É oficial: Vitinha deixa FC Porto e assina pelo Paris Saint-Germain por 41,5 milhões

1

José Coelho / Lusa

O internacional português Vítor Ferreira vai jogar no Paris Saint-Germain, comunicou hoje o FC Porto à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), com os campeões nacionais de futebol a receberem 41,525 milhões de euros (ME) pelo médio.

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 29.º Q do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com o Paris Saint-Germain FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Vitor Ferreira pelo valor de 41,525M€”, refere o documento.

Segundo os ‘dragões’, o FC Porto terá “encargos com serviços de intermediação de quatro milhões de euros”.

O clube francês também já confirmou a transferência, informando que o médio assinou um contrato de cinco temporadas, que o vai ligar ao campeão francês até 2027.

Os 41,525M€ indicados ultrapassam a atual cláusula de rescisão de Vitinha, no valor de 40 milhões de euros, pelo que, havendo acordo entre o jogador e o novo clube, o FC Porto fica obrigado a aceitar a transferência — restando-lhe lamentar a saída de médio enquanto se dirige ao banco para depositar a verba recebida.

Segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, que tem dado em primeira mão algumas das transferências mais marcantes do mercado de futebol, o PSG nem hesita em pagar esta quantia por um reforço “considerado um jogador de ponta para o presente e o futuro“.

No PSG, o jogador de 22 anos vai ter como colegas de equipa os internacionais portugueses Danilo Pereira, também ex-FC Porto, e Nuno Mendes, ex-Sporting

Esta época, o médio foi escolha habitual de Sérgio Conceição a caminho da conquista do campeonato e da Taça de Portugal, marcando quatro golos em 47 jogos disputados.

Antigo campeão da UEFA Youth League pelos ‘dragões’, Vitinha estreou-se na equipa principal do clube a que chegou em 2011 na época 2019/20, alinhando em 12 partidas de forma alternada com a equipa B.

Na época seguinte, Vitinha, FC Porto, marcando um golo em 22 partidas, e regressou para ser importante no esquema do campeão nacional, com as boas exibições a valerem-lhe a chamada à seleção ‘AA’.

Estreou-se em março pela equipa das ‘quinas’, ao entrar aos 90 minutos da vitória sobre a Macedónia do Norte (2-0), seguindo-se jogos, já em junho, para a Liga das Nações, nomeadamente a vitória frente à República Checa (2-0) e a derrota diante da Suíça (1-0).

O Paris Saint-Germain, liderado pelos ‘astros’ Messi, Neymar e Mbappé, foi campeão francês em 2021/22, mas acabou eliminado logo nos oitavos de final da Liga dos Campeões, pelo Real Madrid, que viria a conquistar o troféu.

A transferência de Vitinha, após a saída do seu colega no meio-campo azul e branco Fábio Vieira, que assinou pelo Arsenal, tem lançado alguma controvérsia.

De acordo com o Record, a venda dos dois médios criou um clima de tensão entre a SAD portista e o treinador Sérgio Conceição, que estaria decidido a “travar” a venda de Vitinha, conformando-se com a saída de Fábio Vieira — cenário tornado insustentável no momento em que o PSG bate a cláusula de rescisão do jogador.

Também nas redes sociais os adeptos do FC Porto questionam a estratégia da SAD quanto às transferências de jogadores, nomeadamente relativamente aos valores envolvidos — em particular quando por valores abaixo das respetivas cláusulas.

Entretanto, os ‘dragões’ começaram já a sondar o mercado à procura de alternativas para preencher o lugar dos dois médios na equipa — e Camara pode ser o primeiro a  tapar o “buraco” das saídas de Vitinha e Fábio Vieira.

  ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Não se compreende como é que o FCP não conseguiu ter o Fábio Vieira e o Vitinha mais uma ou duas épocas. Dois dos melhores talentos jovens de sempre vendidos ao desbarato. Estou convencido que após mais uma ou duas épocas sairiam por muito mais. Já para não falar da possibilidade de ganhar muitos troféus com jogadores como estes.
    Ficará o Sérgio no Porto com uma gestão destas?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.