Dolores O’Riordan. Calou-se uma das grandes vozes irlandesas

A morte da cantora Dolores O’Riordan, vocalista da banda irlandesa The Cranberries, cala uma das vozes mais caterísticas das últimas décadas, inconfundível em clássicos como “Zombie”, “Dreams” e “Linger”.

A artista morreu nesta segunda-feira de forma súbita em Londres, onde participava numa sessão de gravação, após ter recentemente superado problemas de saúde que obrigaram a banda a cancelar um tour mundial no ano passado.

Dolores O’Riordan, de 46 anos, parecia ter recuperado a força da sua voz, tal como ela própria explicou em dezembro na página dos Cranberries no Facebook, onde comemorou o primeiro show “em meses”, realizado em Nova York, e comentou que se sentia “genial”.

Nascida na pequena cidade de Ballybricken, Dolores Mary Eileen O’Riordan destacou-se muito cedo pela sua capacidade como cantora para modular as cordas vocais e alternar graves e agudos, num estilo tradicional irlandês que juntou com sucesso ao pop/rock/grunge dos Cranberries.

Também tecladista e guitarrista, foi casada com o empresário musical Don Burton, ligado aos britânicos Duran Duran, mas os dois separaram-se em 2014 após quase 20 anos de casamento, durante o qual tiveram três filhos.

Na sua cidade natal, Dolores conheceu no fim da década de 1980 os outros três músicos com os quais formaria os Cranberries: Feargal Lawler (bateria), Mike Hogan (baixo) e Noel Hogan (guitarra).

Após um começo frustrante, a banda cativou milhões de pessoas nos anos 90, década na qual publicaram seus lendários “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?” (1993) e “No Need To Argue” (1994).

Na segunda metade dos anos 90, o sucesso foi decaindo até à chegada do quinto álbum, “Wake Up And Smell The Coffee” (2001). Dois anos mais tarde, deu-se a separação do grupo, cujos membros investiram em carreiras a solo.

Durante este período, Dolores O’Riordan lançou dois álbuns, “Are You Listening?” (2007) e “No Baggage” (2009), mas nunca alcançou a fama dos primeiros trabalhos com os Cranberries. Os quatro reuniram-se mais tarde, em 2010, para um tour pelos Estados Unidos e Europa e, dois anos depois, lançaram o sexto album de estúdio, “Roses“.

theradicallight / Flickr

Dolores O’Riordan, The Cranberries

Após este tour, Dolores O’Riordan processou Noel Hogan, guitarrista e co-autor da maioria das músicas da banda.

Em 2016, a cantora foi notícia pelo disco que gravou ao lado do baixista do The Smiths, Andy Rourke, com uma nova banda chamada D.A.R.K., e pela multa de 6 mil euros que teve que pagar por cuspir e dar uma cabeçada num agente da policia após ser detida por agredir uma hospedeira de bordo num avião.

Após superar as diferenças nos tribunais, os Cranberries reuniram-se novamente para uma turnê que começou na Polônia, em junho de 2016. O ano passado, o grupo lançou o trabalho acústico “Something Else“, no qual revisitaram músicas do início da carreira com a Orquestra de Câmara Irlandesa e incluíram três composições novas.

No início do mês de maio, o grupo foi obrigado a cancelar os espectáculos agendados devido aos problemas de saúde de Dolores. Desde então, pouco se soube sobre a cantora, que tinha voltado ao estúdio, segundo apontou a sua agência ao comunicar a sua morte, sem dar detalhes sobre o projecto em que a artista trabalhava.

Quando a vida é perfeita, torna-se um tédio. É preciso desafiarmo-nos, pois isso dá-nos uma razão para viver”, disse Dolores um dia em entrevista à Agência EFE.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …