E por apenas 40 milhões, um quarto de hotel com vista para… a Terra

Anatoly Zak / RussianSpaceWeb.com

Conceito artístico do módulo turístico proposto pela Roscosmo acoplado à ISS

Se está a ficar sem destinos turísticos a visitar no solo, em breve poderá aventurar-se numa semana de sonho  em órbita da Terra a bordo da ISS, onde as actividades até podem incluir um passeio espacial fora da estação espacial.

Enquanto por um lado se vai temendo pelo futuro da ISS com o fim do seu financiamento no final da próxima década, do lado russo vão-se preparando novas formas de ajudar ao financiamento da sua manutenção e expansão.

Segundo a Popular Mechanics, a ideia da agência espacial russa Roscosmos é criar um verdadeiro hotel espacial para quem quiser sentir o que é estar no espaço por uma ou duas semanas sem se preocupar em seguir o percurso habitual para se ser astronauta.

Este módulo “turístico” acompanharia um primeiro módulo que serviria como laboratório científico adicional, mas que ao contrário deste, teria que ser financiado inteiramente por fundos privados.

Ora, os 280-450 milhões de dólares estimados para isso poderão ser encontrados rapidamente se surgirem turistas interessados nesta aventura, uma vez que o preço da viagem custaria 40 milhões por pessoa.

Já um passeio espacial no exterior da estação, para a verdadeira experiência de “sentir o espaço”, implicaria pagar a módica quantia de 20 milhões adicionais.

Segundo o dossier de apresentação da proposta russa, a que a Popular Mechanics teve acesso, o módulo turístico da Roscosmos pesa 20 toneladas, tem 15,5 metros de comprimento e um volume de 92 m3 de ar pressurizado, o suficiente para acomodar quatro quartos de 2 m3 cada e duas estações de suporte – médica e sanitária.

Esta é provavelmente uma daquelas viagens em que dava jeito ter um pacote promocional “tudo-incluído” a preço reduzido – incluindo a possibilidade de ver as últimas estreias do Star Wars em órbita. Mas mesmo assim… não será para qualquer bolsa.

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …