Donald Trump diz que discorda do Papa sobre alterações climáticas

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O milionário que lidera as sondagens para as primárias do Partido Republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que discorda do papa e que considera as alterações climáticas “uma farsa”.

Questionado na CNN sobre as declarações feitas pelo papa na quarta-feira em Washington em favor de uma ação decisiva em defesa do ambiente, Trump disse não concordar.

“Penso que a pureza do ar é um problema premente, queremos ar e água puros. É muito importante para mim e ganhei vários prémios ambientais. Mas não acredito nas alterações climáticas“, disse o candidato à nomeação republicana para as presidenciais norte-americanas de 2016.

“Já lhe chamámos aquecimento global, alterações climáticas, agora chamam-lhe fenómenos extremos de meteorologia. Mas, veja, é o tempo. Temos grandes inundações, as notícias da noite mostram sempre uma grande tempestade, um tornado, isto ou aquilo. O tempo é assim”, acrescentou.

“Acredito é ar puro, em água pura, nisso tudo, mas penso que não podemos destruir o nosso país”, disse.

Trump segue neste ponto a ortodoxia dos republicanos dos EUA, que se opõem à agenda ambiental do presidente Barack Obama, nomeadamente ao plano de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

/Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. http://zap.aeiou.pt/donald-trump-quer-expulsar-imigrantes-ilegais-dos-estados-unidos-79048. Mais uma pérola desse senhor. Notasse de longe que sempre tudo o que queria e nunca soube o que é não ter dinheiro. Esses imigrantes muitos deles já lá estão à anos a trabalhar e a fazer o país crescer. Na volta já ganhou muito dinheiro com eles e agora quer se descartar como se não tivessem valor nenhum. E tendo muitos deles filhos nascidos na América ou vai reparar as famílias ou vai deportar cidadãos americanos

  2. Em primeiro lugar, queria dizer ao jornalista que escreveu este artigo, que quando se refere ao PAPA, o deve fazer começando por maiúscula (“Papa”), porque não é um ganapo insignificante da sociedade. Em segundo, estas afirmações vindas de um republicano americano, não surpreendem; então deste sujeito, nem vale a pena comentar…

  3. Apesar de não concordar com a propaganda “alterações climáticas(antes era aquecimento global…) causadas pelo Homem, acho que este Trump não diz nada, mas mesmo nada de jeito. Ele devia explicar o porquê de achar as “alterações climáticas” uma farsa! Já para não falar que Republicanos e Democrátas, cada um tem a sua agenda neste tema… Cada um tira o benefício à sua maneira… Uns querem poluir à vontade, outros querem taxar a poluição!!!!

    O meu porquê posso eu explicar: não acredito porque este fenómeno de alterações climáticas não está a ocorrer apenas na Terra. Este fenómeno ocorre em TODOS OS PLANETAS do nossos sistema solar! Isto pode ser confirmado independentemente por todos vocês através do estudos publicados da NASA(!). Vejam o que aconteceu desde Mercúrio até Plutão, num espaço de 25 anos!
    E, que eu saiba, não existem lá fábricas nem carrinhos poluidores…
    Contudo, isto não significa que concorde com o poluir da Mãe Terra!Jamais!!! Devemos preservar a única casa que temos de momento neste Universo!!!
    Investiguem, questionem TUDO!!!!!

    • As alterações climáticas é uma consequência do aquecimento global, e não designações diferentes da mesma coisa…
      O aquecimento global existe. Não é “um mito urbano”! As calotes estão a derreter muito rápidamente como nunca se viu. E isso não é coincidência!

      Vi um programa com o falecido e conceituado Anthimio de Azevedo, a dizer que os gelos dos polos contêm a história das “alterações climáticas” e que estas são cíclicas. O problema é que com a Revolução Industrial e uma GRANDE contribuição dos EUA, se está acelerar esse processo de uma forma alucinante!

  4. Parece-me que os Republicanos nos EUA e o PS em Portugal sofrem do mesmo defeito: Estão ambos reféns dos grupos económicos, isto é, dos “amigos” que enchem o bolso e os outros que se lixem.
    Os actores Ronald Reagan ou Arnold Schwarzenegger tem mais cérebro do que este palhaço, Donald Trump, que infelizmente parece que será o próximo presidente dos EUA.

    • E é só o PS que está refém dos grupos económicos? Os “patrões” do PS são os mesmos do PSD e CDS! E é curioso que comparares um partido de centro esquerda com um de direita (os “dois” que existem nos EUA, são de direita, caso não tenhas percebido)… Mas concordo contigo quando te referes aos “amigos”. Nos EUA, se não são os Republicanos a “mamar”, são os outros, e não tenhas qualquer dúvida…

      Nota: Não tenho bem a certeza relativamente á inteligência Do Ronald Reagan e o Arnold, em comparação com a “besta” do Trump. Os três são uns grandes anormais! E Barack só tem algumas células cinzentas (que trabalham…) a mais!

  5. “É muito importante para mim e ganhei vários prémios ambientais. Mas não acredito nas alterações climáticas” – Esta é de estúpido, só pode ser. Ele não deve saber muito bem o que é o ambiente. Deve ter comprado esses “prémios”. Deve ter uma data de medalhas e diplomas e não sabe o que quer dizer. E deve brincar com isso! É o típico americano que dá mau nome aos… americanos! Espero sinceramente que não ganhe as eleições! Armas para todos! Quem poluir mais ganha um Hummer! Vamos atacar todos os países árabes, porque… me apetece!… e já, agora, venha daí o petróleo… que não polui mesmo nada!

  6. Trata-se de um louco do nosso tempo! É um imperialista , um “nazi” disfarçado de cordeiro. Tal como Hitler acredita que a raça americana é superior… Odeia de morte os comunistas, tal como o seu antecessor Hitler, já que é um capitalista do pior … Só lhe falta dizer que deseja erradicar dos States os judeus…
    Mas tal como o fascista ditador vai perder a guerra e os muitos biliões que tem roubado á luz do liberalismo econômico!

RESPONDER

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …