Dormir com animais de estimação pode melhorar a qualidade do sono

Um novo estudo norte-americano revela que dormir com os nossos animais de estimação pode ser a melhor solução para acabar com as noites mal dormidas.

São muitas as pessoas que têm problemas em dormir, por isso, a norte-americana Mayo Clinic tem uma sugestão simples para resolver esta situação: dividir a cama com um animal de estimação.

É verdade que esta solução também pode ser sinónimo de uma cama sem espaço ou de uma noite com roncos intermináveis, porém, o novo estudo garante que a maioria das pessoas dormem melhor quando estão acompanhadas pelos seus amigos de quatro patas.

A clínica utilizou uma amostra de 150 participantes para perceber melhor esta situação, sendo que 49% das pessoas tinha animais de estimação. Mais de metade desses animais dormiam no quarto ou na cama dos seus donos.

Enquanto que 20% dos participantes se queixaram de que os animais interrompiam o seu sono por se mexerem muito, ressonarem ou até mesmo por chorarem durante a noite, a larga maioria considerou que a companhia era, na verdade, uma grande vantagem.

Caso disso foi uma mulher de 64 anos que diz sentir-se “mais contente quando a sua cadela dorme debaixo dos cobertores perto dos seus pés” ou uma mulher casada que vê os seus dois cães como verdadeiros “aquecedores de cama”.

Também os gatos provocam a mesma sensação de conforto. Uma mulher de 50 anos contou que adora sentir o gato a dormir contra o seu peito, assim como outra participante que considera ser algo extremamente “calmante”.

“Os participantes disseram-nos que deliberadamente têm um cão ou um gato para os ajudar a relaxar. As pessoas que dormem sozinhas, que nem sempre são solteiras mas sim por terem parceiros que viajam ou trabalham à noite, são as que mais frequentemente veem benefício na companhia de um animal de estimação no quarto ou em cima da cama”, garante Lois Krahn, o autor do estudo.

Esta teoria surge no seguimento de um outro inquérito feito pela Channel 4, uma cadeia televisiva britânica que concluiu que, entre uma amostra de 23.000 pessoas, mais de metade deixa os animais de estimação dormirem nas suas camas.

“Muitos donos veem os animais como membros da família, por isso, desejam incorporá-los no maior número de aspetos da sua vida. (…) Como os seres humanos gastam um tempo considerável a dormir, o desejo de manter os animais por perto durante a noite é compreensível”, afirma Krahn.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …