Dormir a sesta pode salvar vidas. A Ciência explica porquê

Uma nova investigação, conduzida pelo Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, sugere que tirar uma sesta depois do almoço uma ou duas vezes por semana reduz o stress e a possibilidade de vir a ter um AVC.

De acordo com a BBC, que escreve que este hábito pode mesmo salvar vidas, as sestas reduzem até 48% a probabilidade de vir a sofrer um acidente vascular cerebral.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas estudaram 3.462 pessoas com idades compreendidas entre os 35 e os 75 durante cinco anos, tal como explica o novo estudo, conduzido pela cientista Nadine Häusler e publicado na revista científica especializada American Journal of Managed Care (AJMC).

A investigação concluiu que as sestas, quando realizadas entre uma a duas vezes por semana, podem diminuir significativamente o risco de AVC. Contudo, quando este hábito se torna mais frequente – entre 3 a 7 sestas -, os resultados não são tão positivos.

Os participantes que dormiam frequentemente a sesta tinham quase o mesmo risco de AVC do que aqueles que não dormiam. Os voluntários que tiravam entre 3 a 5 sestas semanais tinham apenas menos 12% de probabilidade de sofrer desta mesma patologia, valor que descia para 11% quando as sestas variam entre 6 a 7 semanais.

Tendo em conta os resultados, os cientistas recomendam sestas diurnas de 20 minutos algumas vezes por semana. Tal como observa a emissora britânica, o estudo não foi capaz de obter dados conclusivos em pessoas com mais de 65 anos.

Os especialistas frisam ainda que é ainda prematuro tirar conclusões diretas deste estudo sobre as sestas, uma vez que a correlação encontrada não prova a causalidade.

Ainda assim, existem vários estudos que associam o sono insuficiente a doenças do foro cardiovascular. Um artigo publicado em 2007, que estudou o sono de mais de 10.000 funcionários britânicos ao longo de 20 anos, concluiu que os participantes que reduziram o tempo de sono de sete para cinco horas quase dobraram o risco de morte associado a doenças cardiovasculares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …