Drones vão vigiar praias australianas para evitar ataques de tubarões

Drones vão vigiar as praias mais populares da Austrália como parte de uma nova estratégia para manter a segurança dos banhistas, depois de uma série de ataques.

A incidência de ataques com tubarões na Austrália é das mais elevadas do mundo, sendo que só este ano se registaram treze ataques em New South Wales, com um morto e sete feridos.

Como resposta a um problema que pode também prejudicar a indústria do turismo, o estado mais populado do país revelou um plano de cinco anos que inclui sonares e vigilância aérea reforçada.

O ministro das indústrias primárias, Niall Blair, explicou que esta abordagem segue as sugestões deixadas por especialistas numa cimeira recente sobre tubarões, em Sydney.

“Temos orgulho em ser a primeira jurisdição no mundo a adotar uma abordagem integrada para manter as nossas praias seguras”, disse.

O plano, com um orçamento de 16 milhões de dólares australianos, cerca de 10 milhões de euros, para proteger banhistas e surfistas, minimizando, ao mesmo tempo, o risco para os tubarões, vai recorrer a drones para disponibilizarem imagens em tempo real, além de vigilância com helicópteros.

Em fevereiro, um surfista japonês morreu depois de um tubarão lhe ter arrancado as pernas. Outros 12 ataques graves registaram-se na costa de New South Wales, com mais de 2.000 quilómetros.

Em 2014 registaram-se apenas três ataques neste estado. Os especialistas acreditam que os ataques estão a aumentar à medida que os desportos aquáticos se tornam mais populares e o peixe se move para mais perto da costa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.