/

Donald Trump afasta Steve Bannon do Conselho de Segurança Nacional

1

Andrew Harrer / POOL / EPA

Steve Bannon, principal estratega e conselheiro do Presidente dos EUA Donald Trump

Steve Bannon foi o principal estratega e conselheiro do Presidente dos EUA Donald Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afastou esta quarta-feira Steve Bannon do cargo que ocupava como seu conselheiro e chefe de estratégia do Conselho Nacional de Segurança. Trump reverte assim uma decisão recente e polémica que dava acesso a Bannon a todas as reuniões de alto nível.

Segundo a Reuters, que cita fonte da Casa Branca, Bannon apenas estaria no Conselho de Segurança Nacional para supervisionar Michael Flynn, que se demitiu depois de ser acusado de contactar com o embaixador russo nos EUA, Sergei Kisylak, antes da tomada de posse de Trump.

Assim, a saída de Bannon está a ser justificada pela Casa Branca com o facto de o antigo director do site Breitbart já ter cumprido a função que lhe foi confiada.

As mudanças feitas por Trump terão também como objetivo a promoção do conselheiro H.R. McMaster, que teria dificuldades em trabalhar com Bannon.

O novo memorando sobre a composição do Conselho foi publicado esta quarta-feira e na lista não consta o nome do chefe de estratégia como membro do Comité Superior, o grupo de funcionários de altos cargos que se reúne para discutir as prioridades de segurança nacional.

Além disso, reintegra numa posição permanente no Conselho de Segurança Nacional o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Joseph Dunford, e o responsável pelas agências de serviços secretos, Dan Coats, que tinham sido retirados da lista.

Steve Bannon, de 62 anos, foi o diretor executivo da campanha presidencial de Donald Trump em 2016. A sua nomeação para o Conselho de Segurança Nacional fez soar um coro de preocupações e críticas em Washington.

Antes da sua carreira política, Bannon foi presidente executivo da Breitbart News, um site de notícias de extrema-direita, que descreveu como “plataforma da alt-right” – uma ideologia caracterizada por um ultra conservadorismo, pela recusa da política tradicional e pelo recurso à Internet para difundir mensagens controversas.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.