/

Donald Trump disse que “Hitler fez muitas coisas boas” e chocou o seu chefe de gabinete

3

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Foi numa visita à Europa, para assinalar o 100.º aniversário do fim da I Guerra Mundial, que Donald Trump disse a John Kelly: “Na verdade, Hitler fez muitas coisas boas”.

Quando ainda estava no cargo de Presidente dos Estados Unidos, e durante uma viagem à Europa para assinalar o 100.º aniversário do fim da I Guerra Mundial, em 2018, Donald Trump terá defendido a recuperação económica na Alemanha Nazi nos anos 30 e chocou o seu chefe de gabinete, John Kelly, com as suas afirmações.

As revelações surgem em Frankly, We Did Win This Election, um livro escrito por Michael Bender, jornalista do The Wall Street Journal.

O The Guardian, que já recebeu uma cópia adiantada da obra, revela que Trump terá dito ao seu chefe de gabinete que, “na verdade, Hitler fez muitas coisas boas“. A frase deixou Kelly “chocado”, como o próprio admite no livro.

Segundo o diário britânico, o chefe de gabinete da Casa Branca tentou explicar ao governante quais países estavam de que lado no conflito e “tentou ligar a I Guerra Mundial à II e todas atrocidades de Hitler”.

Donald Trump também foi entrevistado para este livro e nega ter dito tal coisa sobre o ditador que governou a Alemanha entre 1933 e 1945 sob a ideologia nazi.

No entanto, são várias as testemunhas anónimas que contradizem o ex-Presidente norte-americano, que, além de ter proferido esta frase, a defendeu com a recuperação económica na Alemanha nazi nos anos 30, mesmo depois de John Kelly “dizer ao Presidente que estava errado”.

“Kelly reagiu e defendeu que os alemães teriam ficado melhor pobres do que sujeitos ao genocídio nazi”, sublinhando que, mesmo que haja um fundo de verdade quanto à esfera económica, “não se pode dizer nada que apoie Adolf Hitler“.

Kelly saiu da Casa Branca em 2019 e, desde aí, tornou-se um crítico acérrimo do ex-Presidente. O antigo chefe de gabinete disse a amigos que Donald Trump foi “a pessoa com mais falhas” que já conheceu, entre elas a “chocante falta de respeito pela História“, mais concretamente as experiências de “qualquer raça, religião ou crença”.

Ao longo dos anos, Trump fez alguns comentários positivos sobre grupos de extrema-direita e de supremacia branca.

Em 2017, um supremacista branco avançou com um carro sobre uma multidão em protesto em Charlottesville, no estado da Virgínia, vitimando mortalmente uma pessoa e ferindo outras 19.

Na altura, Trump atribuiu culpas iguais aos manifestantes de esquerda e de extrema-esquerda e aos apoiantes da extrema-direita que estiveram no local. “Acho que há culpa dos dois lados”, disse, depois de considerar haver “pessoas boas de ambas as partes”.

No ano passado, num debate no âmbito das eleições presidenciais, Donald Trump recusou-se a condenar explicitamente milícias armadas de extrema-direita, proferindo antes “Proud Boys, afastem-se e aguardem”.

Liliana Malainho, ZAP //

3 Comments

  1. Já ele não conseguiu fazer nada em 4 anos…. Apenas passou o tempo a montar esquemas para se apropriar de fundos públicos, donativos para pagar despesas judiciais pessoais e jogar golf…. Foi um completo ZERO a esquerda para o povo dos USA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.