Morreu Dumbo, o elefante bebé que dançava para turistas. Tinha as pernas partidas

Dumbo era um elefante bebé do jardim zoológico de Phuket, na Tailândia. O animal morreu com as pernas partidas após ser obrigado a dançar continuamente para divertimento dos turistas.

Dumbo, assim como outros elefantes no jardim zoológico de Phuket, era obrigado a fazer uma dança para alegria dos turistas. O animal morreu no mês passado depois de várias fraturas resultantes de maus tratos.

No hospital veterinário descobriu-se que Dumbo tinha lesões gravíssimas no seu esqueleto. Além disso, o emagrecimento e infeções digestivas contribuíram para a sua morte, com apenas três anos de idade.

Os tratadores do zoo só perceberam que o elefante tinhas as pernas partidas quando foi para o hospital, após colapsar no dia 13 de abril. Apenas uma semana depois, o animal não resistiu aos ferimentos e acabou mesmo por morrer.

A organização defensora dos direitos dos animais Moving Animals gravou e divulgou diversos vídeos que mostravam o animal a ser obrigado a fazer a dança para os turistas.

A revolta na internet foi tanta, que uma petição foi criada para libertar Dumbo, reunindo mais de 200 mil assinaturas. Juntamente foram divulgadas fotos do animal, onde eram explícitas os problemas esqueléticos resultantes da sua atuação.

“O seu corpo esquelético sugeriu claramente que ele não estava bem e poderia estar a sofrer de desnutrição e exaustão”, disse a co-fundadora da Moving Animals, Amy Jones, citada pelo All That’s Interesting.

Apesar da intensa crítica às ações do jardim zoológico tailandês, nada foi feito para remediar a situação e o animal acabou mesmo por morrer. “Ele tinha uma infeção que resultou em diarreia constante e que levou a outras complicações de saúde”, disse um veterinário local que analisou Dumbo.

“Queremos agradecer a todos pelo apoio esmagador ao Dumbo. Esperemos que esteja a encontrar a paz que foi tão cruelmente negada durante a sua vida”, escreveu a Moving Animals, após notícias da morte do elefante.

A organização deixou ainda votos de que este caso incite as autoridades tailandesas a pôr um fim a este tipo de maus-tratos a animais em jardins zoológicos. Apesar disso, o zoo está no direito legal de comprar outro elefante para substituir Dumbo, se assim desejar.

Em sua defesa, o jardim zoológico de Phuket alega que o animal não foi maltratado e que não teve responsabilidade na sua morte, que foi apenas “um acidente horrível“.

A Moving Animals contra-atacou e exige mesmo o fecho do zoológico. A nova petição online agora criada conta já com quase 3 mil assinaturas e tem como objetivo chegar às 100 mil assinaturas.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E assim continuamos….
    É com lágrimas no rosto e tristeza no coração que assisto continuamente a minha espécie a maltratar animais, a matar, a queimar, a bater….
    Será que isto algum dia vai ter fim! Sim. Talvez com a nossa extinção.
    O mundo estaria tão melhor sem nós!
    De que servem as tecnologias se continuamos tão medievais no que realmente importa. A vida!
    Se existe Deus, espero que ele tenha um plano para todos estes seres da minha espécie que maltratam animais.

    • Que comentário tão profundo e infelizmente tão correcto :'(
      Maldito ser humano que só pensa em dinheiro e é tão cruel… vamos lá ver o que ainda temos de assistir…
      Um beijinho

    • Infelizmente é uma verdade cruel. Nós os seres ditos “racionais” somos cruéis e DESTRUIDORES. A racionalidade vai levar a destruição do planeta

  2. Para variar nunca ninguém é responsável e enquanto ninguém for responsabilizado situações como esta irão continuar a acontecer!Vergonhoso, nojento e desumano aquilo que os humanos fazem aos animais.
    Os animais gostam mais dos humanos do que os próprios humanos, os humanos não gostam de nada e tudo destroem até nada mais existir!

  3. É inacreditavel essa total insensibilidade em não perceber o estado desse infeliz e indefeso animal..e os outros maiores também devem estar exaustos.. pq será que se apropriam da vida deles dessa maneira??? Quem salvará esses animais dos lobos vestidos de gente?????

RESPONDER

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …