Com “economia falida”, George Weah anuncia corte de 25% no seu salário

Ahmed Jallanzo / EPA

George Weah, ex-jogador de futebol e agora Presidente da Libéria

O ex-jogador de futebol e atual Presidente da Libéria, George Weah, anunciou esta segunda-feira que vai cortar o seu salário em 25% devido ao mau estado da economia do país.

George Weah, ex-jogador de futebol e agora Presidente da Libéria, anunciou esta segunda-feira que irá reduzir o seu salário em 25%. No seu discurso, o novo Chefe de Estado alertou a população para os tempos difíceis que tem pela frente, devido à conjuntura económica do país.

“Devido à muito rápida deterioração da situação da economia, estou a informar-vos hoje que, com efeitos imediatos, vou reduzir o meu salário e benefícios em 25%“, anunciou Weah, citado pelo jornal The Guardian.

A nossa economia está falida. O nosso Governo está falido. A nossa moeda numa queda livre. A inflação a subir”, disse o novo Presidente da Libéria. “O desemprego nunca foi tão alto e as nossas reservas estrangeiras nunca foram tão poucas”, acrescentou, justificando assim o corte na sua remuneração.

Segundo o jornal, num continente em que os representantes do Estado usam as suas funções para obterem salários altos e vantagens, a medida é olhada por muitos com admiração.

George Weah venceu as eleições presidenciais na Libéria no final de dezembro de 2017, sucedendo a Ellen Johnson Sirleaff. Durante a sua campanha, Weah prometeu uma repressão à corrupção existente no país.

Além desta medida, o atual presidente, que tomou posse na semana passada, quer revogar um artigo presente na Constituição que permite apenas a “pessoas de cor” serem consideradas liberianas ou possuírem propriedades no país. Segundo Weah, estas cláusulas são “desnecessárias, racistas e inapropriadas“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.