Duas máscaras para combater o SARS-COV-2? Especialistas consideram uma boa estratégia

Maxim Shipenkov / EPA

Alguns especialistas consideram um boa estratégia utilizar duas máscaras de proteção individual sobrepostas para combater a propagação do SARS-COV-2, especialmente quando o novo coronavírus está a evoluir para estripes mais contagiosas, como é o caso da variante detetada no Reino Unido.

A estratégia está diretamente relacionada com a forma de propagação do novo coronavírus, tal como escreve o portal IFL Science.

A utilização de uma máscara não garante uma barreira 100% eficaz contra a transmissão de gotículas infecciosas através da tosse ou do espirro, uma vez que muitas destas são extremamente pequenas. A utilização de dois destes equipamentos de proteção facial aumenta a filtragem das gotículas, diminuindo ainda mais o risco de transmissão.

Uma solução para este problema são as máscaras N95, especialmente projetadas para um maior ajuste facial e com um bloqueio de partículas com uma eficácia de 95%.

Outra solução pode passar pela utilização de duas máscaras, segundo alguns especialistas.

“Uma máscara é como uma pista de obstáculos para as partículas (…) Adicionar uma segunda máscara adiciona uma outra pista de obstáculos, aumentando as probabilidades de a partícula ficar presa antes de passar para o outro lado”, explicou Linsey Marr, especialista em transmissão aérea de vírus e professor de engenharia da Virginia Tech.

No ano passado, Marr publicou um estudo sobre o assunto e descobriu que utilizar duas camadas de máscaras cirúrgicas de alta qualidade ou uma máscara de tecido bem ajustada poderia bloquear até 90% das partículas infeccionadas, um valor próximo da eficácia alcançada pelas máscaras N95.

Também o especialista Anthony Fauci, o principal rosto dos Estados Unidos no combate à pandemia, parece apoiar a ideia. Questionado sobre o portal USA Today sobre as “máscaras duplas”, respondeu: “Sabem, provavelmente sim, porque esta é uma cobertura física para evitar que gotículas e vírus entrem” no corpo humano.

“Então, se tivermos uma cobertura física com uma camada, colocarmos outra camada, faz sentido que seja mais eficaz. E é essa a razão pela qual vemos pessoas com máscara dupla ou a fazer uma versão de uma N95”, explicou.

Seja qual for a máscara utilizada,: é importante que esta esteja bem ajustada ao rosto, cobrindo totalmente o nariz e boca.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.176.000 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo da France-Presse.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 429.202 mortes e 25.598.539 casos, segundo os dados da universidade Johns Hopkins.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Defendo a utilização das máscaras, mas… duas… ao mesmo tempo?! O Estado que dê um bocadinho a cada família… somos pobres. 🙁

    • Pobre sou, tanto que a minha família não tem dinheiro para desperdiçar em três/quatro/cinco smartphones, por exemplo. Dona Margarida, duas máscaras azul-celeste, chinesas, custam 16/17 cêntimos em embalagem de 50, mais baratas que UM dos muitos cigarros que queimo por dia. E há mais, Portugal deve ser dos países europeus onde este tipo de equipamentos é mais acessível, uma máscara N95 pode ser adquirida por 0,79 €, é quanto me custam no “Dia”. Menos de dois meses atrás custavam 1,99, depois 0,99. Cumprimentos.

RESPONDER

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …