O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi afastado, este domingo, dos oitavos-de-final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense – somando a terceira derrota consecutiva.
No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, o extremo brasileiro Pepê inaugurou o marcador e colocou os “dragões” em vantagem, aos 35 minutos.
Mas, ainda antes do intervalo, o Moreirense empatou com um golo de Luís Asué, aos 41 minutos.
No jogo da quarta eliminatória de prova, a formação orientada por César Peixoto chegou à vantagem aos 77 minutos, com uma grande penalidade, a punir mão de Francisco Moura, convertida por Alanzinho.
Reviravolta ✅, Alan coloca o Moreirense na frente 👌#sporttvportugal #TAÇAnasporttv #taçadeportugal #MoreireseFC #FCPorto pic.twitter.com/XPH0nuhjSZ
— sport tv (@sporttvportugal) November 24, 2024
Dragão em crise
O FC Porto somou assim a terceira derrota consecutiva, duas semanas depois de ter sido goleado pelo Benfica, na Luz, por 4-1, para a I Liga, e de ter perdido em Itália com a Lazio (2-1), para a Liga Europa.
De acordo com o Playmaker do Zerozero, o FC Porto já não perdia três vezes consecutivas desde a época 2008/09. Esta temporada, o FC Porto soma mais derrotas (5) fora de casa do que vitórias (4).
3.ª derrota consecutiva do FC Porto, um cenário que não acontecia desde 2008/09 (Dynamo Kyiv – casa -, Leixões – casa – e Naval -fora)
⚠Pior registo de sempre: 4 derrotas consecutivas, que só aconteceu uma vez (1964/65) pic.twitter.com/CAPt34vhv2
— Playmaker (@playmaker_PT) November 24, 2024
No fim do jogo, viram-se muitos lenços brancos pedidos de demissão direcionados a Vítor Bruno, nas afetas ao clube azul-e-branco, em Moreira de Cónegos. A equipa foi também vaiada pelos adeptos: “palhaços, joguem à bola”.
À chegada do autocarro do FC Porto ao Estádio do Dragão – perto das 21h30 e debaixo de chuva -, dezenas de adeptos portistas esperaram pelo autocarro, ao qual arremessaram uma tocha.
Tensão e uma tocha lançada contra autocarro na chegada do FC Porto ao Dragão pic.twitter.com/dOQpUwBGfB
— O Jogo (@ojogo) November 24, 2024
Já depois de o autocarro ter entrado no túnel, André Villas-Boas e Jorge Costa saíram e foram falar com os adeptos visivelmente descontentes.
Villas-Boas e Jorge Costa foram ao exterior do Dragão falar com adeptos pic.twitter.com/QH80XZlX3Y
— O Jogo (@ojogo) November 24, 2024
“Pinto da Costa, allez”
Enquanto o presidente e diretor de futebol do clube falavam com os adeptos, evocou-se o passado do clube azul-e-branco. Os adeptos demonstraram alguma saudade do anterior presidente ao cantar: “Pinto da Costa, allez”.
Ouviu-se “Pinto da Costa, allez” quando Villas-Boas falava aos adeptos do FC Porto pic.twitter.com/bOYDLqtqHI
— O Jogo (@ojogo) November 24, 2024
Segundo o Correio da Manhã, esta segunda-feira, Vítor Bruno chegou ao Olival com segurança privada.
Neste fim-de-semana, o FC Porto viu os rivais passarem à fase seguinte da Prova Rainha, depois de duas goleadas caseiras.
Na sexta-feira, o Sporting ganhou 6-0 ao Amarante; já o Benfica “deu” 7-0 ao Estrela da Amadora, este sábado.
De relembrar que o FC Porto ganhou as últimas três edições.
O FC Porto na Taça 🇵🇹:
➡ Somava 22 vitórias consecutivas
➡ Não perdia desde março de 2021 (2-3 frente ao SC Braga)
➡ Fora, não perdia desde abril de 2018 (1-0 frente ao Sporting) pic.twitter.com/7VPau9J5OO— Playmaker (@playmaker_PT) November 24, 2024
Nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Moreirense vai defrontar o Gil Vicente, também da I Liga, que hoje se impôs por 2-0 ao Vila Real, do quarto escalão.
ZAP // Lusa
Quando é que isto acaba, uma novela sem fim. Odeio futebol por isto.
Dezenas de energumenos cantam por sentirem a falta de quem lhes deu mama. Ja nao se lembram dos ataques a Coadrianse e a outros treinadores…
Tempos que preferem nao lembrar, e que felizmente nao se repetirão
Têm saudades do Pinto da Costa, mas deram 80% ao outro. PC e Sérgio Conceição devem estar a rir-se disto tudo! PC sempre!