“Droga zombie” que leva ao canibalismo chegou a Portugal

Tânia Rêgo / ABr

-

Conhecida por “droga zombie” ou “flakka“, esta substância tóxica criada na China leva quem a consome a comportamentos psicóticos e canibais e já há relatos de casos detectados em Portugal.

O Jornal de Notícias avança, na sua edição impressa desta quarta-feira, que foram sinalizados 41 casos do uso da “droga zombie no nosso país, 30 em 2015 e 11 em 2016, segundo dados do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.

As autoridades nacionais estão preocupadas com a situação, conforme assinala o diário, tanto mais que estamos perante uma droga que pode, facilmente, comprar-se pela Internet e a preços bem mais acessíveis do que outras substâncias tóxicas, como a cocaína.

Nos EUA, já foram detectados casos de flakka” disfarçada de doces, algo que gera ainda maior preocupação às autoridades.

A substância originária da China é uma droga sintética que leva os consumidores a comportamentos paranóicos e, inclusive, a comerem partes do próprio corpo ou a atacarem outras pessoas.

Considerada muito perigosa e fatal, podendo provocar sérios riscos de saúde, a “droga zombie” já foi associada a vários casos de morte na Europa.

Os seus efeitos para a saúde, a médio e longo prazo, não foram ainda suficientemente estudados.

Pela Internet é possível encontrar vários vídeos que revelam os efeitos terríveis que a “droga zombie” provoca, deixando as pessoas com comportamentos psicóticos, algumas acreditando que são zombies e atacando quem encontram na rua, atirando-se contra carros, sentindo-se perseguidas pelo diabo ou alvo de tiroteios ou, simplesmente, exibindo-se nuas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Sim a parte do zombie e a opinião pública a exagerar claro….as pessoas ficam com alucinações, paranoicas e agressivas, ha pessoa que matam a sangue frio sem consumir droga…como a esta droga provoca um sobre aquecimento do corpo as pessoas tiram a roupa, (normal) e têm convoluçoes, não estão possuídas, como dizem….provoca hemorragias internas, por isso cospem sangue, não andaram a comer as mãos, como dizem….tudo tem uma explicação lógica. Daqui a mais estão a dizer que os zombie existem e que vem aí o Apocalipse.

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …