Dresden e Dundee: vender milhares de bilhetes e ter o estádio vazio

Adeptos compram bilhetes virtuais, mesmo sabendo que não vão poder entrar no estádio. O Dínamo conseguiu angariar 360 mil euros.

Em tempos de crise, inventam-se soluções. A regra já foi aplicada em vários períodos da História, durante os quais a criatividade surgiu à tona para tentar suavizar ou mesmo superar as fases complicadas. A “fase corona” também chegou ao futebol e também originou alternativas.

No Reino Unido apareceram neste fim-de-semana dois casos de vendas online de bilhetes. Os interessados compraram ingressos mesmo sabendo que não poderiam assistir ao jogo em causa no estádio.

No sábado o Dundee FC recebeu e venceu o Bonnyrigg Rose por 3-2, após prolongamento, em duelo relativo à segunda eliminatória da Taça da Escócia. O estádio esteve vazio, como quase todos na Europa, mas mesmo assim os seus adeptos quiseram ajudar financeiramente o clube.

O Dundee anunciou, quatro dias antes do jogo, que queria “esgotar” virtualmente o Kilmac Stadium. A iniciativa partiu da 1893 Foundation (que está ligada ao Dundee), com o objetivo de auxiliar o clube escocês, vendendo ingressos virtuais por 2.50 libras, cerca de 2.75 euros cada. Em troca, o adepto receberia um bilhete de recordação e um vídeo exclusivo gravado pelo treinador James McPake.

Mais de 2.400 bilhetes tinham sido vendidos, na altura em que o jornal The Courier publicou um artigo sobre o assunto. Ou seja, mais de 6 mil euros angariados. Um porta-voz do clube classificou estes números como uma “resposta fantástica” dos seus adeptos.

Esta ideia não foi original. Os escoceses seguiram o exemplo do Dínamo Dresden, que pouco antes do Natal conseguiu vender mais de 72 mil bilhetes virtuais, a 5 euros cada, para a receção ao SV Darmstadt 98. Os alemães conseguiram 360.560 euros nessa iniciativa, numa altura em que atravessa problemas financeiros.

O Dínamo, multicampeão da República Democrática da Alemanha, está na terceira divisão nacional. Os seus responsáveis já admitiram que, para a presente temporada, preveem prejuízos de cerca de 6 milhões de euros devido à pandemia.

O segundo caso no Reino Unido já foi mencionado no ZAP: o modesto AFC Marine recebeu o Tottenham (0-5) na Taça de Inglaterra e vendeu mais de 30 mil bilhetes virtuais.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …