Depois de superar vários desafios técnicos, um engenheiro alemão conseguiu realizar a proeza de jogar Grand Theft Auto 5 num Game Boy de 1989.
Sebastian Staacks conseguiu o impensável: conseguiu jogar Grand Theft Auto (GTA) 5 num Game Boy, a lendária consola portátil que viu a luz do dia no ano de 1989.
Tecnicamente parecia impossível, mas o engenheiro alemão encontrou uma forma de o fazer acontecer.
Staacks criou um “cartucho” com Wi-Fi integrado capaz de receber o sinal de vídeo de um jogo a correr numa consola PlayStation. Com esta solução engenhosa, o processamento do jogo acontece noutro local, uma vez que a relíquia da Nintendo não tem o potencial técnico para o fazer.
Segundo o Hipertextual, é uma abordagem muito semelhante à PlayStation Remote Play, segundo a qual um jogo pode ser transmitido para dispositivos móveis e computadores. Por outras palavras: Cloud Gaming.
My WiFI cartridge on the @analogue Pocket.
It works right away, but with a small timing problem: Those horizontal glitches are not present on the original #gameboy. Still, I am very impressed that the Pocket is so close to the original.https://t.co/tBC05jGYBP pic.twitter.com/sU9B2BikO2
— Sebastian Staacks (@diconx) January 15, 2022
Como o ecrã do Game Boy usa ladrilhos em vez de pixels, foi necessário um script para converter os dados de vídeo para serem usados pela consola portátil.
A quantidade de ladrilhos que o Game Boy suporta para criar cada imagem é limitada (360 por cada imagem), pelo que foi também preciso um código para “ensinar” a consola a pedir dados por Wi-Fi e a responder atempadamente.
A limitação da GPU está relacionada com o facto de o Game Boy não ter sido concebido para intervir diretamente no processo de exibição de imagens no ecrã.
Com ajuda da programação, Staacks conseguiu renderizar as imagens GTA 5 no ecrã original do Game Boy. Dito isto, funciona, com imagens a correr a 20 FPS (frames por segundo) e em resolução completa – do Game Boy, claro.