E a primeira vez que o bebé falou, disse… pad

bebe tablet

A tecnologia está tão inserida na vida familiar que, de acordo com um estudo, tem alterado a forma como as crianças falam. Mais de um em cada oito pais afirmam que a primeira palavra do filho foi “pad” (bloco, ou tablet), substituindo as habituais “mamã” e “papá”.

A pesquisa, encomendada pela Tech21 no passado mês de Julho, contou com um total de 3.614 participantes adultos.

Os resultados revelaram que 81% das crianças acabam por partir os seus dispositivos, deixando-os cair ao chão, sendo o carro da família a área mais perigosa para danos em tablets – 45% dos pais reivindicam acidentes ocorridos a entrar e a sair do veículo, noticia o Daily Mail.

A pesquisa também concluiu que 25% das crianças partiu os ecrãs pelo menos uma vez no último ano, com os acidentes a ocorrerem mais na sala de estar e na cozinha.

Relativamente ao tempo de uso do tablet por parte dos mais novos, quatro em cada 10 pais assumem permitir que os seus filhos o usem por, pelo menos, uma hora por dia. Porém, 7% assume que os seus filhos passam cerca de três a quatro horas por dia com o dispositivo.

Embora a maioria dos tablets sejam utilizados por crianças em idade escolar, 12% afirma deixar os seus bebés, de dois anos ou menos, usá-los com frequência.

Esta pesquisa surge na sequência de uma outra recente, na qual participaram dois mil adultos, que concluiu que os pais estão a gastar uma fortuna em dispositivos, a cada 12 meses, para os seus filhos.

Os resultados deste estudo, encomendado pela empresa de energia americana E.ON, revelaram que, actualmente, uma criança possui cerca de quatro dispositivos, com os pais a gastar, em média, 370 euros por ano, por criança.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2100, não haverá tartarugas macho (e a culpa é das alterações climáticas)

https://vimeo.com/348240908 As tartarugas-marinhas-comuns nascidas num terreno fértil em Cabo Verde serão todas fêmeas por causa das mudanças climáticas, alertou um novo estudo. Mesmo sob um cenário de baixas emissões, 99,86% das crias de tartarugas seriam fêmeas até …

Aerogel de sílica pode ser a substância necessária para tornar Marte habitável

Marte é um lugar bastante inóspito e a NASA recentemente mostrou que não é possível transformá-lo numa "segunda Terra". No entanto, investigadores de Harvard mostraram que camadas finas de aerogel de sílica podem aquecer a superfície …

Revelada a primeira fotografia de entrelaçamento quântico

Pela primeira vez na História, os cientistas capturaram uma fotografia de entrelaçamento quântico - um fenómeno tão estranho que o físico Albert Einstein o descreveu como "uma ação fantasmagórica à distância". A imagem foi capturada por …

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …