Morreu Dumbo, o elefante bebé que dançava para turistas. Tinha as pernas partidas

Dumbo era um elefante bebé do jardim zoológico de Phuket, na Tailândia. O animal morreu com as pernas partidas após ser obrigado a dançar continuamente para divertimento dos turistas.

Dumbo, assim como outros elefantes no jardim zoológico de Phuket, era obrigado a fazer uma dança para alegria dos turistas. O animal morreu no mês passado depois de várias fraturas resultantes de maus tratos.

No hospital veterinário descobriu-se que Dumbo tinha lesões gravíssimas no seu esqueleto. Além disso, o emagrecimento e infeções digestivas contribuíram para a sua morte, com apenas três anos de idade.

Os tratadores do zoo só perceberam que o elefante tinhas as pernas partidas quando foi para o hospital, após colapsar no dia 13 de abril. Apenas uma semana depois, o animal não resistiu aos ferimentos e acabou mesmo por morrer.

A organização defensora dos direitos dos animais Moving Animals gravou e divulgou diversos vídeos que mostravam o animal a ser obrigado a fazer a dança para os turistas.

A revolta na internet foi tanta, que uma petição foi criada para libertar Dumbo, reunindo mais de 200 mil assinaturas. Juntamente foram divulgadas fotos do animal, onde eram explícitas os problemas esqueléticos resultantes da sua atuação.

“O seu corpo esquelético sugeriu claramente que ele não estava bem e poderia estar a sofrer de desnutrição e exaustão”, disse a co-fundadora da Moving Animals, Amy Jones, citada pelo All That’s Interesting.

Apesar da intensa crítica às ações do jardim zoológico tailandês, nada foi feito para remediar a situação e o animal acabou mesmo por morrer. “Ele tinha uma infeção que resultou em diarreia constante e que levou a outras complicações de saúde”, disse um veterinário local que analisou Dumbo.

“Queremos agradecer a todos pelo apoio esmagador ao Dumbo. Esperemos que esteja a encontrar a paz que foi tão cruelmente negada durante a sua vida”, escreveu a Moving Animals, após notícias da morte do elefante.

A organização deixou ainda votos de que este caso incite as autoridades tailandesas a pôr um fim a este tipo de maus-tratos a animais em jardins zoológicos. Apesar disso, o zoo está no direito legal de comprar outro elefante para substituir Dumbo, se assim desejar.

Em sua defesa, o jardim zoológico de Phuket alega que o animal não foi maltratado e que não teve responsabilidade na sua morte, que foi apenas “um acidente horrível“.

A Moving Animals contra-atacou e exige mesmo o fecho do zoológico. A nova petição online agora criada conta já com quase 3 mil assinaturas e tem como objetivo chegar às 100 mil assinaturas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E assim continuamos….
    É com lágrimas no rosto e tristeza no coração que assisto continuamente a minha espécie a maltratar animais, a matar, a queimar, a bater….
    Será que isto algum dia vai ter fim! Sim. Talvez com a nossa extinção.
    O mundo estaria tão melhor sem nós!
    De que servem as tecnologias se continuamos tão medievais no que realmente importa. A vida!
    Se existe Deus, espero que ele tenha um plano para todos estes seres da minha espécie que maltratam animais.

    • Que comentário tão profundo e infelizmente tão correcto :'(
      Maldito ser humano que só pensa em dinheiro e é tão cruel… vamos lá ver o que ainda temos de assistir…
      Um beijinho

    • Infelizmente é uma verdade cruel. Nós os seres ditos “racionais” somos cruéis e DESTRUIDORES. A racionalidade vai levar a destruição do planeta

  2. Para variar nunca ninguém é responsável e enquanto ninguém for responsabilizado situações como esta irão continuar a acontecer!Vergonhoso, nojento e desumano aquilo que os humanos fazem aos animais.
    Os animais gostam mais dos humanos do que os próprios humanos, os humanos não gostam de nada e tudo destroem até nada mais existir!

  3. É inacreditavel essa total insensibilidade em não perceber o estado desse infeliz e indefeso animal..e os outros maiores também devem estar exaustos.. pq será que se apropriam da vida deles dessa maneira??? Quem salvará esses animais dos lobos vestidos de gente?????

RESPONDER

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …