E. coli usada para fazer droga psicadélica com efeitos terapêuticos

Uma equipa de investigadores está a usar a bactéria infeciosa E. coli para produzir Psilocibina, o ingrediente principal dos alucinogénicos “cogumelos mágicos”.

Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria que pode causar infeções intestinais e infeções urinárias. Agora, cientistas estão a modificá-la para produzir Psilocibina — o principal ingrediente dos “cogumelos mágicos” —, que produz efeitos como alucinações e distúrbios sensoriais e pode ser encontrada em determinadas espécies de cogumelos.

Investigadores têm descoberto na Psilocibina usos medicinais, servindo para tratar depressões e até vícios em nicotina. Como cultivar estes cogumelos pode demorar meses, a produção sintética da Psilocibina é muito mais viável para usos farmacêuticos. É aqui a E. coli entra.

Segundo a Scientific American, a bactéria modificada gera até 1,16 gramas de psilocibina por litro. Este é o maior rendimento até hoje conseguido a partir de qualquer organismo manipulado.

Para além de ser mais fácil de manipular, “a vantagem número um é que é simplesmente mais barato” do que qualquer outro método, explica a autora do estudo a ser publicado no próximo ano na reviste científica da Scientific American, Alexandra Adams. Os cientistas conseguiram também otimizar o processo para que fosse possível produzir esta droga psicadélica numa maior escala.

Dirk Hoffmeister, que já tinha usado outras formas de produzir este alucinogénico, diz que esta é uma alternativa intrigante que mostra “o poder e as possibilidades da biologia sintética”. No entanto, o microbiologista realça que, durante o processo, poderão ser produzidos materiais microbianos tóxicos e alergénicos.

“Se for aprovado para tudo o que está a ser testado, é uma proporção significativa da população”, salienta o engenheiro biológico Andrew Jones, que não esteve envolvido neste estudo.

A E. coli também já foi usada para fazer calças de ganga amigas do ambiente. Quando modificada em laboratório, a bactéria pode substituir o índigo, o corante mais utilizado para tingir a ganga.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …