Uma Dragon da SpaceX foi à Estação Espacial levar gelado e café bem forte

Esta segunda-feira, uma cápsula Dragon da Space X chegou à Estação Espacial Internacional (EEI) com quase 3 toneladas de suplementos para os astronautas, incluindo café bem forte, mirtilos do Texas e uma surpresa especial: barras de gelado.

Através de um braço robótico, os astronautas da Estação Espacial Internacional capturaram a Dragon da Space X, carregada com um lote de Death Wish Coffee, conhecido como “o café mais forte do mundo“.

“Gostamos de manter os nossos astronautas super cafeinados”, disse Kirk Shireman, diretor do programa da estação espacial da NASA, brincando com este assunto. Esta inovação na “ementa” deve-se, ma verdade, ao facto de quererem dar aos astronautas uma guloseima diferente e completamente nova.

Mas este assunto não é brincadeira. A comida de um astronauta é extremamente importante dado que é um enorme benefício psicológico. “Quando vivemos num ambiente fechado, comemos o mesmo menu repetidamente. Esta é uma forma de ter algo diferente, um verdadeiro deleite”, sustenta Kirk.

Os mirtilos do Texas não são novidade. Esta fruta faz parte de uma carga tradicional de frutas e legumes frescos que compõem 2,700kg dos suplementos transportados para a Estação Espacial pela Dragon. Já o gelado é especial.

Cerca de 1,700kg a bordo da Dragon são totalmente dedicados à ciência. Ainda assim, sobre um espaço na área dos congelados para uma surpresa especial: barras de gelado para os astronautas.

Além do presente, foram também levadas para o espaço novas plantas, como alface e mostarda wasabi, além de uma tecnologia para testar de que forma as algas poderiam servir como uma potencial fonte de alimento.

O Dragon levou também uma tecnologia de microgravidade que irá testar a eficácia de medicamentos para tratamento do cancro, assim como uma peça de hardware que será montada no exterior da EEI para acompanhar como é que as plantas respondem ao stress térmico e à falta de água.

E, finalmente, o CIMON, um robô criado de raiz para ajudar os astronautas da Estação Espacial Internacional a completar tarefas.

A chegada da Dragon marcou a 15.ª missão de entrega da SpaceX na Estação Espacial Internacional. Antes de voltar à Terra, a cápsula permanecerá ligada à EEI durante um mês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …