/

Duas máscaras para combater o SARS-COV-2? Especialistas consideram uma boa estratégia

5

Maxim Shipenkov / EPA

Alguns especialistas consideram um boa estratégia utilizar duas máscaras de proteção individual sobrepostas para combater a propagação do SARS-COV-2, especialmente quando o novo coronavírus está a evoluir para estripes mais contagiosas, como é o caso da variante detetada no Reino Unido.

A estratégia está diretamente relacionada com a forma de propagação do novo coronavírus, tal como escreve o portal IFL Science.

A utilização de uma máscara não garante uma barreira 100% eficaz contra a transmissão de gotículas infecciosas através da tosse ou do espirro, uma vez que muitas destas são extremamente pequenas. A utilização de dois destes equipamentos de proteção facial aumenta a filtragem das gotículas, diminuindo ainda mais o risco de transmissão.

Uma solução para este problema são as máscaras N95, especialmente projetadas para um maior ajuste facial e com um bloqueio de partículas com uma eficácia de 95%.

Outra solução pode passar pela utilização de duas máscaras, segundo alguns especialistas.

“Uma máscara é como uma pista de obstáculos para as partículas (…) Adicionar uma segunda máscara adiciona uma outra pista de obstáculos, aumentando as probabilidades de a partícula ficar presa antes de passar para o outro lado”, explicou Linsey Marr, especialista em transmissão aérea de vírus e professor de engenharia da Virginia Tech.

No ano passado, Marr publicou um estudo sobre o assunto e descobriu que utilizar duas camadas de máscaras cirúrgicas de alta qualidade ou uma máscara de tecido bem ajustada poderia bloquear até 90% das partículas infeccionadas, um valor próximo da eficácia alcançada pelas máscaras N95.

Também o especialista Anthony Fauci, o principal rosto dos Estados Unidos no combate à pandemia, parece apoiar a ideia. Questionado sobre o portal USA Today sobre as “máscaras duplas”, respondeu: “Sabem, provavelmente sim, porque esta é uma cobertura física para evitar que gotículas e vírus entrem” no corpo humano.

“Então, se tivermos uma cobertura física com uma camada, colocarmos outra camada, faz sentido que seja mais eficaz. E é essa a razão pela qual vemos pessoas com máscara dupla ou a fazer uma versão de uma N95”, explicou.

Seja qual for a máscara utilizada,: é importante que esta esteja bem ajustada ao rosto, cobrindo totalmente o nariz e boca.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.176.000 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo da France-Presse.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 429.202 mortes e 25.598.539 casos, segundo os dados da universidade Johns Hopkins.

ZAP //

5 Comments

  1. Defendo a utilização das máscaras, mas… duas… ao mesmo tempo?! O Estado que dê um bocadinho a cada família… somos pobres. 🙁

    • Pobre sou, tanto que a minha família não tem dinheiro para desperdiçar em três/quatro/cinco smartphones, por exemplo. Dona Margarida, duas máscaras azul-celeste, chinesas, custam 16/17 cêntimos em embalagem de 50, mais baratas que UM dos muitos cigarros que queimo por dia. E há mais, Portugal deve ser dos países europeus onde este tipo de equipamentos é mais acessível, uma máscara N95 pode ser adquirida por 0,79 €, é quanto me custam no “Dia”. Menos de dois meses atrás custavam 1,99, depois 0,99. Cumprimentos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.