/

Uma Dragon da SpaceX foi à Estação Espacial levar gelado e café bem forte

Esta segunda-feira, uma cápsula Dragon da Space X chegou à Estação Espacial Internacional (EEI) com quase 3 toneladas de suplementos para os astronautas, incluindo café bem forte, mirtilos do Texas e uma surpresa especial: barras de gelado.

Através de um braço robótico, os astronautas da Estação Espacial Internacional capturaram a Dragon da Space X, carregada com um lote de Death Wish Coffee, conhecido como “o café mais forte do mundo“.

“Gostamos de manter os nossos astronautas super cafeinados”, disse Kirk Shireman, diretor do programa da estação espacial da NASA, brincando com este assunto. Esta inovação na “ementa” deve-se, ma verdade, ao facto de quererem dar aos astronautas uma guloseima diferente e completamente nova.

Mas este assunto não é brincadeira. A comida de um astronauta é extremamente importante dado que é um enorme benefício psicológico. “Quando vivemos num ambiente fechado, comemos o mesmo menu repetidamente. Esta é uma forma de ter algo diferente, um verdadeiro deleite”, sustenta Kirk.

Os mirtilos do Texas não são novidade. Esta fruta faz parte de uma carga tradicional de frutas e legumes frescos que compõem 2,700kg dos suplementos transportados para a Estação Espacial pela Dragon. Já o gelado é especial.

Cerca de 1,700kg a bordo da Dragon são totalmente dedicados à ciência. Ainda assim, sobre um espaço na área dos congelados para uma surpresa especial: barras de gelado para os astronautas.

Além do presente, foram também levadas para o espaço novas plantas, como alface e mostarda wasabi, além de uma tecnologia para testar de que forma as algas poderiam servir como uma potencial fonte de alimento.

O Dragon levou também uma tecnologia de microgravidade que irá testar a eficácia de medicamentos para tratamento do cancro, assim como uma peça de hardware que será montada no exterior da EEI para acompanhar como é que as plantas respondem ao stress térmico e à falta de água.

E, finalmente, o CIMON, um robô criado de raiz para ajudar os astronautas da Estação Espacial Internacional a completar tarefas.

A chegada da Dragon marcou a 15.ª missão de entrega da SpaceX na Estação Espacial Internacional. Antes de voltar à Terra, a cápsula permanecerá ligada à EEI durante um mês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.