Dormir com animais de estimação pode melhorar a qualidade do sono

Um novo estudo norte-americano revela que dormir com os nossos animais de estimação pode ser a melhor solução para acabar com as noites mal dormidas.

São muitas as pessoas que têm problemas em dormir, por isso, a norte-americana Mayo Clinic tem uma sugestão simples para resolver esta situação: dividir a cama com um animal de estimação.

É verdade que esta solução também pode ser sinónimo de uma cama sem espaço ou de uma noite com roncos intermináveis, porém, o novo estudo garante que a maioria das pessoas dormem melhor quando estão acompanhadas pelos seus amigos de quatro patas.

A clínica utilizou uma amostra de 150 participantes para perceber melhor esta situação, sendo que 49% das pessoas tinha animais de estimação. Mais de metade desses animais dormiam no quarto ou na cama dos seus donos.

Enquanto que 20% dos participantes se queixaram de que os animais interrompiam o seu sono por se mexerem muito, ressonarem ou até mesmo por chorarem durante a noite, a larga maioria considerou que a companhia era, na verdade, uma grande vantagem.

Caso disso foi uma mulher de 64 anos que diz sentir-se “mais contente quando a sua cadela dorme debaixo dos cobertores perto dos seus pés” ou uma mulher casada que vê os seus dois cães como verdadeiros “aquecedores de cama”.

Também os gatos provocam a mesma sensação de conforto. Uma mulher de 50 anos contou que adora sentir o gato a dormir contra o seu peito, assim como outra participante que considera ser algo extremamente “calmante”.

“Os participantes disseram-nos que deliberadamente têm um cão ou um gato para os ajudar a relaxar. As pessoas que dormem sozinhas, que nem sempre são solteiras mas sim por terem parceiros que viajam ou trabalham à noite, são as que mais frequentemente veem benefício na companhia de um animal de estimação no quarto ou em cima da cama”, garante Lois Krahn, o autor do estudo.

Esta teoria surge no seguimento de um outro inquérito feito pela Channel 4, uma cadeia televisiva britânica que concluiu que, entre uma amostra de 23.000 pessoas, mais de metade deixa os animais de estimação dormirem nas suas camas.

“Muitos donos veem os animais como membros da família, por isso, desejam incorporá-los no maior número de aspetos da sua vida. (…) Como os seres humanos gastam um tempo considerável a dormir, o desejo de manter os animais por perto durante a noite é compreensível”, afirma Krahn.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …