Morreu Dumbo, o elefante bebé que dançava para turistas. Tinha as pernas partidas

Dumbo era um elefante bebé do jardim zoológico de Phuket, na Tailândia. O animal morreu com as pernas partidas após ser obrigado a dançar continuamente para divertimento dos turistas.

Dumbo, assim como outros elefantes no jardim zoológico de Phuket, era obrigado a fazer uma dança para alegria dos turistas. O animal morreu no mês passado depois de várias fraturas resultantes de maus tratos.

No hospital veterinário descobriu-se que Dumbo tinha lesões gravíssimas no seu esqueleto. Além disso, o emagrecimento e infeções digestivas contribuíram para a sua morte, com apenas três anos de idade.

Os tratadores do zoo só perceberam que o elefante tinhas as pernas partidas quando foi para o hospital, após colapsar no dia 13 de abril. Apenas uma semana depois, o animal não resistiu aos ferimentos e acabou mesmo por morrer.

A organização defensora dos direitos dos animais Moving Animals gravou e divulgou diversos vídeos que mostravam o animal a ser obrigado a fazer a dança para os turistas.

A revolta na internet foi tanta, que uma petição foi criada para libertar Dumbo, reunindo mais de 200 mil assinaturas. Juntamente foram divulgadas fotos do animal, onde eram explícitas os problemas esqueléticos resultantes da sua atuação.

“O seu corpo esquelético sugeriu claramente que ele não estava bem e poderia estar a sofrer de desnutrição e exaustão”, disse a co-fundadora da Moving Animals, Amy Jones, citada pelo All That’s Interesting.

Apesar da intensa crítica às ações do jardim zoológico tailandês, nada foi feito para remediar a situação e o animal acabou mesmo por morrer. “Ele tinha uma infeção que resultou em diarreia constante e que levou a outras complicações de saúde”, disse um veterinário local que analisou Dumbo.

“Queremos agradecer a todos pelo apoio esmagador ao Dumbo. Esperemos que esteja a encontrar a paz que foi tão cruelmente negada durante a sua vida”, escreveu a Moving Animals, após notícias da morte do elefante.

A organização deixou ainda votos de que este caso incite as autoridades tailandesas a pôr um fim a este tipo de maus-tratos a animais em jardins zoológicos. Apesar disso, o zoo está no direito legal de comprar outro elefante para substituir Dumbo, se assim desejar.

Em sua defesa, o jardim zoológico de Phuket alega que o animal não foi maltratado e que não teve responsabilidade na sua morte, que foi apenas “um acidente horrível“.

A Moving Animals contra-atacou e exige mesmo o fecho do zoológico. A nova petição online agora criada conta já com quase 3 mil assinaturas e tem como objetivo chegar às 100 mil assinaturas.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E assim continuamos….
    É com lágrimas no rosto e tristeza no coração que assisto continuamente a minha espécie a maltratar animais, a matar, a queimar, a bater….
    Será que isto algum dia vai ter fim! Sim. Talvez com a nossa extinção.
    O mundo estaria tão melhor sem nós!
    De que servem as tecnologias se continuamos tão medievais no que realmente importa. A vida!
    Se existe Deus, espero que ele tenha um plano para todos estes seres da minha espécie que maltratam animais.

    • Que comentário tão profundo e infelizmente tão correcto :'(
      Maldito ser humano que só pensa em dinheiro e é tão cruel… vamos lá ver o que ainda temos de assistir…
      Um beijinho

    • Infelizmente é uma verdade cruel. Nós os seres ditos “racionais” somos cruéis e DESTRUIDORES. A racionalidade vai levar a destruição do planeta

  2. Para variar nunca ninguém é responsável e enquanto ninguém for responsabilizado situações como esta irão continuar a acontecer!Vergonhoso, nojento e desumano aquilo que os humanos fazem aos animais.
    Os animais gostam mais dos humanos do que os próprios humanos, os humanos não gostam de nada e tudo destroem até nada mais existir!

  3. É inacreditavel essa total insensibilidade em não perceber o estado desse infeliz e indefeso animal..e os outros maiores também devem estar exaustos.. pq será que se apropriam da vida deles dessa maneira??? Quem salvará esses animais dos lobos vestidos de gente?????

RESPONDER

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …