Dores de costas indiciam risco de morte

-

Um novo estudo científico revela que as pessoas que têm dores de costas podem correr maiores riscos de morte, especialmente em idades mais avançadas.

A investigação, que foi publicada no Jornal Europeu da Dor e que se centrou em dados sobre pessoas com 70 anos de idade ou mais, apurou que aquelas que reportaram ter dores de costas ou de pescoço são “13% mais propensas a morrer”, em comparação com as que não revelam este tipo de dores.

Importa sublinhar que não se trata de uma ligação causal, isto é, as dores de costas, por si só, não provocam a morte, mas podem indiciar outros factores ou problemas directamente relacionados com um risco acrescido de morte, “tais como uma saúde empobrecida e fracas capacidades físicas”, evidenciam os cientistas.

A equipa de investigação da Universidade de Sidney, na Austrália, analisou dados do Registo de Gémeos da Dinamarca que inclui mais de 4.300 gémeos com 70 ou mais anos. A estes gémeos perguntaram se sofriam de dores de costas ou de pescoço e voltaram a avaliá-los nove anos depois.

“As pessoas com dores de costas ou de pescoço revelaram um risco de morte 13% maior, devido a qualquer causa, a cada ano, comparativamente com os que não revelaram dores de costas ou de pescoço”, explicaram os investigadores, citados pelo Live Science.

Quando tiveram em conta as capacidades físicas das pessoas e a eventualidade de existirem sintomas de depressão, “a associação entre dores de costas e de pescoço já não era estatisticamente significativa”, apuraram também.

Assim, o autor principal da pesquisa, Matthew Fernandez, constata, em declarações divulgadas pelo The Telegraph, que “as dores de coluna podem ser parte de um padrão de saúde precária e fracas capacidades funcionais, o que aumenta o risco de mortalidade na população mais velha”.

Matthew Fernandez sublinha ainda que se trata de “uma descoberta significativa, já que muitas pessoas pensam que as dores de costas não são uma ameaça à vida”.

Mas o investigador repara que é importante prosseguir com “mais investigação” em torno desta matéria porque, “embora haja uma clara ligação entre as dores de costas e a mortalidade, ainda não sabemos porque é que isso acontece“.

De qualquer modo, Matthew Fernandez atesta que “as dores de costas devem ser reconhecidas como uma importante co-morbidade que provavelmente, influencia a longevidade das pessoas e a sua qualidade de vida”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pessoas, que estão vivas, com 70 anos de idade ou mais, são “100% propensas a morrer”.
    Este estudo é meu e vale o que vale.
    Não aterrorizem mais o povo com estas coisas sem terem dados completos sobre a questão.
    Que vamos todos morrer já sabemos, com ou sem dor de costas.

RESPONDER

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …