Dormir com animais de estimação pode melhorar a qualidade do sono

Um novo estudo norte-americano revela que dormir com os nossos animais de estimação pode ser a melhor solução para acabar com as noites mal dormidas.

São muitas as pessoas que têm problemas em dormir, por isso, a norte-americana Mayo Clinic tem uma sugestão simples para resolver esta situação: dividir a cama com um animal de estimação.

É verdade que esta solução também pode ser sinónimo de uma cama sem espaço ou de uma noite com roncos intermináveis, porém, o novo estudo garante que a maioria das pessoas dormem melhor quando estão acompanhadas pelos seus amigos de quatro patas.

A clínica utilizou uma amostra de 150 participantes para perceber melhor esta situação, sendo que 49% das pessoas tinha animais de estimação. Mais de metade desses animais dormiam no quarto ou na cama dos seus donos.

Enquanto que 20% dos participantes se queixaram de que os animais interrompiam o seu sono por se mexerem muito, ressonarem ou até mesmo por chorarem durante a noite, a larga maioria considerou que a companhia era, na verdade, uma grande vantagem.

Caso disso foi uma mulher de 64 anos que diz sentir-se “mais contente quando a sua cadela dorme debaixo dos cobertores perto dos seus pés” ou uma mulher casada que vê os seus dois cães como verdadeiros “aquecedores de cama”.

Também os gatos provocam a mesma sensação de conforto. Uma mulher de 50 anos contou que adora sentir o gato a dormir contra o seu peito, assim como outra participante que considera ser algo extremamente “calmante”.

“Os participantes disseram-nos que deliberadamente têm um cão ou um gato para os ajudar a relaxar. As pessoas que dormem sozinhas, que nem sempre são solteiras mas sim por terem parceiros que viajam ou trabalham à noite, são as que mais frequentemente veem benefício na companhia de um animal de estimação no quarto ou em cima da cama”, garante Lois Krahn, o autor do estudo.

Esta teoria surge no seguimento de um outro inquérito feito pela Channel 4, uma cadeia televisiva britânica que concluiu que, entre uma amostra de 23.000 pessoas, mais de metade deixa os animais de estimação dormirem nas suas camas.

“Muitos donos veem os animais como membros da família, por isso, desejam incorporá-los no maior número de aspetos da sua vida. (…) Como os seres humanos gastam um tempo considerável a dormir, o desejo de manter os animais por perto durante a noite é compreensível”, afirma Krahn.

ZAP / HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.