Suspeitas de doping. Militar dos comandos pode ter usado anabolizantes

António Cotrim / Lusa

As análises ao fígado do militar dos comandos que na semana passada foi submetido a um transplante serão essenciais perceber as causas que levaram ao seu mal-estar durante um exercício. Há suspeitas de ‘doping’, revelou esta sexta-feira o Expresso.

De acordo com o Expresso, no Regimento de Comandos e a nível político há suspeitas de que a falência hepática do instruendo possa estar relacionado com o consumo de substâncias para aguentar o esforço do curso.

O Presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, disse no domingo que o caso parecia ser “uma situação muito diferente” da ocorrida há seis anos, quando Hugo Abreu e Dylan Silva morreram num exercício, devido ao esforço com calor excessivo e falta de água.

“Há um inquérito em curso, estão a ser aventadas várias hipóteses, mas pode acontecer que a situação seja muito diferente da anterior”, afirmou.

Segundo apurou o mesmo jornal, o cancelamento do curso tinha como justificação investigar a instrução e os casos mais graves dos militares e perceber a eventual extensão do uso de substâncias dopantes, como esteróides anabolizantes.

O porta-voz do ramo declarou ao Expresso que “não se pronuncia sobre eventuais causas de lesões, na ausência de factos médico-cientificamente comprovados. Muito menos quando o incidente está a ser objeto de um processo de averiguações e de uma inspeção técnica extraordinária”.

As autópsias realizadas há seis anos a Hugo Abreu e Dylan Silva revelaram que nenhum dos jovens tinha vestígios de produtos anabolizantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.