Dois navios naufragados na II Guerra Mundial foram saqueados por embarcação chinesa

Um navio chinês foi detido pelas autoridade malaias, depois de ter saqueado dois navios de guerra, no Mar da China Meridional.

Na semana passada, as autoridades da Malásia detiveram uma embarcação chinesa – Chuan Hong 68 – por suspeita de saquear destroços de dois navios de guerra.

O Chuan Hong 68 foi apanhado no Mar da China Meridional, perto da costa leste da Malásia.

Trazia sucata de metal e projéteis de artilharia, que terão sido pilhados dos navios britânicos de guerra, da Marinha Real: o HMS Repulse e o HMS Prince of Wales.

Os navios em questão naufragaram durante a Segunda Guerra Mundial, numa batalha ocorrida no Oceano Pacífico, três dias após o ataque a Pearl Harbor.

A 10 de dezembro de 1941, essas duas embarcações da Marinha Real foram bombardeados pelos japoneses.

A Agência de Execução Marítima da Malásia (MMEA) informou, através de um comunicado na rede social Facebook, que “deteve um cargueiro por banhos de sol não autorizados numa posição de 20.1 milhas náuticas a leste de Tanjung Siang”.

A Guarda Costeira da Malásia, acredita que a sucata e os projéteis de artilharia encontrados na embarcação, provavelmente, estão relacionados com outra ocorrência do género – quando no mês passado, naquela região, foram descobertos mais projéteis, num cais em Johor.

O New Straits Times conta que no Chuan Hong 68 foram descobertos 100 projéteis de artilharia, com os quais o HMS Prince of Wales estaria equipado.

Outra atração dos saqueadores terão sido os cintos de armadura de aço de alta qualidade e vários metais valiosos, com que os navios de guerra da época eram normalmente protegidos, explica o Popular Mechanics.

Aqui, ‘achado é roubado’

As embarcações com estes desígnios maliciosos costumam fazer-se passar por barcos de pesca, enquanto mergulhadores ou guindastes levantam sucata.

Mas, para mal dos seus pecados, aqui, o ditado popular “achado não é roubado” não se aplica.

Os navios de guerra, por norma, costumam estar salvaguardados por proteções legais que dizem que as embarcações continuam a ser propriedade da nação de quem era originalmente o navio, mesmo depois de naufragadas.

Há uma lei dos EUA que se destina a “preservar e a proteger de perturbações não autorizadas todas as embarcações militares afundadas pertencentes ao governo dos Estados Unidos, onde quer que estejam localizadas ao redor do mundo, bem como embarcações estrangeiras embarcações militares afundadas que estão dentro das águas dos EUA”.

Na Malásia, os navios que naveguem nas águas do país devem informar as autoridades sobre a sua localização e atividades, sob pena de uma multa de “20.239.07€, ou prisão de no máximo dois anos, ou ambos”. O que não aconteceu.

O MMEA da Malásia prometeu ações mais duras contra os saqueadores, afirmando que “continuará a controlar e a garantir que as águas da região estejam livres de todas as atividades ilegais”.

O Chuan Hong 68 foi construído em 2014. Tem 396 pés de comprimento, pesa 8300 toneladas e está equipado com um grande guindaste montado na proa, capaz de remover itens do fundo do oceano.

Miguel Esteves, ZAP //

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