“Droga zombie” que leva ao canibalismo chegou a Portugal

Tânia Rêgo / ABr

-

Conhecida por “droga zombie” ou “flakka“, esta substância tóxica criada na China leva quem a consome a comportamentos psicóticos e canibais e já há relatos de casos detectados em Portugal.

O Jornal de Notícias avança, na sua edição impressa desta quarta-feira, que foram sinalizados 41 casos do uso da “droga zombie no nosso país, 30 em 2015 e 11 em 2016, segundo dados do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.

As autoridades nacionais estão preocupadas com a situação, conforme assinala o diário, tanto mais que estamos perante uma droga que pode, facilmente, comprar-se pela Internet e a preços bem mais acessíveis do que outras substâncias tóxicas, como a cocaína.

Nos EUA, já foram detectados casos de flakka” disfarçada de doces, algo que gera ainda maior preocupação às autoridades.

A substância originária da China é uma droga sintética que leva os consumidores a comportamentos paranóicos e, inclusive, a comerem partes do próprio corpo ou a atacarem outras pessoas.

Considerada muito perigosa e fatal, podendo provocar sérios riscos de saúde, a “droga zombie” já foi associada a vários casos de morte na Europa.

Os seus efeitos para a saúde, a médio e longo prazo, não foram ainda suficientemente estudados.

Pela Internet é possível encontrar vários vídeos que revelam os efeitos terríveis que a “droga zombie” provoca, deixando as pessoas com comportamentos psicóticos, algumas acreditando que são zombies e atacando quem encontram na rua, atirando-se contra carros, sentindo-se perseguidas pelo diabo ou alvo de tiroteios ou, simplesmente, exibindo-se nuas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Sim a parte do zombie e a opinião pública a exagerar claro….as pessoas ficam com alucinações, paranoicas e agressivas, ha pessoa que matam a sangue frio sem consumir droga…como a esta droga provoca um sobre aquecimento do corpo as pessoas tiram a roupa, (normal) e têm convoluçoes, não estão possuídas, como dizem….provoca hemorragias internas, por isso cospem sangue, não andaram a comer as mãos, como dizem….tudo tem uma explicação lógica. Daqui a mais estão a dizer que os zombie existem e que vem aí o Apocalipse.

RESPONDER

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …