Dois copos de vinho podem ter mais açúcar do que um donut

3

Dois copos de vinho podem ter mais açúcar do que um donut com cobertura, revela um relatório da Alcohol Health Alliance UK.

Os refrigerantes têm sido o foco das tentativas do governo do Reino Unido de reduzir a ingestão de açúcar das pessoas nos últimos anos, mas a mesma abordagem ainda não foi aplicada ao teor de açúcar nas bebidas alcoólicas.

O governo introduziu “impostos sobre o açúcar” sobre refrigerantes em 2018, o que significa que os fabricantes pagam uma taxa de até 28 cêntimos por litro de bebida se contiver oito gramas de açúcar por 100 mililitros. Isso foi feito para tentar reduzir a ingestão de açúcar do público à luz do aumento da obesidade infantil.

Mas um novo relatório da Alcohol Health Alliance UK sugeriu que apenas dois copos de vinho contêm açúcar suficiente para atingir o nível máximo de ingestão diária recomendada – ainda mais do que um donut com cobertura.

O relatório descobriu que algumas garrafas de vinho contêm até 59 gramas de açúcar por garrafa. Uma garrafa de vinho normal contém 750 mililitros, o que equivale a três copos grandes de vinho.

Isto significa que, em alguns casos, um único copo grande de vinho pode conter pouco menos de 20 gramas de açúcar, quase o dobro do teor de açúcar do tal donut com cobertura.

Então, quando se trata de bebidas alcoólicas, quanto açúcar contêm?

O consumo de bebidas açucaradas tem sido associado a um risco aumentado de ganho de peso e obesidade e condições associadas, como diabetes tipo 2. A maioria dos estudos sobre bebidas açucaradas concentrou-se em refrigerantes, como colas. O álcool, ou etanol, é calórico.

O álcool perde apenas para as gorduras em termos de teor calórico por grama. Além desse conteúdo calórico potencialmente significativo, está o açúcar contido em muitas bebidas alcoólicas. Isso inclui os amidos e açúcares não fermentados encontrados em cervejas e vinhos, ou açúcares adicionados a algumas bebidas como cocktails para dar sabor.

Não é surpreendente, portanto, que o consumo de álcool esteja sido associado ao ganho de peso.

Níveis de açúcar em cocktails

Sondagens relataram que as bebidas alcoólicas representam 10% da ingestão diária de açúcar adicionado no Reino Unido para pessoas de 29 a 64 anos e 6% para maiores de 65 anos. Essa diferença pode ser explicada pelas bebidas alcoólicas escolhidas por essas diferentes faixas etárias.

Perto do topo da lista de bebidas açucaradas, é provável que esteja o fenómeno recente de cocktails pré-fabricados de lata, com alguns a conter uns impressionantes 49 gramas de açúcar por porção.

Beber vários destes cocktails não apenas o deixará alegre, mas também fornecerá mais açúcar do que comer várias barras de chocolate.

O vinho pode variar drasticamente em teor de açúcar, com os vinhos aparentemente mais saudáveis de álcool de baixa intensidade geralmente a terem mais açúcar e, portanto, não necessariamente sendo mais saudáveis. Em geral, os vinhos secos ou tintos geralmente têm níveis mais baixos de açúcar.

Para aqueles de nós que gostam de cervejas e cidras, essas bebidas podem conter ainda mais açúcar por porção do que o vinho. Um litro de cidra, por exemplo, contém mais de 25g de açúcar, com algumas sidras a conterem 46g de açúcar por porção.

Como bebidas espirituosas como gin, vodka, whisky e rum são altamente destiladas, o seu teor de açúcar é insignificante. Sem misturas, essas bebidas são claramente as mais saudáveis em termos de açúcar e teor calórico.

3 Comments

  1. Se for a “xaropada” do vinho tinto que bebem no UK, sim, é capaz de ter muito açucar. Porque a um mau vinho tinto é adicionado xarope… sim.. XAROPE mesmo. Já um bom vinho tinto não tem praticamente açúcar. Não tem aditivos. É mesmo só uva fermentada. Portanto, esse “estudo” foi feito tendo em conta a porcaria do tinto “aditivado” que devem beber no Reino Unido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.