“Dux” João Gouveia faltou ao debate instrutório sobre tragédia do Meco

RTP

Simulação RTP do jogo de praxe da praia do Meco

João Gouveia, o dux da universidade Lusófona, faltou esta segunda-feira ao debate instrutório sobre a morte dos seis jovens na praia do Meco, a decorrer no Tribunal de Setúbal.

À entrada do tribunal, o pai de João Gouveia, único arguido na investigação sobre a morte de seis jovens na praia do Meco, em 2013, anunciou que o filho estaria hoje ausente do tribunal, o primeiro dia de debate instrutório, no tribunal de Setúbal.

“No final da audiência, terão oportunidade de saber” porque não veio João Gouveia, disse aos jornalistas o pai do sobrevivente da tragédia na praia do Meco, ocorrida em dezembro de 2013, que, tal como o filho, também se chama João Gouveia.

A primeira sessão do debate instrutório, em que estava prevista a audição de João Gouveia e de mais três testemunhas, decorre no tribunal de Setúbal à porta fechada.

Familiares dos seis jovens que morreram na praia do Meco reafirmaram esta manhã que pretendem apenas conhecer toda a verdade do que se passou na madrugada de 15 de dezembro de 2013 e estranham que João Gouveia, filho, nunca os tivesse enfrentado para contar o que se passou na noite em que perderam os filhos.

O advogado das famílias das vítimas pediu a abertura de instrução do inquérito instaurado na sequência da morte dos seis alunos da Universidade Lusófona de Lisboa, arquivado anteriormente pelo procurador do Ministério Público do Tribunal da Almada.

Questionado pelos jornalistas, o pai de João Gouveia escusou-se a dizer se terá havido ou não um ritual de praxe na noite em que morreram os seis jovens, remetendo para a investigação do Ministério Público, que inicialmente, foi arquivada.

“As coisas estão claras como água quanto a isso. Está ali preto no branco. Basta lerem os termos da investigação”, disse.

O pai do arguido João Gouveia referiu ainda compreender a dor dos familiares dos seis jovens, mas lembrou que o próprio filho também vai ter de viver com aquilo que aconteceu para o resto da vida e lamentou que se esteja a “transformar um drama real num drama de faca e alguidar”.

O dux é o único sobrevivente da tragédia que causou a morte dos seis jovens, na praia do Meco, é também o único arguido no processo, que começa esta segunda-feira, a pedido das famílias das vítimas.

Arguido João Gouveia prescinde de prestar declarações

Já à saída do Tribunal de Setúbal, a advogada do arguido João Gouveia revelou que o seu cliente prescindiu do direito de ser ouvido na fase de instrução do processo relacionado com a morte de seis jovens na praia do Meco, em dezembro de 2013.

“Durante o inquérito, o João Miguel Gouveia falou durante várias sessões, todas elas durante mais de 10 horas”, disse Paula Brum, assegurando que o inquérito seguiu todas as pistas de investigação e que o arguido não tem nada a acrescentar sobre o processo.

“O despacho de arquivamento diz da total inexistência de indícios da prática de qualquer crime”, acrescentou Paula Brum.

O advogado das famílias dos seis jovens, Vitor Parente Ribeiro acredita, no entanto, que a fase de instrução poderá esclarecer algumas questões e, eventualmente, abrir caminho à realização de julgamento.

“Com um contra-inetrrogatório, fica mais claro o que é que efetivamente acontecia, a imagem que exiostia sobre o Dux no COPA, coisa que até este momento nunca tinha acontecido”, disse Vítor Parente Ribeiro.

A instrução do processo, que hoje teve início no Tribunal de Setúbal, prossegue na sexta-feira, a partir das 13h30, com a inquirição de um perito do Instituto de Medicina Legal, a que se segue o debate instrutório, aberto à comunicação social.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …