A escolha para 2022 do Pantone Color Institute inspirou-se na tecnologia digital e no metaverso. Pela primeira vez em mais de 20 anos, foi desenvolvida uma matiz completamente nova.
É uma tradição anual dos especialistas do Pantone Color Institute. Qual é a cor que vai ditar a moda e o design gráfico deste ano? A escolha para 2022 recaiu sobre a Very Peri (Pantone 17-3938), que o grupo descreve como uma “matiz azul pervinca dinâmica com um subtom violeta vermelho vivificante“.
A cor combina a familiaridade e a constância do azul com o sentimento refrescante e energético do vermelho, que simboliza o dinamismo, a criatividade, a imaginação e o avanço. Os especialistas acreditam que a Very Peri é um “símbolo do zeitgeist global do momento e da transição que estamos a viver”, aponta o The Internet Protocol.
“À medida que emergimos de um período intenso de isolação, as nossas noções e critérios estão a mudar, e as nossas vidas físicas e digitais fundiram-se de novas formas”, revelou o instituto.
O Pantone não se limitou a escolher apenas uma cor este ano, tendo desenvolvido uma matiz completamente nova pela primeira vez em mais de 20 anos, com um foco nos eventos mundiais e explorando a agenda global para refletir a transformação que estamos a viver.
A criação da cor recorreu à tecnologia digital, que se está a tornar uma parte integral da nossa vida, e ao metaverso. Com as tendências de videojogos, a popularidade do metaverso e o crescimento da comunidade artística, a Very Peri mostra como as tendências de cores digitais se manifestam na realidade física e vice-versa.
A escolha da cor do ano exige muitas pesquisas cuidadosas e análises às modas. Os especialistas do Pantone estão constantemente a explorar várias indústrias, como do entretenimento, do cinema, da moda, todas as áreas do design, a arte, video-jogos e destinos de viagens populares.
A Microsoft até já introduzir novos papéis de parede inspirados da cor do ano do Pantone. As escolhas para 2021 foram duas cores — 7-5104 Ultimate Gray e 13-0647 Illuminating.