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Dona da Peugeot vai vender elétricos chineses “acessíveis” em Portugal já em setembro

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Alexander Migl/Wikimedia Commons

Carlos Tavares, presidente da Stellantis.

Objetivo é impulsionar “ainda mais” as vendas da empresa chinesa no mercado nacional. Modelos “elétricos e acessíveis” começam a ser vendidos na Europa a partir de setembro.

O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, revelou esta terça-feira que a Leapmotor Internacional, empresa criada com a chinesa Leapmotor para vender “carros elétricos acessíveis” fora da China, vai iniciar a comercialização dos seus modelos na Europa.

Numa conferência de imprensa realizada em Hangzhou, na China, Carlos Tavares afirmou que os primeiros modelos da marca chinesa começarão a ser vendidos em nove países europeus, incluindo a Portugal, França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica, Grécia e a Roménia “a partir de setembro”, sendo que o objetivo é introduzir um novo modelo todos os anos durante os próximos três anos.

“A estratégia é vender carros Leapmotor fora da China e, claro, continuar a proteger o que acho que é o mais importante, que é a oferta ao consumidor, e levar a mobilidade com emissões zero ao maior número possível de pessoas, para que possamos contribuir para resolver o problema do aquecimento global”, salientou o gestor na conferência de apresentação da criação oficial da Leapmotor International B.V., uma ‘joint venture’ liderada pela Stellantis, com 51% do capital social.

Entretanto, a partir do quarto trimestre deste ano, os dois modelos do construtor chinês serão exportados para a América do Sul, nomeadamente Chile e Brasil, assim como para o Médio Oriente, África, Índia e para o Sudeste Asiático.

Em resposta à ofensiva dos construtores chineses de veículos elétricos na Europa, o grupo italo-franco-americano adquiriu, no ano passado, 20% do construtor chinês Leapmotor e criou uma empresa conjunta (‘joint-venture’) para produzir veículos elétricos de entrada no mercado internacional.

O objetivo é impulsionar “ainda mais” as vendas da empresa chinesa no mercado nacional e de tirar partido da presença global da Stellantis para acelerar as vendas em outras regiões, como a Europa, adiantou o construtor automóvel.

O acordo confere ainda direitos exclusivos de exportação e venda, bem como de fabrico de produtos Leapmotor fora da China.

A Leapmotor fabrica apenas veículos elétricos e vende 10 mil carros na China por mês.

O gigante automóvel Stellantis é o quarto maior fabricante mundial do setor, com marcas como a Citroën, Peugeot (a líder de mercado em Portugal), Fiat e a Opel, bem como a Alfa Romeo e Jeep.

Já em janeiro, a empresa anunciou que iria avançar com carros elétricos na fábrica de Mangualde ainda este ano, após em 2023 ter batido recordes de produção em Portugal.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. O nosso conterrâneo deveria ter vergonha das declarações que fez. Em vez de impulsionar a produção local e incentivar a aquisição de veículos europeus, foi comprar parte de uma empresa chinesa e importar veículos. Da minha parte, passo. Dou a minha vez.

  2. Trabalhei e fui explorado pela PSA (Peugeot SA)… a empresa SUGOU financiamento do Estado Português e… continua!!!
    Basta ver a erosão na mão-de-obra… em Mangualde!!!
    Se a CMTV (parece ser o único meio de comunicação fora da sombra estatal), quiser ter audiência para uns valentes meses… basta tentar falar com “portugueses” que ainda lá trabalham! Depois, é falar com quem foi corrido de lá para fora… por montagens médicas: montagens juridicas (mudas de sector fabril e podes trabalhar mais 3 anos… enfim, há pesoas com mais de 15 anos de casa e não estão no “quadro” da empresa!!!).
    Nesta empresa há muito… mesmo muito que este cromo não sabe, nem quer saber… ele só quer resultados!!!
    Não culpo o Carlos Tavares… culpo a estúpida submissão que a ele prestão… a “graxa” tem o seu preço!!! Mas, é injusto que não sejam os engraxadores a pagar o preço!!!
    Só sei que nunca irei comprar um carro fabricado em Mangualde… se quiserem motivos, falem com qquer trabalhador à saída da Fábrica… qquer um honesto!!!

  3. 20% ou mais das peças usadas na Linha de Montagem de Mangualde são Made in China!!!
    O pior é que elas têm uma diferença entre elas enorme… coitado de quem comprará os carros aí montados!!!
    Atualmente 95% dos veículos são “acabados” 15 a 30 dias após saírem da linha de montagem… incrivel, né?! Mas, só para quem não trabalhou lá nos últimos 5 anos, como eu que saí há 4!!!
    … para não falar nas carrinhas que vão para o mercado sem todas as peçpas… confirmem com qualquer trabalhador actual… vão encontrar mais anedotas que eu não quero expor, por agora…

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