Ébola: português na Serra Leoa diz que há “menos beijos e abraços” e “mais lavagens”

European Commission DG ECHO / Flickr

-

Um português a trabalhar há um ano na Serra Leoa relata que tem havido mais cuidados generalizados devido ao surto do vírus Ébola, “menos abraços, menos beijos, mais lavagens e desinfeções”, mas mantém o gosto por viver em Freetown, capital do país.

Luís Araújo, de 39 anos, é o responsável pelo setor de comidas e bebidas de um hotel de uma cadeia internacional e prepara-se para viajar para Portugal para passar férias. Ele e outros dois compatriotas que trabalham na mesma unidade hoteleira tentaram há mais de uma semana obter informações sobre o vírus do Ébola junto da embaixada portuguesa de Dacar, no Senegal, que serve a região, mas até agora não tiveram “nenhuma resposta” aos e-mails enviados.

“Para aqui estamos. Com mais cuidados. Lavamos mais vezes as mãos, há mais atenção, utilizamos mais vezes o desinfetante. É o que se vai fazendo, mas o epicentro da epidemia está mais para o interior do país. Por aqui, nunca vi nada”, descreveu à agência Lusa, por telefone, acrescentando, bem-humorado, que “há menos abraços, menos beijos”.

O vírus é transmissível através de contato direto com sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infetados.

O emigrante português já estava a par das simples formas de contágio da doença, que “pode ser através de um mero aperto de mão“, desejando não ter de vir a conhecer, “como até agora, felizmente”, qualquer instalação hospitalar da Serra Leoa.

“Vamos agora de férias a Portugal, mas não penso deixar isto. Gosto muito de estar a viver em Freetown e vou voltar, claro“, assegurou, relatando que os outros cinco portugueses de que tinha conhecimento na cidade já terão sido evacuados “entre quarta e quinta-feira”.

De acordo com o Diário de Notícias, existem atualmente 41 cidadãos nacionais a viver na Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria, os três países mais afetados pelo vírus do Ébola neste surto que já matou mais de 900 pessoas.

Portugal preparado

O surto de Ébola na África Ocidental (Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria) é, até agora, o maior em quatro décadas, tendo vitimado 961 pessoas, de um total de 1.779 contagiadas.

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde declarou esta sexta-feira mesmo um estado de “emergência de saúde pública de alcance mundial” e pediu ajuda à comunidade internacional, já que aqueles países “não têm meios para responderem sozinhos”.

A União Europeia, além de 3,9 milhões de euros colocados à disposição do combate à epidemia, deverá instalar, nos próximos dias, o seu laboratório móvel (EMLab), precisamente na capital da Serra Leoa.

Portugal anunciou ontem que criou um “dispositivo de coordenação” que está em alerta e “mobilizará e ativará recursos que sejam adequados a cada situação” de infeção pelo vírus do Ébola que venha a ser identificada.

Num comunicado publicado no site da Direção-Geral de Saúde (DGS), a propósito da declaração pela Organização Mundial de Saúde (OMS) do estado de emergência de saúde pública de âmbito internacional, devido ao surto de Ébola, o organismo garante que ainda ” não se verificou nenhum caso de doença por vírus Ébola em Portugal, importado ou autóctone”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …