“Dux” João Gouveia faltou ao debate instrutório sobre tragédia do Meco

RTP

Simulação RTP do jogo de praxe da praia do Meco

João Gouveia, o dux da universidade Lusófona, faltou esta segunda-feira ao debate instrutório sobre a morte dos seis jovens na praia do Meco, a decorrer no Tribunal de Setúbal.

À entrada do tribunal, o pai de João Gouveia, único arguido na investigação sobre a morte de seis jovens na praia do Meco, em 2013, anunciou que o filho estaria hoje ausente do tribunal, o primeiro dia de debate instrutório, no tribunal de Setúbal.

“No final da audiência, terão oportunidade de saber” porque não veio João Gouveia, disse aos jornalistas o pai do sobrevivente da tragédia na praia do Meco, ocorrida em dezembro de 2013, que, tal como o filho, também se chama João Gouveia.

A primeira sessão do debate instrutório, em que estava prevista a audição de João Gouveia e de mais três testemunhas, decorre no tribunal de Setúbal à porta fechada.

Familiares dos seis jovens que morreram na praia do Meco reafirmaram esta manhã que pretendem apenas conhecer toda a verdade do que se passou na madrugada de 15 de dezembro de 2013 e estranham que João Gouveia, filho, nunca os tivesse enfrentado para contar o que se passou na noite em que perderam os filhos.

O advogado das famílias das vítimas pediu a abertura de instrução do inquérito instaurado na sequência da morte dos seis alunos da Universidade Lusófona de Lisboa, arquivado anteriormente pelo procurador do Ministério Público do Tribunal da Almada.

Questionado pelos jornalistas, o pai de João Gouveia escusou-se a dizer se terá havido ou não um ritual de praxe na noite em que morreram os seis jovens, remetendo para a investigação do Ministério Público, que inicialmente, foi arquivada.

“As coisas estão claras como água quanto a isso. Está ali preto no branco. Basta lerem os termos da investigação”, disse.

O pai do arguido João Gouveia referiu ainda compreender a dor dos familiares dos seis jovens, mas lembrou que o próprio filho também vai ter de viver com aquilo que aconteceu para o resto da vida e lamentou que se esteja a “transformar um drama real num drama de faca e alguidar”.

O dux é o único sobrevivente da tragédia que causou a morte dos seis jovens, na praia do Meco, é também o único arguido no processo, que começa esta segunda-feira, a pedido das famílias das vítimas.

Arguido João Gouveia prescinde de prestar declarações

Já à saída do Tribunal de Setúbal, a advogada do arguido João Gouveia revelou que o seu cliente prescindiu do direito de ser ouvido na fase de instrução do processo relacionado com a morte de seis jovens na praia do Meco, em dezembro de 2013.

“Durante o inquérito, o João Miguel Gouveia falou durante várias sessões, todas elas durante mais de 10 horas”, disse Paula Brum, assegurando que o inquérito seguiu todas as pistas de investigação e que o arguido não tem nada a acrescentar sobre o processo.

“O despacho de arquivamento diz da total inexistência de indícios da prática de qualquer crime”, acrescentou Paula Brum.

O advogado das famílias dos seis jovens, Vitor Parente Ribeiro acredita, no entanto, que a fase de instrução poderá esclarecer algumas questões e, eventualmente, abrir caminho à realização de julgamento.

“Com um contra-inetrrogatório, fica mais claro o que é que efetivamente acontecia, a imagem que exiostia sobre o Dux no COPA, coisa que até este momento nunca tinha acontecido”, disse Vítor Parente Ribeiro.

A instrução do processo, que hoje teve início no Tribunal de Setúbal, prossegue na sexta-feira, a partir das 13h30, com a inquirição de um perito do Instituto de Medicina Legal, a que se segue o debate instrutório, aberto à comunicação social.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …