É preguiçoso? A culpa pode não ser sua

lintmachine / Flickr

A preguiça pode ter mais que ver com características biológicas do que com aspectos psicológicos e de vontade, de acordo com um estudo que detectou que o problema pode estar no cérebro.

A investigação, publicada na Cerebral Cortex, teve por base os exames de ressonância magnética de 40 voluntários saudáveis que tinham que decidir se se iam esforçar ou não em troca de uma recompensa.

Quando as pessoas tomam decisões, o córtex pré-motor tende a “acordar” um pouco antes de outras partes do cérebro que também controlam o movimento ficarem activas.

Depois de distinguirem as pessoas apáticas das motivadas, com base num questionário, os cientistas deste estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, detectaram que nas mais preguiçosas o córtex pré-motor disparou mais do que naquelas consideradas mais activas e entusiasmadas.

Ora, este aparente paradoxo indicia que as ligações cerebrais das pessoas preguiçosas devem ser menos eficientes, conforme acreditam os cientistas envolvidos na investigação.

Ou seja, os cérebros das pessoas apáticas têm que trabalhar mais para tomarem uma decisão.

“Se é preciso mais energia para planear uma acção, torna-se mais custoso para a pessoa apática agir. Os seus cérebros precisam de fazer mais esforço“, explica o neurologista Masud Husain, investigador da Universidade de Oxford e um dos responsáveis pelo estudo, citado pelo Live Science.

Os investigadores ressalvam que estas conclusões não explicam todos os casos de apatia e de preguiça, mas que ajudam a encontrar formas de tratar “as condições patológicas de extrema apatia”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …