Duarte Lima pode sair da prisão daqui a 6 meses (mas antes será expulso do PSD)

António Cotrim / Lusa

Domingos Duarte Lima

Duarte Lima entregou-se na prisão, nesta sexta-feira, para cumprir o que lhe resta da pena a que foi condenado no processo “Homeland”, mas a sua estadia atrás das grades poderá reduzir-se a seis meses. Enquanto isso, o ex-líder parlamentar do PSD vai ser expulso do partido.

O antigo deputado do PSD entregou-se na prisão para cumprir o que lhe resta da pena de 6 anos a que foi condenado no processo “Homeland”, por crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.

A pena inicial, datada de 2014, tinha sido de 10 anos de prisão por burlar o BPN, mas após o recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, o juiz Rui Rangel baixou-a para 6 anos.

Da pena total de 6 anos, Duarte Lima já cumpriu 2 anos e meio em prisão preventiva, 6 meses na prisão e os restantes em casa com pulseira electrónica. Restam-lhe agora 3 anos e meio para cumprir e a Lei determina que a meio da pena, contabilizada daqui a 6 meses, considerando o total da condenação, pode ter direito à liberdade condicional.

Todavia, a libertação de Duarte Lima “é pouco provável” segundo um advogado contactado pelo Público que sublinha que “nos crimes considerados graves, a liberdade condicional raramente é concedida a meio da pena”.

Este advogado acredita que Duarte Lima só sairá em liberdade condicional daqui a ano e meio, ou antes se surgir alguma decisão judicial favorável ao seu caso ou se apresentar algum problema de saúde que o justifique.

Caso a liberdade condicional não lhe seja atribuída daqui a 6 meses, o antigo político pode recorrer da decisão para a Relação de Lisboa, tal como fez Isaltino Morais, conseguindo sair da prisão da Carregueira mais cedo.

PSD avança com expulsão de Duarte Lima

A expulsão de Duarte Lima do PSD está em andamento, com o processo disciplinar aberto ao antigo líder parlamentar a propor a sanção mais pesada.

Os estatutos do PSD determinam a possibilidade de expulsão dos militantes condenados em casos de corrupção.

Uma fonte oficial do PSD confirmou à agência Lusa que o partido vai mesmo avançar para a expulsão de Duarte Lima. A medida deverá ser confirmada pelo Conselho Nacional de Jurisdição do PSD.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se o resultado era para ser este, mais valia estarem quietos e deixarem-no à solta.
    enquanto esteve à espera de ser preso (cadeia) ele andou sempre na boa vida. nao lhe faltava de nada
    aqui se vê o estado da justiça e da politica.
    se fosse um desgracadinho aposto que nao tinha esta reduçao de pena (quase 4 anos)

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …