É preguiçoso? A culpa pode não ser sua

lintmachine / Flickr

A preguiça pode ter mais que ver com características biológicas do que com aspectos psicológicos e de vontade, de acordo com um estudo que detectou que o problema pode estar no cérebro.

A investigação, publicada na Cerebral Cortex, teve por base os exames de ressonância magnética de 40 voluntários saudáveis que tinham que decidir se se iam esforçar ou não em troca de uma recompensa.

Quando as pessoas tomam decisões, o córtex pré-motor tende a “acordar” um pouco antes de outras partes do cérebro que também controlam o movimento ficarem activas.

Depois de distinguirem as pessoas apáticas das motivadas, com base num questionário, os cientistas deste estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, detectaram que nas mais preguiçosas o córtex pré-motor disparou mais do que naquelas consideradas mais activas e entusiasmadas.

Ora, este aparente paradoxo indicia que as ligações cerebrais das pessoas preguiçosas devem ser menos eficientes, conforme acreditam os cientistas envolvidos na investigação.

Ou seja, os cérebros das pessoas apáticas têm que trabalhar mais para tomarem uma decisão.

“Se é preciso mais energia para planear uma acção, torna-se mais custoso para a pessoa apática agir. Os seus cérebros precisam de fazer mais esforço“, explica o neurologista Masud Husain, investigador da Universidade de Oxford e um dos responsáveis pelo estudo, citado pelo Live Science.

Os investigadores ressalvam que estas conclusões não explicam todos os casos de apatia e de preguiça, mas que ajudam a encontrar formas de tratar “as condições patológicas de extrema apatia”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …