“É parte da nossa identidade”. Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo.

“Tivemos a nossa primeira reunião a 1 de junho de 1984”, disse o secretário de imprensa Björn Rehnström, citado pelo The World. “E o maior salão de Älvdalen estava cheio de gente.”

A língua elfedaliana não se assemelha em nada ao sueco, que, segundo Rehnström, desestabilizou a língua há cerca de 100 anos.

Ulla Schütt, membro da Ulum Dalska, viu o impacto em primeira mão enquanto crescia em Älvdalen. “Os meus pais falavam elfdaliano entre si e com minha avó, as minhas tias e tios e todos ao redor”, disse Schütt. “Mas quando se voltavam para mim, falavam sueco.”

Segundo Schütt, os seus pais faziam isto porque o sueco era a língua que se falava nas escolas. Os alunos até era desencorajados a falar elfdaliano na sala de aula.

Agora, restam apenas cerca de 2.500 falantes. Porém, as pessoas estão a ficar criativas na luta para mudar essa tendência: a língua está a ganhar impulso no Minecraft, músicos estão a lançar novas canções com letras em elfdaliano e vários livros infantis também foram traduzidos para a língua nativa.

Além disso, Rehnström administra um grupo popular no Facebook que oferece cursos na língua elfdaliana e publica aulas para os 1.800 membros do grupo.

“[As pessoas são da] América, Austrália, América do Sul, Indonésia, Haiti, Cabo Verde”, disse. “As pessoas leem. As pessoas dizem que querem ir a Älvdalen para a ajudar a língua a sobreviver. É fantástico, porque não são apenas os entusiastas de línguas em todo o mundo, mas também as pessoas de Älvdalen que perderam a língua e a querem de volta”.

O governo local apoia o ensino e preservação do elfdaliano. Rehnström até pagou uma placa que dizia: “Bem-vindo a Älvdalen” em elfdaliano.

O idioma também é reconhecido em nível internacional. Em 2016, foi atribuído um código de idioma ISO, que ajuda a Internet a distinguir um idioma do outro.

Governo sueco rejeita elfdaliano como língua

O Governo nacional da Suécia considera o elfdaliano como um dialeto sueco – não uma língua. Falando na língua nativa, o parlamentar sueco Peter Helander perguntou recentemente ao Parlamento porquê.

Antes que a ministra da Cultura Amanda Lind pudesse responder à pergunta, o presidente do parlamento interrompeu os dois para dizer que, na câmara, só pode ser falado sueco. Helander disse que a “única observação sueca” prova o seu ponto: que o elfdaliano deve ser considerado a sua própria língua.

Esta opinião é partilhada por linguistas de todo o país, segundo Yair Sapir, professor associado de linguística escandinava na Universidade de Kristianstad.

“A distância é tão grande entre o sueco e o elfdaliano que deveria ser reconhecida como um idioma separado”, disse. “Älvdalen é bastante remota, por isso elfdaliano não foi tão influenciado pelo sueco. Devido a essa distância, manteve um caráter mais forte, e também um sentimento mais forte, entre os seus falantes, de que têm algo que é muito diferente e muito importante de preservar.”

Segundo Schütt, sempre que uma língua morre é um momento triste. Para ela, perder elfdaliano seria uma perda especialmente trágica. “É uma parte da nossa identidade. É parte da nossa cultura”, disse. “E se parte da sua identidade e cultura morre, uma parte de si morre.”

Fazer com que o elfdaliano seja reconhecido como uma língua pelo governo sueco é a chave para garantir que a morte não chega. “Se conseguirmos o reconhecimento, será muito mais fácil entrar no sistema escolar. E se quisermos ter sucesso com os nossos objetivos de revitalizar o nosso idioma, temos de ensinar a nossa geração mais jovem.”

Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …