“É muito tarde”. Juppé não será candidato às presidenciais francesas

francediplomatie / Flickr

O ex-primeiro-ministro francês Alain Juppé

O ex-primeiro-ministro francês Alain Juppé

O ex-primeiro-ministro francês anunciou esta segunda-feira que não será candidato às presidenciais francesas, caso Fillon retire a sua candidatura, considerando que a “obstinação” do ainda candidato criou “um impasse”.

“Confirmo de uma vez por todas que não serei candidato à Presidência da República”, declarou à imprensa Alain Juppé, de 71 anos, adversário derrotado de Fillon nas primárias da direita em novembro.

Juppé reconheceu que “é demasiado tarde” e que não encarna “a renovação” que os franceses exigem.

A declaração de Juppé, feita em Bordéus, onde é presidente da Câmara, acontece minutos depois de o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy ter proposto uma reunião a três com o candidato da direita ao Eliseu, François Fillon, e o próprio Juppé – o candidato derrotado nas primárias do partido -, para “encontrar uma saída digna e credível para uma situação que não pode continuar”.

Sarkozy, também antigo presidente do partido conservador, manifestou através de um comunicado que, “perante a gravidade da situação (…), cada um deve fazer tudo para preservar a unidade”.

O ex-presidente diz que a situação é insustentável e “cria uma profunda consternação nos franceses”.

Esta é a primeira vez que Sarkozy se manifesta publicamente em relação à situação de Fillon, que reiterou no domingo a intenção de manter a candidatura, não obstante enfrentar uma provável acusação criminal no próximo dia 15 de março, devido ao caso dos empregos falsos que alegadamente terá concedido à sua mulher e filhos.

O ainda candidato conservador manteve conversações telefónicas com várias grandes figuras do partido nos últimos dias, mas não houve qualquer encontro a três, como propõe Sarkozy.

Pedido de desculpas

Num evento perante dezenas de milhares de apoiantes este domingo em Paris, Fillon carregou contra os seus correligionários, que lhe retiraram o apoio nos últimos dias.

“Eles pensam que estou só, querem que esteja só, obrigado pela vossa presença”, disse.

“Sei bem, creiam-me, qual é a minha parte de responsabilidade nesta provação. Além das traições, do calendário judicial, da campanha de difamação, é culpa minha que este projeto (…), em que vocês acreditam, se depare com tantas dificuldades”, referiu Fillon.

A “grande concentração popular” organizada perto da Torre Eiffel é uma resposta aos que pedem a sua retirada.

Fillon, que fez 63 anos no sábado, reafirmou que é um homem “honesto” que “passou a vida ao serviço do interesse geral”.

Devo-vos desculpas, incluindo a de defender a minha honra e a da minha mulher quando o essencial é, para vocês como para mim, defender o nosso país”, insistiu o candidato conservador, que desde quarta-feira vê sucederem-se os anúncios de demissão de responsáveis da sua campanha, a pouco mais de mês e meio da primeira volta das eleições.

“Fillon, continua, a França precisa de ti“, gritaram os seus apoiantes numa maré de bandeiras azuis, brancas e vermelhas.

Segundo uma sondagem do Ifop, 71% dos franceses não deseja que Fillon mantenha a sua candidatura às presidenciais.

Uma sondagem divulgada na sexta-feira indica que Juppé venceria a primeira volta das presidenciais se substituísse Fillon, e poderia afastar a candidata da extrema-direita Marine Le Pen da segunda volta.

O estudo de opinião, realizado pelo instituto Odoxa para a France 2 e com uma margem de erro de 3%, concluiu que o ex-primeiro-ministro e atual presidente da câmara de Bordéus reuniria 26,5% das intenções de voto, o centrista independente Emmanuel Macron 25% e Marine Le Pen 24%.

Segundo a sondagem, se Fillon mantiver a candidatura é eliminado na primeira volta, com 19% das intenções de voto, atrás de Macron (27%), que surge pela primeira vez no primeiro lugar, e de Le Pen (25,5%).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …