Negócios Fábio Vieira e Vitinha revoltam portistas. Villas-Boas ganha força na corrida à sucessão de Pinto da Costa

3

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

A transferência de Fábio Vieira para o Arsenal e a possibilidade de Vitinha também deixar o FC Porto deixam os adeptos do clube revoltados. Quando se coloca em causa a gestão da SAD, André Villas-Boas parece confirmar que vai avançar com uma candidatura à presidência do FC Porto.

São tempos difíceis para os adeptos do FC Porto que estão preocupados com o futuro da equipa de futebol face a saídas importantes do plantel neste mercado de Verão.

A transferência de Fábio Vieira para o Arsenal é já uma certeza. O FC Porto anuncia “um princípio de acordo” com os ‘gunners’ em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Está em causa a venda do passe “a título definitivo” por “40 milhões de euros, sendo que destes, cinco milhões de euros estão dependentes da concretização de objectivos desportivos”, aponta ainda o clube.

“O acordo final está ainda a ser ultimado esperando-se a sua concretização nos próximos dias”, vinca, por fim, a SAD portista.

Mas, além do jogador de 22 anos que fez a formação no FC Porto desde os oito anos, também Vitinha pode deixar o clube rumo à Premier League. O Manchester United tem sido dado como o principal candidato a contratar o médio, igualmente com 22 anos.

Pinto da Costa já confirmou que “houve uma oferta concreta, de um valor considerável, pelo Vitinha”, salientando que o FC Porto não a aceitou e que apontou para a cláusula de rescisão do jogador, que é de 40 milhões de euros.

“Os adeptos podem estar descansados. Um euro abaixo da cláusula de rescisão e o Vitinha não sai“, garante o presidente do FC Porto.

“Clima de tensão” entre Sérgio Conceição e a SAD

O treinador Sérgio Conceição estará decidido a “travar” a venda de Vitinha, conformando-se com a saída de Fábio Vieira, como sublinha o Record.

O desportivo refere que o técnico está desagradado com a possibilidade de Vitinha sair, notando que esta possível transferência está “a gerar o agravamento de um clima de tensão entre o treinador e a SAD que pode reabrir as feridas da saída de Luis Díaz em Janeiro e que chegaram a colocar em causa a continuidade de Conceição no FC Porto”.

O desejo do técnico é que a SAD convença Vitinha a renovar, “premiando-o pela sua afirmação, elevando a cláusula e adiando a sua saída durante pelo menos mais uma época”, aponta ainda o Record.

Adeptos revoltados

Entretanto, nas redes sociais, os adeptos do FC Porto questionam a estratégia da SAD quanto às transferências de jogadores, nomeadamente relativamente aos valores envolvidos.

Pelo meio surgem as comparações com negócios feitos, recentemente, pelo Benfica que vendeu Darwin Nuñez ao Liverpool por 75 milhões de euros, mais 25 milhões de euros por objectivos concretizados.

André Villas-Boas candidato em 2024?

As críticas à SAD portista chegam, inclusive, a Pinto da Costa, apesar de todo o seu historial e do reconhecimento por tudo o que o FC Porto conseguiu durante o seu “reinado”.

Neste sentido, ganham força as próximas eleições para a presidência do clube, em 2024, altura em que André Villas-Boas deverá candidatar-se à sucessão a Pinto da Costa. É o próprio ex-treinador portista quem o assume numa mensagem, em conversa privada, no Instagram com um adepto do FC Porto, como transcreve o Diário de Notícias (DN).

“Que 2024 chegue logo e vença as eleições, já não se aguenta tamanha incompetência desta SAD e deste presidente, precisamos de alguém que queira realmente o melhor para o clube. Assuma logo a presidência por amor de Deus”, escreveu o tal adepto portista numa mensagem dirigida a André Villas-Boas, segundo cita o DN.

“Obrigado Ruben. Assim será. Com o vosso apoio”, respondeu Villas-Boas, ainda segundo o mesmo jornal, dando a entender que será mesmo candidato. Em 2024, se verá.

Susana Valente, ZAP //

3 Comments

  1. Isto é uma vergonha. Má gestão no mínimo, se é que não estamos na presença de algo ainda mais grave. Muitos jogadores foram vendidos mas o que é certo é que o clube não tem dinheiro para nada. Já foi uma vergonha a venda do Diaz pelos valores em causa. Um jogador como o Diaz nunca podia ser vendido por menos de 80 milhões. No mínimo. Agora virem com o Fábio Vieira e Vitinha por trocos?!!!!
    Isto tudo cheira mal. Está na altura de mudar a direção e perceber o que foi feito nos últimos anos com o dinheiro das vendas dos jogadores, das comissões pagas a empresários (e a que empresários), das ligações do clube à claque e por aí fora. Força Villas Boas! O clube precisa de mudança.
    Dizia o Pinto que o Sérgio lhe tinha ligado de Paris e que estaria na Torre Eiffel, a avaliar pelo vento. Pois a mim também me ligou o Pinto e penso que era a partir de um lar ali a caminho da Foz, a avaliar pelo barulho das arrastadeiras.

  2. acho que faz muito bem, candidatar,se. è inegável o seu amor ao Porto, nao é parasita a vaguear à volta dos cofres do Porto e tem competência, para alem de ser jovem e o Porto precisar rapidamente de renovar a sua estrutura administrativa e dirigente. Estamos fartos de ver vender os nossos anéis e não vermos melhoria económica ao clube, Apesar dos muitos milhões que entrou no clube pela venda de jogadores , cada vez mais notamos o quão perto da bancarrota nos encontramos, Mas uma coisa é certinha, os ordenados da administração sao sempre atualizados…OU seja vejo 2 futuros presidentes possiveis , ou André Vilas Boas, ou António Oliveira. Nao precisam do Porto para comer, nem precisam de se governar, como acontece aos que estao no FCP. Só estão contra a mudança, quem arrasta a asa nos cofres do Porto

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.