas e inapropriadas“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …