Drone dos EUA matou o organizador de massacre em universidade no Quénia

Quatro veteranos do grupo terrorista al-Shebab, incluindo o alegado organizador do massacre de abril em Garissa, no Quénia, foram hoje mortos na Somália por um drone norte-americano, segundo um porta-voz do ministro do Interior queniano.

“Foi um drone (avião não-tripulado) norte-americano”, declarou Mwenda Njoka, citado pela agência France Presse (AFP), acrescentando porém que “neste tipo de ataques, as forças quenianas dão apoio terrestre e logístico”.

A operação, levada a cabo na madrugada de hoje, terá resultado na morte de Mohamed Mohamud, também conhecido como Dulyadin, Kuno ou Gamadhere, terrorista procurado pelas forças de segurança quenianas desde o massacre de abril deste ano, quando quatro militantes do al-Shebab mataram 148 pessoas, a maioria estudantes, na Universidade de Garissa no nordeste do Quénia, no que foi o ataque mais sangrento do grupo até à data.

Os Estados Unidos têm realizado vários ataques com drones, aeronaves armadas mas não tripuladas, contra os líderes do grupo aliado com a al-Qaida, tendo em setembro de 2014 morto o seu líder, Ahmed Abdi Godane.

O ataque desta quinta-feira acontece quando falta pouco mais de uma semana para o Presidente norte-americano, Barack Obama, visitar o Quénia, país onde tem familiares, pela primeira vez desde o início do seu mandato.

Fontes na Somália citadas pela AFP confirmaram o ataque.

De acordo com líderes tradicionais da localidade de Bardhere, em Gedo, no sul do país, os veículos que transportariam os comandantes extremistas foram atingidos pelo menos por dois mísseis.

“Ouvimos duas grandes explosões, e a informação que nos está a chegar indica que os veículos foram atacados perto de uma base do al-Shebab”, disse Abdiwahab Ali, ancião de uma aldeia perto da área.

Hassan Gesle, outro líder tradicional, afirmou ter sido informado por aldeãos que “um míssil lançado de uma aeronave atingiu um veículo e uma base militar do al-Shebab nas proximidades”.

Imediatamente após o ataque, a rede de telecomunicações em Bardhere foi cortada, tornando impossível o contacto com comandantes do grupo terrorista para confirmação.

Ahmed Bare, oficial das forças armadas somalis em Elwaq, nas imediações do local, declarou que comandantes do al-Shebab estão a tentar sair de Bardhere, uma das poucas localidades na Somália ainda controlada pelos terroristas, em antecipação de um ataque planeado pelas tropas governamentais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …

Cientistas transformam lixo em medicamento para o Parkinson e aminoácido

Uma equipa de investigadores descobriu uma maneira inovadora de transformar resíduos em num medicamento para tratar a doença de Parkinson e no aminoácido prolina. E que resíduos são estes que podem ser aproveitados? Segundo a Futurity, …

Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao "banquete" do seu buraco negro

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a "dar à luz" cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por …

O Sistema Solar vai desintegrar-se completamente (muito) mais cedo do que se pensava

Astrónomos e físicos têm tentado desvendar o destino final do Sistema Solar há centenas de anos. De acordo com novas simulações, o nosso sistema vai desintegrar-se mais cedo do que se pensava. Um dia, o nosso …

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …