Drone passa a rasar avião da Lufthansa que aterrava em Varsóvia

Um drone passou a cerca de 100 metros de distância de um avião da companhia alemã Lufthansa, que estava prestes a aterrar no aeroporto de Varsóvia, esta segunda-feira, comunicou hoje a agência polaca de Navegação Aérea.

A aeronave, um Embraer 195, encontrava-se a cerca de 10 quilómetros do aeroporto de Varsóvia, na Polónia, a uma altitude de 700 metros, quando os pilotos avistaram um objeto voador.

Apesar do incidente, o objeto não atrapalhou a normal aterragem do avião da Lufthansa. Apesar disso, as rotas das vinte aeronaves seguintes, que tinham como destino Varsóvia, viram as suas rotas alteradas.

A polícia disse hoje que prendeu o suposto operador do drone, um homem de 39 anos de idade, residente na cidade de Piaseczno, perto do aeroporto da capital polaca (Varsóvia Okecie Airport).

O detido poderá ser acusado de pôr em perigo o tráfego aéreo, crime que pode ser punível com uma pena de até oito anos de prisão.

No ano passado ocorreu um episódio semelhante, em Cracóvia, originando a abertura de uma investigação judicial, que, até hoje, não foi concluída.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem 8 anos é muito pouco, no mínimo 15, que sirva de exemplos para os outros. Existem pessoas que continuam a não ter noção do perigo. Os Drones para quem gosta pode ser uma actividade extra (hobbie), alguns estão a fazer que qualquer dia algumas pessoas não o possam ter acesso aos mesmos, por falta de mentalidade de certas pessoas que nasceram limitadas.

RESPONDER

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …