ECDC e EMA recomendam quarta dose da vacina para maiores de 80 anos

1

José Coelho / Lusa

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) dizem que é ainda “demasiado cedo” para se considerar a administração de uma quarta dose da vacina contra a covid-19. 

No entendimento das agências, o reforço da vacinação “pode ser dado” a pessoas com mais de 80 anos. A recomendação foi feita esta quarta-feira por entenderem ser “muito cedo para considerar a utilização de uma quarta dose das vacinas, mRNA da Pfizer ou da Moderna, na população geral”.

Os idosos são os únicos beneficiários de uma quarta dose, de acordo com “uma revisão dos dados sobre o maior risco de doença grave nesse grupo etário e sobre a proteção conferida por uma quarta dose”, lê-se numa nota enviada à comunicação social, citada pelo Expresso.

Abaixo dessa idade, o reforço com a quarta dose não se justifica. “Atualmente, não há evidência de que o reforço da proteção vacinal contra a doença grave tenha ganhos substanciais nos adultos dos 60 aos 79 anos com um sistema imunológico normal e, por isso, qualquer evidência que justifique o uso imediato de uma quarta dose.”

A EMA e o ECDC salvaguardam, contudo, que “continuarão a monitorizar os dados para determinar se existe um risco crescente de doença grave entre os indivíduos vacinados”.

Caso se registem alterações na situação epidemiológica, “poderá tornar-se necessário” considerar a administração de uma quarta dose neste grupo etário.

Para já, cabe às autoridades de saúde de cada país fazer a avaliação da realidade local e, se for o caso, avançar com as alterações necessárias ou os ajustamentos à proteção dos mais vulneráveis.

No final do passado mês de março, 83% dos adultos tinham já completado o processo de vacinação primário contra a doença na União Europeia (UE), sendo que 64% tinham recebido a dose de reforço.

ZAP //

1 Comment

  1. Se todo mundo continuar acreditando e politizando, logo o mundo vai se tornar como China.

    Pelo jeito é isso que todos vocês querem, só sabem dizer bem e amém pra tudo

    Já começaram de novo na China com essa conversa fiada e eterna de prender a todos dentro de casa, está pensando que isso logo não vai chegar a vocês?

    Quem acredita em politicos, imprenssa, xiênxia, acredita em tudo até em papai noel

    Vocês ainda não entenderam que esse pessoal soltou e está soltando pelo ar pó de aluminio, enxofre, grafeno, entre outras e que todo mundo respirou essas microparticulas?

    Faz um exame de sangue pra ver, se o sangue estiver coagulando é o grafeno

    Só um inocente ou vendido que vai acreditar que isso veio tão rápido e provocado pela natureza ou por um morcego, e não por esses @#@% da politica, maçonária e vaticano

    Que vocês acham que é essa porcária de agenda 2030?

    É eliminar um terço da populaçao mundial, logo eles estarão batendo na porta de cada um de nós, eu já estou preparado, na minha porta ninguém bate

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.