Durão passou a “lobista” na CE, mas com pensão vitalícia de 18 mil euros

Durão Barroso perdeu os privilégios políticos na Comissão Europeia, depois de ter sido contratado pelo Goldman Sachs, mas mantém o direito a uma pensão vitalícia de 18 mil euros por mês que vai receber quando completar 65 anos.

O ex-presidente da Comissão Europeia passou a persona non grata na União Europeia, sendo agora classificado como “lobista” pelos representantes da instituição, mas isso não lhe retira o direito à pensão vitalícia que lhe é destinada depois de ter estado no cargo durante dez anos.

O El Mundo dá conta desse dado, num tom indignado, notando que Durão Barroso é “um lobista com direito a uma pensão pública vitalícia inalcançável para 99% dos cidadãos europeus“.

O diário fala do que define como o “generoso esquema da CE” que “gela o sangue” da maioria dos europeus e que dá a Durão o direito a receber 65% do salário (de 26 mil euros), que recebia enquanto presidente da CE, até 2018, no caso de o Goldman Sachs não lhe pagar qualquer ordenado.

Estamos a falar de 16.900 euros, valor que Durão terá abdicado, conforme apurou o jornal espanhol junto da Comissão Europeia.

Mas depois de completar 65 anos de idade, o ex-presidente terá ainda direito a receber, a título de pensão vitalícia, 70% do ordenado que auferia, ou seja, 18 mil euros, de acordo com as contas do mesmo jornal.

Actualmente com 60 anos, Durão Barroso tem sido muito contestado por ter aceite o cargo de conselheiro no Goldman Sachs e há já uma petição pública a apelar que perca o direito à referida pensão vitalícia.

O El Mundo trata de notar o momento de crise que abala, sobretudo, os países do Sul da Europa, com destaque para Portugal, para sublinhar que “o escândalo” da contratação de Durão pelo Goldman Sachs deve “servir para que a CE reveja as pensões douradas dos seus membros e, especialmente, quando têm já outros meios de vida privados mais que lucrativos”.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Ganham pouco enquanto são deputados e por isso têm que ter uma pensão vitalicia bem choruda.Nem a pensão deveriam ter direita com os vencimentos que auferem, esses vencimentos já têm a pensão incluída!

  2. Só querem saber do seu próprio umbigo. Esmifram as nossas algibeiras, permitem a usura e depois integram os Quadros dos usurários.

  3. Quando leio todos os comentarios anteriores só me leva a pensar como parte do ze povinho é triste e ignorante. Não que eu tenha grande simpatia pelo Durão Barroso mas apenas por ser Português. Será que os anteriores Presidentes foram melhores ou serão melhores que ele ? Seja como fôr foi um Português que presidiu bem ou mal a uma instituição de prestigio e agora oxalá tenhamos o Sr.Guterres que foi um bom comissários para as migrações e, como sabem, um péssimo primeiro ministro. Já agora aquele idiota Junker que teve as benesses que teve enquanto dirigiu as finanças do seu país. Fosse um outro elemento de um outro país e teria aquela deputada feito aquela triste cena? Só me espanta que uma parte dos imbecis portgueses faça coro com aqueles palhaços internacionais e só esteja preocupado se o Ronaldo é melhor do que o Messi. Enfim, somos o povo que somos e temos os estupoidos que temos.

  4. Afinal onde está o problema? O senhor Barroso terminou um cargo e como está certamente na vida ativa arranjou outro emprego e todo o mundo parece estar contra, pela minha parte acho normal, o que não está normal é esta pensão vitalícia que este senhor recebe assim como a generalidade dos políticos na mesma situação mas aqui não oiço nenhum revoltado contra tais reformas, no fundo é tudo uma seita de chulos fingindo defender uma ética mas na prática a ética deles são as chorudas reformas antes de tempo e mais do que injustificadas e se da outra ética que argumentam não está certo deveriam existir leis explicitas sobre o assunto mas como sobre isso também não lhes interessa porque hoje tu amanhã eu a coisa continua tal como está e vai-se falando de ética quando em causa estiver um adversário politico para eludir os mais desatentos, pobres fantoches!.

  5. O que está em causa não é o direito deste chulo oportunista, arranjar trabalho depois de sair de outro trabalho. Isso é um direito que lhe assiste e é inquestionável. O que está em causa é este chulo oportunista, vir a integrar o quadro duma entidade, comprovadamente mafiosa, cujo papel que assumiu no desencadear da crise económica e financeira mundial é amplamente conhecido, reconhecido e provado. Por outro lado, esta seita mafiosa chamada Goldman Sachs, tem interesses que entram em conflito com os interesses e principios da UE, ora, o que está em causa é, basicamente, o conflito de interesses que podem ser protagonizados por este chulo oportunista, visto conhecer, e bem, os grupos, na UE, susceptíveis de poder mover influências e, desse modo, prejudicar (mais um bocadinho) a Europa.
    Sinceramente, deste chulo oportunista, nunca esperei, nem espero, nada de bom.

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …