Jesus conquistou a América em 24 horas (mas já sonha treinar um grande europeu)

Antonio Lacerda / EPA

Jorge Jesus depois da conquista da Taça Libertadores

Jorge Jesus viveu um fim-de-semana de sonho no Brasil e admite que, depois do Mundial de clubes, o seu objetivo passa por chegar a um grande clube europeu. O regresso a Portugal é “uma porta cada vez mais fechada”.

Dois títulos de grande importância em menos de 24 horas. Um dia depois da conquista da Taça Libertadores, com um triunfo sobre o River Plate por 2-1, o Flamengo garantiu, mesmo sem jogar, o sétimo Brasileirão da sua história, beneficiando da derrota do Palmeiras em casa com o Grémio.

O ‘mengão’ selou o sexto título da sua história, e o primeiro desde 2009, com quatro jornadas por disputar, num trajeto iniciado por Abel Braga e finalizado por Jorge Jesus. O técnico recebeu a equipa no terceiro lugar, atrás do Palmeiras e do Santos, mas não demorou a ultrapassá-los e a ganhar grande avanço.

Jesus, que ainda pode ganhar o Mundial de clubes, numa prova em que terá o Liverpool como adversário, fez história, pois nenhum técnico luso havia arrebatado um campeonato na América do Sul e só dois haviam triunfado no continente americano.

Guilherme Farinha venceu dois títulos na Costa Rica, ao serviço do Alajuelense, em 1999/00 e 2000/01, enquanto Pedro Caixinha sagrou-se campeão mexicano em 2014/15, ao comando do Santos Laguna.

Milhares de adeptos do Flamengo invadiram as ruas do Rio de Janeiro para receber a equipa, com os jogadores e o técnico português a serem saudados efusivamente pela multidão ao desfilarem num autocarro descapotável.

“Não há nenhum clube como este no mundo. Não me refiro à questão meramente desportiva, porque na verdade não ganham muitos títulos, mas em termos de adeptos, de torcedores, de paixão, são-no. Acabamos contagiados por tanto amor, por tanta paixão“, afirmou Jesus em declarações ao jornal A Bola.

Questionado pelo mesmo jornal se iria ficar no Brasil, o técnico de 65 anos diz que não está a pensar nisso para já e admite que as portas para regressar a Portugal “estão cada vez mais fechadas”, até porque o objetivo é chegar a um grande clube europeu.

Vou lutar por isso, é o meu objetivo”, garantiu Jesus ao jornal desportivo.

Porém, de acordo com o Record, o Flamengo ainda não desistiu e estará disposto a quase duplicar o salário de Jesus, com os 3,5 milhões de euros líquidos que Jesus aufere a poderem transformar-se em seis milhões de euros. Segundo o que o jornal conseguiu apurar, o ‘Fla’ vai colocar em cima da mesa das negociações dois anos de contrato.

O técnico português tem vínculo com a formação carioca até junho de 2020, mas há uma cláusula no contrato que lhe permite sair em dezembro.

Depois de um fim-de-semana de sonho, o clima de festa no Rio só ficou estragado pelos confrontos entre a polícia e os adeptos, com pedras, garrafas de cerveja e outros objetos a serem arremessados contra as autoridades.

A polícia disparou balas de borracha para dispersar os ‘torcedores’, tendo conseguido colocar um ponto final nos distúrbios. Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao sr. JJ, e pronto, chega.

    Tenho dúvidas de que a atenção que as televisões deram ao caso do clube que ganhou, e que já não ganhava há muito tempo etc. etc. etc, seja importante, para os portugueses. Tenho pena, sinto vergonha, ofende-me, que meu povo se deixe manipular pelo assunto da bola desta maneira, a bola continua a ser O ASSUNTO, como era antes do 25 de abril. O povo fica embebedado e pronto esquece tudo o que pode ser importante.
    Aliás até os políticos se servem de exemplos da bola, dizem, “e agora para que as pessoas percebam…” e dão um ex. de bola. É triste.

    É falta de cultura, e o pior é que não há interesse em em mudar isto.

    Eu acho que a atenção foi para o clube e para a bola, não para o JJ, porque senão ainda era pior, não me lembro de tanto mediatismo com qq atleta que tenha erguido a nossa Bandeira, seja na canoagem, atletismo, judo etc.etc. todos sabemos que os temos e bons.

    • Bem isso!
      Não há diferenças entre o Brasil e Portugal. A bola é e sempre será a bola da vez.
      Os jogadores e o técnico fizeram um bom trabalho, mas não passa de entretenimento.
      Por aqui, cada vez mais o abismo social está aprofundando, basta ver os 13 milhões de desempregados (equivalente a população de vários países europeus) e os governantes ficam a agir como se tudo fosse um problema menor…. Preocupar -se e trabalhar… Para quê? Temos um clube campeão, ora pois!!!!

  2. O mais impressionante é que segunda palavras do próprio Jorge Jesus ele esteve em 16 finais das quais ganhou 17 e perdeu 10! Isso é que é um enorme feito. Penso que não terá qualquer paralelo a nível universal

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …