Do futebol à política: George Weah é o novo Presidente da Libéria

Ahmed Jallanzo / EPA

George Weah, ex-jogador de futebol e agora Presidente da Libéria

O antigo jogador do futebol, considerado o melhor do mundo em 1995, foi eleito, esta quarta-feira, Presidente da Libéria.

“É com profunda emoção que quero agradecer-vos, povo liberiano, por me honrarem com o vosso voto nestas eleições. A esperança é grande”, escreveu no Twitter George Weah, horas depois da consagração.

O antigo futebolista e o único africano a ganhar a Bola de Ouro, em 1995, foi eleito o novo Presidente da Libéria, tendo vencido em 12 dos 15 distritos. O ex-jogador concorreu contra Joseph Boakai, vice-presidente do país nos últimos 12 anos.

Weah, do Congresso pela Mudança Democrática (CCD), obteve 61,5% de votos expressos, enquanto Boakai, do Partido Unido, no poder na Libéria, reuniu somente 38,7%.

O candidato, de 51 anos, já tinha ficado em primeiro na primeira volta das eleições presidenciais, a 10 de outubro, mas não logrou a maioria exigida.

Note-se que esta foi a segunda vez que Weah concorreu à Presidência da Libéria. Em 2005, foi derrotado por Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado em África e que foi prémio Nobel da Paz em 2011.

O antigo futebolista teve uma carreira recheada de glórias ao serviço de grandes clubes como AC Milan, Monaco, Paris Saint-Germain, Marselha, Chelsea ou Manchester City.

Em novembro de 1996, o ex-avançado liberiano foi protagonista de um triste incidente, quando, no final de um jogo da Liga dos Campeões, no Estádio das Antas, no túnel de acesso aos balneários, deu uma cabeçada ao ex-jogador do FC Porto, Jorge Costa, partindo-lhe o nariz.

Weah acusou o ex-capitão azul e branco de insultos racistas, uma alegação que nunca chegou a ser provada. O liberiano foi suspenso por seis jogos e o português teve de ser submetido a uma cirurgia ao nariz e esteve fora dos relvados durante três semanas, recorda o Observador.

ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …