Email sobre declaração de IRS é falso

Autoridade Tributária deixa alerta sobre uma mensagem que circula sobre alegadas incorreções na declaração de IRS.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou nesta segunda-feira que há contribuintes a receberem um ‘email’ fraudulento.

Nessa mensagem, os contribuintes são informados de que há incorreções na declaração de IRS, pedindo que não acedam ao ‘link’ enviado.

Um dos exemplos divulgados pelo fisco diz “Aviso importante! Identificamos divergências no seu IRS” e tem um ‘link’ para o utilizador aceder.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos ‘links’ sugeridos”, afirma o fisco num comunicado, pedindo aos contribuintes que não façam esta operação.

As tentativas de burla relacionadas com a AT e com a própria declaração de IRS não são novas.

Já neste ano, quando abriu a “janela” de entrega de declaração de IRS relativa a 2022, começaram a circular outros ‘emails’ com intenções criminosas.

Na altura, as mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT pediam para o visado carregar num ‘link’ para proceder à alteração das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Também eram mensagens falsas e que deveriam ser ignoradas.

Mais recentemente, e noutro contexto, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) avisou que há criminosos a simularem que são seus funcionários para obter assinaturas para burlas. São contactos frequentes, reforçou a Anacom.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.