Duarte Lima pode sair da prisão daqui a 6 meses (mas antes será expulso do PSD)

António Cotrim / Lusa

Domingos Duarte Lima

Duarte Lima entregou-se na prisão, nesta sexta-feira, para cumprir o que lhe resta da pena a que foi condenado no processo “Homeland”, mas a sua estadia atrás das grades poderá reduzir-se a seis meses. Enquanto isso, o ex-líder parlamentar do PSD vai ser expulso do partido.

O antigo deputado do PSD entregou-se na prisão para cumprir o que lhe resta da pena de 6 anos a que foi condenado no processo “Homeland”, por crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.

A pena inicial, datada de 2014, tinha sido de 10 anos de prisão por burlar o BPN, mas após o recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, o juiz Rui Rangel baixou-a para 6 anos.

Da pena total de 6 anos, Duarte Lima já cumpriu 2 anos e meio em prisão preventiva, 6 meses na prisão e os restantes em casa com pulseira electrónica. Restam-lhe agora 3 anos e meio para cumprir e a Lei determina que a meio da pena, contabilizada daqui a 6 meses, considerando o total da condenação, pode ter direito à liberdade condicional.

Todavia, a libertação de Duarte Lima “é pouco provável” segundo um advogado contactado pelo Público que sublinha que “nos crimes considerados graves, a liberdade condicional raramente é concedida a meio da pena”.

Este advogado acredita que Duarte Lima só sairá em liberdade condicional daqui a ano e meio, ou antes se surgir alguma decisão judicial favorável ao seu caso ou se apresentar algum problema de saúde que o justifique.

Caso a liberdade condicional não lhe seja atribuída daqui a 6 meses, o antigo político pode recorrer da decisão para a Relação de Lisboa, tal como fez Isaltino Morais, conseguindo sair da prisão da Carregueira mais cedo.

PSD avança com expulsão de Duarte Lima

A expulsão de Duarte Lima do PSD está em andamento, com o processo disciplinar aberto ao antigo líder parlamentar a propor a sanção mais pesada.

Os estatutos do PSD determinam a possibilidade de expulsão dos militantes condenados em casos de corrupção.

Uma fonte oficial do PSD confirmou à agência Lusa que o partido vai mesmo avançar para a expulsão de Duarte Lima. A medida deverá ser confirmada pelo Conselho Nacional de Jurisdição do PSD.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se o resultado era para ser este, mais valia estarem quietos e deixarem-no à solta.
    enquanto esteve à espera de ser preso (cadeia) ele andou sempre na boa vida. nao lhe faltava de nada
    aqui se vê o estado da justiça e da politica.
    se fosse um desgracadinho aposto que nao tinha esta reduçao de pena (quase 4 anos)

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …