Morreu Dumbo, o elefante bebé que dançava para turistas. Tinha as pernas partidas

Dumbo era um elefante bebé do jardim zoológico de Phuket, na Tailândia. O animal morreu com as pernas partidas após ser obrigado a dançar continuamente para divertimento dos turistas.

Dumbo, assim como outros elefantes no jardim zoológico de Phuket, era obrigado a fazer uma dança para alegria dos turistas. O animal morreu no mês passado depois de várias fraturas resultantes de maus tratos.

No hospital veterinário descobriu-se que Dumbo tinha lesões gravíssimas no seu esqueleto. Além disso, o emagrecimento e infeções digestivas contribuíram para a sua morte, com apenas três anos de idade.

Os tratadores do zoo só perceberam que o elefante tinhas as pernas partidas quando foi para o hospital, após colapsar no dia 13 de abril. Apenas uma semana depois, o animal não resistiu aos ferimentos e acabou mesmo por morrer.

A organização defensora dos direitos dos animais Moving Animals gravou e divulgou diversos vídeos que mostravam o animal a ser obrigado a fazer a dança para os turistas.

A revolta na internet foi tanta, que uma petição foi criada para libertar Dumbo, reunindo mais de 200 mil assinaturas. Juntamente foram divulgadas fotos do animal, onde eram explícitas os problemas esqueléticos resultantes da sua atuação.

“O seu corpo esquelético sugeriu claramente que ele não estava bem e poderia estar a sofrer de desnutrição e exaustão”, disse a co-fundadora da Moving Animals, Amy Jones, citada pelo All That’s Interesting.

Apesar da intensa crítica às ações do jardim zoológico tailandês, nada foi feito para remediar a situação e o animal acabou mesmo por morrer. “Ele tinha uma infeção que resultou em diarreia constante e que levou a outras complicações de saúde”, disse um veterinário local que analisou Dumbo.

“Queremos agradecer a todos pelo apoio esmagador ao Dumbo. Esperemos que esteja a encontrar a paz que foi tão cruelmente negada durante a sua vida”, escreveu a Moving Animals, após notícias da morte do elefante.

A organização deixou ainda votos de que este caso incite as autoridades tailandesas a pôr um fim a este tipo de maus-tratos a animais em jardins zoológicos. Apesar disso, o zoo está no direito legal de comprar outro elefante para substituir Dumbo, se assim desejar.

Em sua defesa, o jardim zoológico de Phuket alega que o animal não foi maltratado e que não teve responsabilidade na sua morte, que foi apenas “um acidente horrível“.

A Moving Animals contra-atacou e exige mesmo o fecho do zoológico. A nova petição online agora criada conta já com quase 3 mil assinaturas e tem como objetivo chegar às 100 mil assinaturas.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E assim continuamos….
    É com lágrimas no rosto e tristeza no coração que assisto continuamente a minha espécie a maltratar animais, a matar, a queimar, a bater….
    Será que isto algum dia vai ter fim! Sim. Talvez com a nossa extinção.
    O mundo estaria tão melhor sem nós!
    De que servem as tecnologias se continuamos tão medievais no que realmente importa. A vida!
    Se existe Deus, espero que ele tenha um plano para todos estes seres da minha espécie que maltratam animais.

    • Que comentário tão profundo e infelizmente tão correcto :'(
      Maldito ser humano que só pensa em dinheiro e é tão cruel… vamos lá ver o que ainda temos de assistir…
      Um beijinho

    • Infelizmente é uma verdade cruel. Nós os seres ditos “racionais” somos cruéis e DESTRUIDORES. A racionalidade vai levar a destruição do planeta

  2. Para variar nunca ninguém é responsável e enquanto ninguém for responsabilizado situações como esta irão continuar a acontecer!Vergonhoso, nojento e desumano aquilo que os humanos fazem aos animais.
    Os animais gostam mais dos humanos do que os próprios humanos, os humanos não gostam de nada e tudo destroem até nada mais existir!

  3. É inacreditavel essa total insensibilidade em não perceber o estado desse infeliz e indefeso animal..e os outros maiores também devem estar exaustos.. pq será que se apropriam da vida deles dessa maneira??? Quem salvará esses animais dos lobos vestidos de gente?????

RESPONDER

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …