/

Dormir pouco torna as pessoas menos atraentes

Parece que a expressão do “sono da beleza” faz mesmo sentido. Um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, revela que as pessoas com menos horas de sono parecem menos atraentes para os estranhos.

Apenas duas noites mal dormidas já tornam uma pessoa “significativamente mais feia”, destaca o estudo publicado no Royal Society of Open Science, que concluiu que os indivíduos com olhos inchados e olheiras foram vistos como menos saudáveis e menos socializáveis.

Os cientistas do Instituto Karolinska convocaram 25 estudantes universitários, homens e mulheres, para esta experiência do sono e pediram que os voluntários tentassem dormir bem nas duas primeiras noites e, uma semana depois, que dormissem apenas quatro horas nas duas noites seguintes.

Os estudantes receberam um equipamento para medir os seus movimentos noturnos para que, deste modo, os especialistas conseguissem ter a certeza de que estavam a cumprir as recomendações.

Após algumas noites mal e bem dormidas, foram tiradas fotos dos voluntários sem qualquer maquilhagem. De seguida, os investigadores pediram a 122 estranhos – homens e mulheres que vivem em Estocolmo, na Suécia – para dar notas por atratividade, aparência de sonolência e de saúde e até confiabilidade.

Em geral, os estranhos conseguiram notar se a pessoa estava cansada e, nos casos em que parecia sonolenta, a nota de atratividade era menor. Os indivíduos que avaliaram as fotos também se mostraram menos interessados em socializar com os estudantes cansados, que também foram vistos como menos saudáveis.

Os autores da experiência dizem que os resultados fazem sentido em termos evolutivos. “Um rosto com uma aparência pouco saudável, seja pela falta de sono ou por outro factor, pode ativar mecanismos de defesa nos outros indivíduos que o corpo normalmente ativa para se evitar doenças”, destacaram.

Por outras palavras, as pessoas não querem passar tempo com aqueles que parecem doentes, enquanto que alguém com uma aparência enérgica irá despertar um maior interesse.

“Não quero deixar as pessoas preocupadas e fazer com que percam noites de sono por causa destes resultados. Muitas pessoas lidam bem com o facto de perderem algumas horas de sono algumas vezes”, adiantou a principal autora do estudo, Tina Sundelin, do departamento de Neurociência Clínica do instituto.

O professor de psicologia evolutiva da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, Gayle Brewer, que não participou do estudo, concorda com os resultados.

“O julgamento da atratividade de alguém é algo inconsciente, mas toda a gente o faz, e somos capazes de reparar se a pessoa parece cansada ou pouco saudável”, afirma Brewer.

“Queremos que os nossos parceiros sejam atraentes e enérgicos. Este estudo é uma boa maneira de relembrar como o sono é importante para as pessoas”, acrescenta.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.