BCE vai ser “paciente” na subida dos juros

europeancentralbank / Flickr

Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu

O Presidente do BCE garantiu que irá ter uma abordagem cautelosa na subida das taxas de juro, dado que a evolução da economia e dos preços na Zona Euro continua incerta.

Em Sintra, Mario Draghi assegurou que o Banco Central Europeu (BCE) vai ser paciente na subida das taxas de juro, acrescentando que a normalização da política monetária vai ser gradual para se ajustar às incertezas que ameaçam o crescimento eocnómico e a inflação na Zona Euro.

Na semana passada, o BCE anunciou a retirada dos estímulos monetários para o final do ano e revelou que um aumento dos juros só aconteceria no verão de 2019

De acordo com o Eco, no seu discurso de abertura do Forum BCE, na enha Longa, Draghi assegurou que a autoridade monetária vai continuar “paciente na determinação do timing da primeira subida dos juros” e que vai “adotar uma abordagem gradual para ajustar política a partir desse momento”.

Segundo o presidente do BCE, a ampla expansão da economia está a ter efeitos positivos na evolução dos preços. Nos próximos três anos, a taxa de inflação vai estar perto do seu objetivo: abaixo, mas perto dos 2% no médio prazo.

Ainda assim, Draghi referiu que “a incerteza decorrente dos desenvolvimentos económicos permanece ao longo das várias fases deste processo”. O italiano referiu-se “à ameaça do aumento do protecionismo, desencadeado pela imposição de taxas sobre o alumínio e aço pelos EUA, ao aumento dos preços do petróleo devido ao aumento dos riscos geopolíticos no Médio Oriente e à possibilidade de persistir uma elevada volatilidade nos mercados financeiros”.

Por outro lado, há também grandes dificuldades em fazer previsões para a evolução dos preços no consumidor em função do comportamento do salários, fator que deve deixar o BCE ainda mais cauteloso na sua abordagem de política monetéria.

“Mesmo que os salários continuem a aumentar, como esperamos, não podemos excluir que fatores estruturais que estão além do controlo dos bancos centrais impeçam a transmissão dos salários para os preços nos consumidores”, disse.

“Resumindo, a política monetária na Zona Euro vai manter-se paciente, persistente e prudente”, concluiu Mario Draghi.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …