/

É verdade, diz Trump: em apenas 50 dias, o desemprego baixou de 29% para 4,7%

23

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Donald Trump passou a aceitar os números oficiais, que antes desvalorizava como “falsos”, à medida que procura capitalizar as recentes notícias sobre o mercado de trabalho dos EUA.

A Casa Branca, na sexta-feira, promoveu as estatísticas do Departamento do Trabalho que mostram que os empregadores admitiram, em termos líquidos, 235.000 empregos em fevereiro e uma queda da taxa de desemprego de 4,8% para 4,7%.

Grandes notícias para os trabalhadores norte-americanos: a economia acrescentou 235 mil empregos, a taxa de desemprego caiu para 4,7% no primeiro relatório de emprego do @POTUS* Trump“, comentou o assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer. “Esta não é uma má maneira de começar o 50.º dia desta administração”, escreveu mais tarde.

Este comportamento marca uma diferença acentuada em relação à última campanha eleitoral para a Presidência, durante a qual Trump atacou repetidamente a legitimidade do relatório.

Na altura, o candidato Trump denunciou “os falsos números do desemprego”, que dizia serem inventados para fazer os democratas aparecerem de forma positiva.

Não acredito nesses números falsos, quando se ouve uma taxa de desemprego de 4,9% e 5,0%. O número provavelmente é de 28%, 29%, ou tão alta quanto 35%”, disse Trump durante a campanha eleitoral para as eleições primárias republicanas, em fevereiro de 2016, no Estado do New Hampshire.

“O número dos 5,0% é uma das maiores mistificações na política moderna”, disse.

Questionado sobre a contradição, Spicer riu-se e disse: “Falei com o presidente antes disto e ele disse-me para o citar, muito claramente: ‘Os números podem ter sido falsificados no passado, mas agora são muito reais”.

Donald Trump tomou posse como 45º presidente dos Estados Unidos a 20 de janeiro. Em apenas um mês e meio, conseguiu o astronómico milagre que os governantes de todos países do Mundo anseiam: baixar o desemprego de 29% para 4,7%.

ZAP // Lusa

23 Comments

      • É curioso como todos os comentários a favor do Trump são apagados e censurados aqui no Zap… O Trump tem razão – no passado, os dados oficiais eram sistematicamente falsificados. Tudo nos EUA é falso: o Dólar, o sistema monetário, a FED, a CIA, a NSA, os MSM-Main Stream Media. Tudo isso é falso e corrupto. Bem-dito Trump que vieste abanar esta gente corrupta e bem instalada. Estão cheios de medo, sempre a produzir Fake News e escárnio contra ti. Continua a mostrar como se governa bem um país e se limpa a escumalha. Não deixes que te metam um balázio como fizeram com o JFK.

  1. O “Iluminado de Washington DC” o enviado da Fé.O milagre dum “Messias”.
    Ridículo nas preocupante.

  2. Nem o maior bebedolas portuga teria uma ideia tão “trumposa” como essa numa das suas maiores bebedeiras, grande maluco este TRUMP.

    • Aqui podemos falar de quem quisermos e quando quisermos – chama-se liberdade (que, pelos vistos, é um conceito estranho para ti)!!
      Se ti ris da estupidez, então deves estar sempre a rir-te de ti próprio!…

  3. Sempre que comento sobre este TIPO, digo a mesma coisa. Que tristeza de gente que o elegeu. Ele é uma besta, mas mais bestas são os milhões de idiotas que nele votaram.

  4. Tal qual os Nazis, que também reduziram drasticamente os números do desemprego… deixando de considerar como “gente” grandes faixas da população alemã, não contavam para as estatísticas!!!

  5. Calcula que os americanos são idiotas. Se há um problema que não deixou Obama é desemprego. O problema, comum em todo o occidente, é a qualidade de muito deste emprega que não tira as pessoas do estado de pobreza. Pessoas pobres ainda que assalariadas. Trump ainda não chegou a este tema.

  6. É curioso como todos os comentários a favor do Trump são apagados e censurados aqui no Zap… O Trump tem razão – no passado, os dados oficiais eram sistematicamente falsificados. Tudo nos EUA é falso: o Dólar, o sistema monetário, a FED, a CIA, a NSA, os MSM-Main Stream Media. Tudo isso é falso e corrupto. Bem-dito Trump que vieste abanar esta gente corrupta e bem instalada. Estão cheios de medo, sempre a produzir Fake News e escárnio contra ti. Continua a mostrar como se governa bem um país e se limpa a escumalha. Não deixes que te metam um balázio como fizeram com o JFK.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.