Ministério perdeu o rasto a dossier de amigos de Sócrates

imanente / Flickr

O Ministério da Administração Interna (MAI) perdeu o rasto a um dossier sobre uma empresa do empresário amigo de José Sócrates, Carlos Santos Silva, no âmbito de obras de construção que não correram como devido. Não se consegue, assim, apurar o valor do prejuízo para o Estado.

O caso envolve a empresa Conegil, de que Carlos Santos Silva, o famoso amigo de José Sócrates envolvido na Operação Marquês, foi um dos sócios.

A empresa, que decretou a falência em 2003, ganhou o concurso para a construção de uma esquadra da PSP em Cascais, uma obra orçada em 2,8 milhões de euros, avança o Correio da Manhã.

O jornal sustenta que a obra foi adjudicada pelo então director do Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações (GEPI) do MAI, António Morais, um antigo professor de Sócrates na Universidade Independente.

A construção arrancou em 2000, mas um ano depois o contrato com a Conegil foi rompido e as obras estão suspensas há mais de 10 anos.

Contactado pelo CM, António Morais adianta que a rescisão contratual se justifica pelos “incumprimentos e sucessivos atrasos da obra”.

O CM cita fontes ligadas ao processo que admitem que houve “erros e ilegalidades, bem como o pagamento de trabalhos que nunca chegaram a existir”.

Entretanto, a empresa faliu em 2003, apresentando 20 milhões de euros de dívidas, dos quais 1,6 milhões são devidos ao GEPI, sustenta o CM.

No entanto, o dossier alusivo ao caso perdeu-se, adianta o diário, notando que o MAI “perdeu o rasto a vários documentos devido à reorganização dos serviços pelo anterior Governo”.

Desta forma, não é possível apurar o montante em que este processo lesou o Estado.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Que conveniente. Aqui temos as “fintas” que o governo de esquerda faz e ira continuamente fazer p/ estes srs vigaristas, ladrões etc saiam impunes. Deviam ter como exemplo e seguir as regras e atitudes que a Islândia esta a fazer quer com governantes quer com bancários que são os que destruem países e povos. Não podemos permitir este tipo de atitudes, fazem de nós contribuintes que pagamos impostos LORPAS.

    • ” Aqui temos as “fintas” que o governo de esquerda faz e ira continuamente fazer…”
      Se não sabe ler veja só as imagens. A notícia diz: ..pelo anterior governo. Leia:
      “…notando que o MAI “ perdeu o rasto a vários documentos devido à reorganização dos serviços pelo anterior Governo”.

  2. que mansos que somos… permitimos isto e muito mais. Depois alguns bairristas vêm defender que é o que a esquerda faz. Não é só a esquerda, a direita faz o mesmo. Há uns anos foram uns documentos sobre os submarinos que foram “roubados” de um carro, ou já se esqueceram ? E a bom nome da justiça continua a palhaçada que este país é.

  3. Mas que lamentável contratempo!
    Enfim, por vezes essas coisas acontecem apenas por mera coincidência. Simplesmente…

  4. Cambada de incompetentes! Todos para a rua – muita gente honesta á procura de emprego. O homem já devia de estar na cadeia definitivamente á muito tempo.
    A nossa justiça não é só cega é LERDA! Que tristeza para nós os trabalhadores honestos que depois temos de arcar com a estupidez (ou espertolhice – se é que existe a palavra) dos outros.

  5. Será incompetência? Será verdade esta notícia? O que me parece é que é mais uma acha na fogueira para a credibilidade do Sócrates e, por arrasto, da Justiça. Justiça essa que já se encontra descredibilizada com a forma como “conduziu” todo este processo: desgovernado. Quem tem a ganhar com isso? Muitos pensam que é o Sócrates… Estão enganados. Quem ganha com isto são aqueles que se querem vingar deste (e não por causa da sua governação). Entre “estes” coloco a comunicação social que desde cedo, chateou-se com o J Sócrates, porque ele não lhes fazia as vontadinhas todas. A vossa interpretação da dita “perda” prova isso mesmo.

    • Infelizmente ainda há otários que acreditam nele. Infelizmente também não digo que não será só ele, há por aí rapazes muito bondosos a coçar para a barriga deles e ainda há muitos a apoia-los, mas também que comem +a sombra deles.

  6. o anterior governo. Ou seja a coligação PDS/CDS? limparam as evidencias que comprovam algo inóspito do governo PS? Não sei o que diga ou o o que pense…..

  7. Aí está uma conveniência muito nacional por parte de um ministério, isto é mais ou menos assim um regime tipo comunista onde só o que ao regime convém aparece à vista.

  8. Da esquerda desapareceu este dossier (e outros), da direita desapareceu o dos submarinos, das chaimites e sabe-se lá quantos mais. Em ambos os casos, deve ter sido a senhora da limpeza que os levou.

  9. “Notando que o MAI “perdeu o rasto a vários documentos devido à reorganização dos serviços pelo anterior Governo”. Isto é chamar estupidos as pessoas, para justificar a corrupção, o compadrio a falta de todo e qualquer valor moral que esta gente, politicos, tem. Admira-me é como ainda se vai votar nas eleicoes.

  10. Claro que se perdeu. Acaso pensavam que o sr. não tinha os seus contactos na PGR e de tal ordem que tudo vai acabar em águas de bacalhau. Sabe-as fazer… pior que a m… italiana.

    • E por acaso não acha que se “ele” tivesse esses “tais contactos” alguma vez teria sido (ilegalmente preso preventivamente)? Ganhe juizinho…

RESPONDER

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …