Drone dos EUA matou o organizador de massacre em universidade no Quénia

Quatro veteranos do grupo terrorista al-Shebab, incluindo o alegado organizador do massacre de abril em Garissa, no Quénia, foram hoje mortos na Somália por um drone norte-americano, segundo um porta-voz do ministro do Interior queniano.

“Foi um drone (avião não-tripulado) norte-americano”, declarou Mwenda Njoka, citado pela agência France Presse (AFP), acrescentando porém que “neste tipo de ataques, as forças quenianas dão apoio terrestre e logístico”.

A operação, levada a cabo na madrugada de hoje, terá resultado na morte de Mohamed Mohamud, também conhecido como Dulyadin, Kuno ou Gamadhere, terrorista procurado pelas forças de segurança quenianas desde o massacre de abril deste ano, quando quatro militantes do al-Shebab mataram 148 pessoas, a maioria estudantes, na Universidade de Garissa no nordeste do Quénia, no que foi o ataque mais sangrento do grupo até à data.

Os Estados Unidos têm realizado vários ataques com drones, aeronaves armadas mas não tripuladas, contra os líderes do grupo aliado com a al-Qaida, tendo em setembro de 2014 morto o seu líder, Ahmed Abdi Godane.

O ataque desta quinta-feira acontece quando falta pouco mais de uma semana para o Presidente norte-americano, Barack Obama, visitar o Quénia, país onde tem familiares, pela primeira vez desde o início do seu mandato.

Fontes na Somália citadas pela AFP confirmaram o ataque.

De acordo com líderes tradicionais da localidade de Bardhere, em Gedo, no sul do país, os veículos que transportariam os comandantes extremistas foram atingidos pelo menos por dois mísseis.

“Ouvimos duas grandes explosões, e a informação que nos está a chegar indica que os veículos foram atacados perto de uma base do al-Shebab”, disse Abdiwahab Ali, ancião de uma aldeia perto da área.

Hassan Gesle, outro líder tradicional, afirmou ter sido informado por aldeãos que “um míssil lançado de uma aeronave atingiu um veículo e uma base militar do al-Shebab nas proximidades”.

Imediatamente após o ataque, a rede de telecomunicações em Bardhere foi cortada, tornando impossível o contacto com comandantes do grupo terrorista para confirmação.

Ahmed Bare, oficial das forças armadas somalis em Elwaq, nas imediações do local, declarou que comandantes do al-Shebab estão a tentar sair de Bardhere, uma das poucas localidades na Somália ainda controlada pelos terroristas, em antecipação de um ataque planeado pelas tropas governamentais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …