Ministério perdeu o rasto a dossier de amigos de Sócrates

imanente / Flickr

O Ministério da Administração Interna (MAI) perdeu o rasto a um dossier sobre uma empresa do empresário amigo de José Sócrates, Carlos Santos Silva, no âmbito de obras de construção que não correram como devido. Não se consegue, assim, apurar o valor do prejuízo para o Estado.

O caso envolve a empresa Conegil, de que Carlos Santos Silva, o famoso amigo de José Sócrates envolvido na Operação Marquês, foi um dos sócios.

A empresa, que decretou a falência em 2003, ganhou o concurso para a construção de uma esquadra da PSP em Cascais, uma obra orçada em 2,8 milhões de euros, avança o Correio da Manhã.

O jornal sustenta que a obra foi adjudicada pelo então director do Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações (GEPI) do MAI, António Morais, um antigo professor de Sócrates na Universidade Independente.

A construção arrancou em 2000, mas um ano depois o contrato com a Conegil foi rompido e as obras estão suspensas há mais de 10 anos.

Contactado pelo CM, António Morais adianta que a rescisão contratual se justifica pelos “incumprimentos e sucessivos atrasos da obra”.

O CM cita fontes ligadas ao processo que admitem que houve “erros e ilegalidades, bem como o pagamento de trabalhos que nunca chegaram a existir”.

Entretanto, a empresa faliu em 2003, apresentando 20 milhões de euros de dívidas, dos quais 1,6 milhões são devidos ao GEPI, sustenta o CM.

No entanto, o dossier alusivo ao caso perdeu-se, adianta o diário, notando que o MAI “perdeu o rasto a vários documentos devido à reorganização dos serviços pelo anterior Governo”.

Desta forma, não é possível apurar o montante em que este processo lesou o Estado.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Que conveniente. Aqui temos as “fintas” que o governo de esquerda faz e ira continuamente fazer p/ estes srs vigaristas, ladrões etc saiam impunes. Deviam ter como exemplo e seguir as regras e atitudes que a Islândia esta a fazer quer com governantes quer com bancários que são os que destruem países e povos. Não podemos permitir este tipo de atitudes, fazem de nós contribuintes que pagamos impostos LORPAS.

    • ” Aqui temos as “fintas” que o governo de esquerda faz e ira continuamente fazer…”
      Se não sabe ler veja só as imagens. A notícia diz: ..pelo anterior governo. Leia:
      “…notando que o MAI “ perdeu o rasto a vários documentos devido à reorganização dos serviços pelo anterior Governo”.

  2. que mansos que somos… permitimos isto e muito mais. Depois alguns bairristas vêm defender que é o que a esquerda faz. Não é só a esquerda, a direita faz o mesmo. Há uns anos foram uns documentos sobre os submarinos que foram “roubados” de um carro, ou já se esqueceram ? E a bom nome da justiça continua a palhaçada que este país é.

  3. Mas que lamentável contratempo!
    Enfim, por vezes essas coisas acontecem apenas por mera coincidência. Simplesmente…

  4. Cambada de incompetentes! Todos para a rua – muita gente honesta á procura de emprego. O homem já devia de estar na cadeia definitivamente á muito tempo.
    A nossa justiça não é só cega é LERDA! Que tristeza para nós os trabalhadores honestos que depois temos de arcar com a estupidez (ou espertolhice – se é que existe a palavra) dos outros.

  5. Será incompetência? Será verdade esta notícia? O que me parece é que é mais uma acha na fogueira para a credibilidade do Sócrates e, por arrasto, da Justiça. Justiça essa que já se encontra descredibilizada com a forma como “conduziu” todo este processo: desgovernado. Quem tem a ganhar com isso? Muitos pensam que é o Sócrates… Estão enganados. Quem ganha com isto são aqueles que se querem vingar deste (e não por causa da sua governação). Entre “estes” coloco a comunicação social que desde cedo, chateou-se com o J Sócrates, porque ele não lhes fazia as vontadinhas todas. A vossa interpretação da dita “perda” prova isso mesmo.

    • Infelizmente ainda há otários que acreditam nele. Infelizmente também não digo que não será só ele, há por aí rapazes muito bondosos a coçar para a barriga deles e ainda há muitos a apoia-los, mas também que comem +a sombra deles.

  6. o anterior governo. Ou seja a coligação PDS/CDS? limparam as evidencias que comprovam algo inóspito do governo PS? Não sei o que diga ou o o que pense…..

  7. Aí está uma conveniência muito nacional por parte de um ministério, isto é mais ou menos assim um regime tipo comunista onde só o que ao regime convém aparece à vista.

  8. Da esquerda desapareceu este dossier (e outros), da direita desapareceu o dos submarinos, das chaimites e sabe-se lá quantos mais. Em ambos os casos, deve ter sido a senhora da limpeza que os levou.

  9. “Notando que o MAI “perdeu o rasto a vários documentos devido à reorganização dos serviços pelo anterior Governo”. Isto é chamar estupidos as pessoas, para justificar a corrupção, o compadrio a falta de todo e qualquer valor moral que esta gente, politicos, tem. Admira-me é como ainda se vai votar nas eleicoes.

  10. Se calhar essa lista SÓ existiu na cabeça de Rosário Teixeira e Carlos Alexandre !
    E como NUNCA existiu, esta é mais uma forma de “lançar m£rd@” no processo.

  11. Claro que se perdeu. Acaso pensavam que o sr. não tinha os seus contactos na PGR e de tal ordem que tudo vai acabar em águas de bacalhau. Sabe-as fazer… pior que a m… italiana.

    • E por acaso não acha que se “ele” tivesse esses “tais contactos” alguma vez teria sido (ilegalmente preso preventivamente)? Ganhe juizinho…

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …